Diagnosticado com escabiose, realizei tratamento com Ivermectina 2 comprimidos e permetrina 5% no 1º

1 respostas
Diagnosticado com escabiose, realizei tratamento com Ivermectina 2 comprimidos e permetrina 5% no 1º dia e a repetição do mesmo no 7 dias depois. Houve melhora, mas pequenas bolinhas estão surgindo novamente, faz 14 dias desde o início do tratamento. Qual o procedimento a ser adotado? houve reinfestação ou são apenas efeitos decorrentes da doença?
Boa tarde. Se o aparecimento de novas lesões já tinha cessado e reiniciou, é provável que tenha ocorrido reinfestação. Causas para isso são: o tratamento inadequado (lembrar que a loção de permetrina deve ser passada sob as unhas, no umbigo e nas axilas), o não tratamento dos comunicantes (pessoas que morem com você ou frequentem a sua casa, como namorados e funcionários), mesmo que não aparentem ter desenvolvido o quadro, e a falta da limpeza adequada dos fômites, que são superfícies onde o agente pode sobreviver por alguns dias, podendo servir de fonte para uma nova infestação. Portanto, é importante aspirar frequentemente tapetes, estofados e colchões, lavar todas as roupas usadas uma semana antes e durante o tratamento, com troca diária, e trocar e lavar os lençóis e toalhas no dia seguinte de cada ciclo de tratamento. Quanto à lavagem, apesar de controverso, recomenda-se que seja feita com água quente, se sua máquina tiver ciclo de 60 graus Celsius, ou que as roupas sejam lavadas e estendidas ao sol, ou que sejam passadas muito bem (por exemplo, passar um lençol por 10 min). Se nenhuma das alternativas for possível (por exemplo, roupas delicadas e apartamentos), recomenda-se que sejam ensacadas por 14 dias, quando teremos certeza que todos os ovos se tornaram inviáveis. Por ora, recomendo que retorne ao seu dermatologista, para confirmar que se trata de uma reinfestação, e, nesse caso, realizar um novo ciclo de tratamento. Não sendo uma reinfestação, pode tratar-se de uma reação de sensibilização tardia, uma espécie de "alergia" ao artrópode causador da escabiose, que pode perdurar após a cura da infestação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Nádia Santos Miranda Duarte

Nádia Santos Miranda Duarte

Médico de família

Ribeirão Preto

Carolina Caldas de Freitas Lima

Carolina Caldas de Freitas Lima

Médico de família, Generalista

Rio de Janeiro

Maria Clara Marinho da Costa

Maria Clara Marinho da Costa

Médico de família, Nutrólogo

Canoas

Rômulo Fernandes Augusto Filho

Rômulo Fernandes Augusto Filho

Médico de família

Fortaleza

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Maria Eduarda Fernandes da Cunha

Maria Eduarda Fernandes da Cunha

Médico de família

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 870 perguntas sobre Escabiose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.