diuretico ajuda a baixar a pressao minima? pressao 130X100? nao posso tomar diuretico, tomo Losartan

3 respostas
diuretico ajuda a baixar a pressao minima? pressao 130X100? nao posso tomar diuretico, tomo Losartan e Amlodipino manha e tarde
Em geral todos os remédios de pressão são eficientes quando bem indicados. Geralmente os bloqueadores de cálcio ( no caso a anlodipina ) são melhores para a pressão sistólica ( a maior, que no seu caso está 130 mmHg) e o losartan é um excelente medicação, com efeito protetor no coração e nos rins. Os diuréticos são boas medicações, mas geralmente uma das classes deles ( os denominados tiazídicos) dão alguns efeitos colaterais como aumento do colesterol, predisposição a diabetes e elevação do ácido úrico. O ideal é manter o seguimento em seu médico e juntos decidirem qual o melhor esquema de medicação. Uma pressão mínima de 100 mmHg, se isolada em uma única medida, não significa necessariamente que seus remédios não estejam fazendo efeito.

Os diuréticos são excelentes para controle pressórico e estão no mercado há muito tempo. Por isso, seus efeitos colaterais são bastante conhecidos. Isoladamente, ou, associados aos novos antihipertensivos, controlam a pressão na maioria dos casos. Nos dias atuais, se empregam vários fármacos em associação para conseguir o controle adequado. Assim, se tem maior potência terapêutica, com menos efeitos colaterais.
Ola.
Apenas complementando a resposta, caso esses níveis tensionais, após uma avaliação por meior de um diário de pressão, MRPA ou MAPA, feitos de maneira correta, estejam em torno desses valores, o que pode ocorrer é que o Losartana ou Anlodipina precise ser trocado por um fármaco mais forte. Não existe resistência ao medicamento, mas existe evolução da doença hipertensiva e necessidade de periodicamente ajustar os medicamentos, aumentando suas doses, associando outras drogas ou até trocando por drogas mais potentes.
Sugiro que procure o seu médico para avaliar melhor isso.