Disfunção erétil psicológica tem tratamento? Eu fiquei assim após falhar uma vez por nervosismo

16 respostas
Disfunção erétil psicológica tem tratamento? Eu fiquei assim após falhar uma vez por nervosismo
Tem tratamento e cura. Mas primeiramente, sempre recomendo, uma ida de rotina ao urologista, para termos certeza de que a causa é realmente psicológica. Após isto, se for verificado que é psicológica recomendo que inicie o que chamamos de: terapia sexual. A terapia funciona da seguinte forma: primeiro nos conversamos como foi a situação em que ocorreu a disfunção, em seguida vai ser perguntado se isto ocorreu mais de uma vez e o senhor vai contar como foram estas vezes. Logo, será trabalhado a questão do nervosismo e da ansiedade para que nas próximas relações sexuais a disfunção não venha a ocorrer. Os pensamento, emoções e sentimentos também são trabalhados ao longo da terapia, para que o senhor fique o mais relaxado possível durante o ato sexual. O tratamento para disfunção erétil tem o objetivo de recuperar a ereção e devolver o prazer durante as relações sexuais.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O ser humano vivencia a sexualidade e as fantasias sexuais primeiramente na cabeça. O corpo expressa o que vai na mente. Se a parte orgânica está ok, é preciso rever quais situações são gatilho para a disfunção. Qual ou quais seriam os motivos de nervosismo e porque a sua mente volta na mesma situação? Algo como: qual é a função de falhar novamente? O que significa falhar nesta situação, como esta pessoa ou com outra? Seria um ciclo de manutenção do fracasso? Enfim, fico à disposição para esta investigação. Até mais!
Olá! Concordo com a opinião das colegas acima. Deve-se investigar a parte física e se nada for constado iniciar o tratamento psicológico. Há vários fatores que pode ocasionar o problema, até mesmo a baixa autoestima e ansiedade (desencadeada pelo medo de falhar novamente). O importante é procurar ajuda, pois tanto para causas físicas quanto psicológicas há tratamento. Não tenha vergonha, procure ajuda!
Em concordância com a colega, recomendo que verifique com um urologista para que possa descartar hipóteses de algumas outras condições médicas. Por exemplo, a presença de ereção durante a masturbação solitária pode ser um indicador de que a disfunção é psicogênica, mas não é o suficiente para descartar outras hipóteses que influenciam na disfunção, como a manutenção da ereção, que pode se relacionar também a taxas hormonais e riscos cardiovasculares.
Boa noite
O homem geralmente é pressionado para não falhar sexualmente e qualquer desvio disso pode levar a fantasias de que pode estar impotente e nunca mais conseguirá uma ereção ou chegará ao orgasmo. Esses mitos podem levar ao sofrimento psíquico e precisa de um acompanhamento especializado. Dependendo da história por traz dessa fantasia, leva-se tempo para se encontrar um sentido para o sintoma e sua dissolução, mas é um investimento que devolve a saúde mental da pessoa. Boa sorte. Abraços
Claro que sim. Você vivenciou um trauma e ele deve ser tratado antes que piore ainda mais, lhe deixando aprisionado nas crenças negativas de impossibilidade e de incapacidade. Está situação de agora apenas reeditou um medo vivido pela 1ª vez na infância, que nada tinha a ver com a questão sexual de hoje, mas tinha a ver com a forma como você se sentiru nesta situação, com a preocupação do que os outros pensam a seu respeito e com o medo de falhar de novo, de nunca ser bom novamente. Isso está diretamente em contato com como você se sentiu na infância, em um ou vários momentos. Só veio a tona agora, na hora do ato sexual, lhe paralisando. A Terapia de EMDR geralmente tem excelentes resultados para este tipo de trauma.
Olá, meu amigo!
Sim, tem tratamento. Você poderá, com certeza, voltar ao seu estado normal com ajuda de um psicólogo. Ele o ajudará a conscientizar-se do verdadeiro motivo que o leva a esse problema e assim, te reconduzirá a esse estado normal, quanto à sua sexualidade. Um abraço!
Disfunção erétil possui tratamento psicológico, seria interessante você buscar um psicólogo ou psicóloga para poder falar mais sobre os assuntos que estão juntos desse nervosismo que você relata. Explorar mais o que é esse nervosismo, como que ele se manifesta, o que você sente, pensa e diversas outras questões que podem ou não estarem ligadas diretamente a esse ponto que você se queixa. Espero ter ajudado.
Não há separação real entre a mente e o corpo, provavelmente esta situação de nervosismo desequilibrou seu organismo, gerando a disfunção erétil, entre outros possíveis sintomas. A mente pode ser tratada através do corpo, com fórmulas fitoterápicas e acupuntura, e vice-versa, sendo que os tratamentos corporais apresentam resultados mais rápidos e devem ser associados a mudanças no estilo de vida (hábitos e alimentação) e correção de padrões mentais. A disfunção erétil, na visão das medicinas orientais, tem três causas possíveis. É necessário realizar uma avaliação completa para identificar a real causa - que no seu caso provavelmente tem a ver com o sistema fisioenergético do coração, já que envolve estresse e padrões mentais - para então iniciar o tratamento.
Olá! Claro que tem! Após ter realizado consulta médica, feito exames e comprovado que fisicamente está tudo ok, daí é o tratamento com psicológa. Estou à disposição!

