Dificuldade de Reciprocidade Social é comum entre pessoas autistas? existe programas que ajude a me

7 respostas
Dificuldade de Reciprocidade Social é comum entre pessoas autistas? existe programas que ajude a melhorar?
Dificuldade de reciprocidade social é sim uma característica das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. Um exemplo simples é a dificuldade de iniciar uma conversa ou mesmo de responder ou manter uma interação adequada em situações sociais como em “conversas de elevador”, como “parece que vai chover”, “hoje esfriou”.
A terapia mais eficaz para esse tipo de dificuldade é a comportamental. Dentro dela usa-se o treino de habilidades sociais, entre outras técnicas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Déficits persistentes na comunicação e na interação sociais em múltiplos contextos é uma das características definidoras dos transtornos do espectro autista (TEA).

Pessoas com TEA têm graus diversos de dificuldades na interação social: há pessoas muito inadequadas (sobretudo as que apresentam deficiência intelectual grave) até as que manifestam alterações sutis.

O que para as pessoas normais (ou "neurotípicas") é natural, para os autistas requer um aprendizado especial. Por exemplo, para uma pessoa adulta normal inserida numa determinada cultura um olhar consegue ser decodificado com certa facilidade como sendo agressivo ou de "paquera" ou de pena ou de empatia etc. Autistas não conseguem interpretar as intenções, a não ser que sejam claramente expressas. Uma autista famosa, Temple Grandin, diz que precisou fazer um "fichário" das atitudes humanas para conseguir interagir com um mínimo de eficácia.

Técnicas comportamentais podem ajudar bastante a melhorar o repertório social.
Boa tarde!
Sim existe a dificuldade de reciprocidade,porém dispomos de terapias alternativas que podem ajudar muito com a troca social do autismo. O processo de psicoterapia e a indicação

Sucesso!
Ola, dificuldades de socialização é muito comum em pessoas pertencentes ao Espectro Autista. Existe vários programas que ajudem, entre eles terapia comportamental focada em treino de habilidade social, acompanhamento terapêutico com AT que vai na casa ou escola auxiliar em um ambiente quotidiano e terapia em grupo focada em habilidades sociais. Dependendo da idade e no local onde mora eu posso indicar.
Olá! Sim, a dificuldade de interação social é um traço bem característico. O ideal é o acompanhamento com profissionais especializados em autismo, a terapia pode ser uma excelente aliada no tratamento.
Espero ter colaborado. Obrigada pela pergunta.
Sim, dificuldade para estabelecer relacionamento interpessoal e responder aos estímulos de interação social é uma característica das pessoas c/ o diagnóstico de TEA. Todavia, existe o processo da psicoterapia que auxilia muitíssimo, na comunicação, socialização e interação do mesmo. Boa sorte!
Muito comum, o que você precisa fazer é procurar um bom tratamento para inclusive confirmar o diagnóstico, e então fazer um tratamento para que a reciprocidade social possa se estabelecer/restabelecer, dependendo de como seja o quadro clínico.

Especialistas

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Selene Gomes Araújo

Selene Gomes Araújo

Psicopedagogo

Lauro de Freitas

Bianca Meneguetti

Bianca Meneguetti

Psicopedagogo

Nova Iguaçu

Emilly Sousa de Lima

Emilly Sousa de Lima

Psicólogo, Psicopedagogo

Manaus

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 341 perguntas sobre Autismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.