Dificuldades de aprendizagem podem ter início na vida adulta?

16 respostas
Dificuldades de aprendizagem podem ter início na vida adulta?
Olá! Embora seja mais comum que problemas de aprendizagem se apresentem na ou desde a infância, é possível, sim, que eles surjam em outras fases da vida, podendo estar relacionados a fatores psicológicos, neurológicos e psicossociais, isoladamente ou em conjunto. As exigências e dificuldades da vida podem alcançar certos níveis de intensidade que afetem a capacidade de atenção, percepção e raciocínio da pessoa e isso gere impactos na aprendizagem, mas também pode ser algo de origem orgânica. Vale a pena você investigar essa situação, buscando os profissionais de pertinência: psicólogo, neurologista, psiquiatra. Espero ter ajudado. Boa sorte!

Boa tarde, pode sim!! Pode está relacionado a fatores neurológicos e psicológicos
Pode sim e ainda pode estar aliado a outros transtornos. O ideal é procurar um psicólogo especialista e fazer uma bateria de testes e de entrevista para averiguar o que está acontecendo com vc.
Espero que tenha ajudado. Abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá, sim dificuldades de aprendizagem podem surgir na vida adulta sim...
As causas podem ser várias e pode ser tanto emocional como orgânicas. O ideal é vc procurar avaliações com profissionais como psicologos, neurologistas e psiquiatras.
Podem, mas primeiro seria importante esclarecer o que você quer dizer por "dificuldades de aprendizagem". Pode ser apenas uma expectativa sobre como você achava que deveria aprender algo (tanto em habilidade quanto em tempo) como algum fator mais agudo, como alguma questão emocional lhe atrapalhando como algum fator orgânico. O melhor a fazer é agendar uma consulta para compreender melhor seu caso.
Olá! Primeiro ponto que se faz necessário é, saber a diferença entre “Dificuldade de Aprendizagem “ e “Transtornos de Aprendizagem”.

O primeiro, é uma condição momentânea, causada por problemas e questões da vida do sujeito. Portanto, pode ocorrer em qualquer momento das nossas vidas.

Já os transtornos de aprendizagem são questões ligadas ao neurodesenvolvimento e portanto, fisiológica, uma condição permanente.
Apesar disso, elas podem sim ter início na vida adulta mas sua prevalência é baixa, em torno de 4% apenas.

Para um bom diagnóstico é ideal que seja avaliado por uma equipe multidisciplinar, neuropsicólogo, médico, fonoaudiólogo e psicopedagogo.
Olá, pode sim. Há muitas possibilidades para isso acontecer. Procure ajuda.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 350
Bom dia, tudo bem?
Poder pode, mas a causa precisa ser melhor compreendida. Recomendo que procures um psicólogo para te ajudar a compreender melhor o que está acontecendo contigo. Assim como pode ser uma questão de fundo emocional pode também estar representando algo mais sério, precisa ser investigado.
Olá, tudo bem?

Primeiramente. precisamos definir o seguinte: o que são dificuldades de aprendizagem para você? Porque, o que chamamos de dificuldades de aprendizagem, seriam os distúrbios e transtornos com base neurológica. As dificuldades de aprendizagem são um conjunto amplo de fatores (psicológicos, ambientais, socioemocioais, etc) que contribuem para u, processo de aprendizagem mais difícil, que podem surgir, sim, em diferentes momentos/período da vida. Por exemplo, se apenas agora, na vida adulta, você tem percebido que tem dificuldades que não possuía antes, pode ser que elas estejam associadas a algum momento específico, uma fase da sua vida, que está impactando esse processo significativamente. Porém, se essas dificuldades se tornaram mais aparentes agora, em alguma atividade que precisou realizar, mas não sabia que tinha essas dificuldades antes, por exemplo, pode ser que você as tenha desde o período do desenvolvimento, mas ainda não eram perceptíveis, e que diante das demandas que precisava resolver, elas não foram tão significativas.
O que quero dizer é que a resposta é depende. É possível o surgimento de dificuldades de aprendizagem em qualquer fase da vida, mas mesmo sinais de algum distúrbio de aprendizagem, que podem ser mais aparentes nessa idade já estavam presentes desde os primeiros anos do desenvolvimento. Para isso, é preciso realizar uma avaliação e investigação aprofundadas, levando em consideração o seu histórico de vida e os mais diversos aspectos. Aconselho-te a buscar um profissional psicólogo, especialmente com ênfase na neuropsicologia, que poderá te ajudar com essa investigação. Se quiser marcar uma avaliação, estou à disposição.