Olá, tudo bem? Sim existe tratamento psicológico para esses casos, diga-se de passagem disfunção erétil majoritariamente é causado por fatores do âmbito psicológico, minoria é por fatores biológicos, contudo exames médicos sempre são bem vindo para se saber se não se trata de algo, relacionado a fatores hormonais por exemplo. O fator nervosismo é algo extremamente comum nestes casos de disfunção, bem como de ejaculação precoce, pode ter certeza que tem vários homens com essa mesma dificuldade você não é o único, não é uma exceção, agora depende de você a busca por um profissional que lhe auxilie na melhora dessa situação, um profissional psicólogo com certeza é a opção mais comum e viável nestes momentos.
Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, claro. Um psicologo pode te ajudar nisso. Isso é bastante comum, através com as ferramentas dada na terapia você conseguirá superar isso. Me coloco a disposição.


Olá! Quando estamos nos sentindo ameaçados ou ansiosos por alguma questão, nosso sistema simpático (luta e fuga) é ativado, isso impede que nesse momento aja um relaxamento, e no caso de uma relação sexual é tudo que se precisa pra ter uma reação completa e satisfatória.

Culturalmente os homens são cobrados para terem um bom desempenho, algumas pessoas se sentem bastante pressionadas por isso, e essa pressão pode prejudicar um momento que exige entrega e relaxamento. Uma boa psicoterapia pode te ajudar com essas questões, você também pode procurar um urologista e fazer um checkup. Boa sorte, e um abraço!
Já atendi alguns homens que enfrentaram isso! Provavelmente você esta sob o medo de falhar novamente. A partir disso, seu corpo pode entrar num estado de alerta/ansiedade, onde você não consegue se estabilizar e ter uma relação tranquila novamente.
Será necessário aprender a manejar seu corpo e seus estados emocionais para conseguir ter mais influencia sobre si mesmo e adquirir mais confiança novamente.
Fique tranquilo, isso é super possível trabalhar em terapia e em poucas sessões você já conseguirá se estabilizar novamente!
Não descarte o que os outros colegas falaram sobre avaliar o aspecto clínico com um urologista, mas nao deixe de explorar os aspectos psicológicos também: medo, ansiedade, nervosismo, etc.
Olá! A disfunção erétil tem tratamento e muitas pessoas conseguem superar essa condição com a ajuda adequada.

A terapia Cognitiva-Comportamental pode ser muito eficaz para tratar essa disfunção. Ela ajuda a identificar e mudar padrões de pensamento negativos que contribuem para a ansiedade de desempenho e outras questões emocionais.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Boa tarde, a disfunção erétil ocorre quando o homem não consegue ter ou manter uma ereção firme para uma relação sexual. A sexualidade, como tudo que é humano, tem vários aspectos: biológico, psicológico, e pode também ser sinal de doença física ou psicológica. Ao se descartar as doenças físicas, será preciso, verificar as condições psicológicas. Independente da idade, este problema pode se tornar um desafio para os homens, mas com certeza tem tratamento e cura. Estresse, uso de certos medicamentos e substâncias, ansiedade, temor de desempenho, aspectos emocionais, etc. contribuem significativamente para as inadequações sexuais. Você deve buscar ajuda de profissionais qualificados, para que se faça o tratamento mais adequado. A Terapia Comportamental Cognitiva é uma das abordagens mais eficaz para o tratamento clínico das inadequações sexuais. Busque ajuda e tenha novamente uma vida sexual plena!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.