Diabéticos devem evitar massas (trigo) em geral? Independente de ser integral ou não? Em caso afirmativo,

4 respostas
Diabéticos devem evitar massas (trigo) em geral? Independente de ser integral ou não? Em caso afirmativo, o que pode substituir a massa?
Apenas acrescentando a bela resposta da colega, o diabético deve ter uma alimentação muito bem controlada principalmente em relação a ingestão de carboidratos ( massas em geral). Além disso, ressalto importância da atividade física regular que ajuda no controle dos níveis de glicose no sangue. É importante monitorar níveis de glicemia com exames de rotina a critério do seu médico!
Obrigado pela pergunta!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
De forma geral, sim, porque o trigo eleva bastante a glicemia, mesmo sendo integral. Caso a alimentação esteja bem balanceada e a glicemia sob controle, é possível comer massas dentro de um equilíbrio e com moderação.
O que substitui as massas são outros alimentos do mesmo grupo, de preferência integrais, pelo menos para garantir mais vitaminas e minerais, como o arroz integral, aveia em flocos, mas todos eles também elevam a glicemia e devem ser consumidos com moderação e dentro de um planejamento alimentar bem feito. Batata, mandioca, mandioquinha, por exemplo, são deste grupo, mas contêm poucas fibras e contribuem para aumento dos níveis de açúcar no sangue. Portanto, moderação, orientação e planejamentos são fundamentais para o controle do diabetes.
O principal é a moderação. Não é necessário retirar o trigo da alimentação, mas não se deve ingeri-lo em excesso. Um acompanhamento regular com seu médico endocrinologista e nutricionista fará com que sua alimentação seja equilibrada e sua glicemia controlada.
Concordo plenamente , com as respostas acima . Ressalto , no entanto , a importância de se comer devagar , mastigar bem os alimentos . Comer devagar ,é um aprendizado , não assista TV, nem confira mensagens no celular enquanto come . Converse com a pessoa a seu lado . Comer devagar dá tempo ao organismo de realizar todas as trocas metabólicas , diminui a velocidade de absorção. Dá tempo de liberar suco gástrico , liberar enzimas digestivas . Como conselho : mastigue bem o alimento , deposite os talheres na borda do prato , enquanto mastiga , só então volte a usar os talheres ...

Especialistas

Matheus Fernandes

Matheus Fernandes

Nutricionista

Fortaleza

João Victor Alencar Ranieri

João Victor Alencar Ranieri

Médico clínico geral

Londrina

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1319 perguntas sobre Diabetes
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.