Espero ter ajudado,

Abraço.
Bom dia! Claro! Conseguir aprender algo com facilidade depende muito do desejo, da vontade e de fatores inconscientes, que podem te fazer almejar esse aprendizado ou não.
Olá! Em qualquer momento de vida isso pode ocorrer devido o estresse. Busque por um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental Racional Emotivo e Hipnoterapeuta.
Olá, como você está? A dificuldade de aprendizagem pode vir a surgir em qualquer fase da vida. Mas cabe antes definir o que tem acontecido que você tem chamado de dificuldade de aprendizagem neste momento de sua vida e quais os sinais que você identifica enquanto dificuldade de aprendizagem, pois parte de uma percepção e construção de significados subjetivos. A partir destas respostas é possível ir conversando melhor sobre este assunto, não a partir de um olhar patológico e que venha a rotular, mas sobre uma perspectiva de acolher que esta dificuldade tem gerado sentimentos e construir formas assertivas de compreendê-la e lidar com ela. O processo terapêutico pode vir a ajudar.
Olá, tudo bem? Sim pode acontecer na vida adulta, o que ocorre é provavelmente estar passando por novas situações que esteja com alguma dificuldade de se adaptar, por ser algo diferente que não teve algum tipo de contato prévio com algo parecido, são várias hipóteses que podem ser levantadas, mas isso é algo muito particular de cada situação. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá! Como psicóloga, é importante destacar que dificuldades de aprendizagem podem, sim, surgir na vida adulta. Essas dificuldades podem estar relacionadas a diversos fatores, como mudanças no ambiente de trabalho, novas responsabilidades ou desafios emocionais que afetam o processo de aprendizagem. É fundamental investigar a origem dessas dificuldades para criar estratégias personalizadas que auxiliem o indivíduo a superar os obstáculos e alcançar seu potencial máximo. O autoconhecimento e a busca por um ambiente de apoio podem ser passos importantes nesse caminho de desenvolvimento e crescimento pessoal. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Olá, pode sim iniciar na vida adulta. Vários problemas podem contribuir para isso, como ansiedade, perda de memória por depressão, burn out, algum acidente cerebral que afeta alguma área do cérebro, e outros. A avaliação neurológica e avaliação neuropsicológica vai ajudar a identificar a causa e, se necessário, um programa de reabilitação. Se for por ansiedade ou depressão, um processo terapêutico irá ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Sim, dificuldades de aprendizagem podem surgir na vida adulta, embora geralmente sejam identificadas durante a infância. Existem várias razões pelas quais um adulto pode começar a experimentar dificuldades de aprendizagem:

Condições Neurológicas ou Psiquiátricas: Certas condições, como lesões cerebrais traumáticas, acidentes vasculares cerebrais, ou doenças neurodegenerativas, podem afetar a capacidade de aprender e processar informações.

Estresse e Ansiedade: Altos níveis de estresse ou ansiedade podem interferir na concentração e memória, dificultando o aprendizado.

Depressão: A depressão pode impactar negativamente a motivação, concentração e memória, resultando em dificuldades de aprendizagem.

Transtornos de Déficit de Atenção: Embora o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) seja frequentemente diagnosticado na infância, algumas pessoas só recebem o diagnóstico na vida adulta, quando os sintomas começam a interferir significativamente na vida cotidiana.

Mudanças na Vida ou Exigências Acadêmicas/Profissionais: Novas demandas ou mudanças significativas na vida, como voltar a estudar ou assumir novas responsabilidades no trabalho, podem revelar dificuldades de aprendizagem que antes não eram aparentes.

Problemas de Saúde Física: Condições médicas, como distúrbios do sono, deficiências nutricionais ou problemas hormonais, podem afetar a capacidade cognitiva e o aprendizado.

Se você está experimentando dificuldades de aprendizagem como adulto, é importante abordar essas questões com um profissional qualificado. Um psicólogo pode ajudar a identificar as causas subjacentes das dificuldades e desenvolver estratégias para superá-las.

Gostaria de convidá-lo para uma sessão de psicoterapia. Na terapia, podemos explorar mais profundamente suas experiências e identificar os fatores que podem estar contribuindo para suas dificuldades de aprendizagem. Juntos, podemos desenvolver um plano de ação para melhorar suas habilidades de aprendizagem e lidar com qualquer outro desafio que você possa estar enfrentando.

Se estiver interessado, podemos agendar uma sessão inicial para discutir suas preocupações e necessidades mais detalhadamente.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!