Diabetes pode causar redução da imunidade (como acontece com o hiv por exemplo)? Em caso afirmativo,
3
respostas
Diabetes pode causar redução da imunidade (como acontece com o hiv por exemplo)? Em caso afirmativo, como isso acontece?
Mesmo com as glicemias controladas, é importante criar o hábito de olhar com mais cuidado os pés, entre os dedos dos pés, local com maior dificuldade de cicatrização e infecções. Visitas ao podólogo também podem ser desejáveis. Manter a imunidade também é importante para casos de cortes e feridas cicatrizarem mais rápido.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A diabetes não tem relação clínica com redução da imunidade,pois trata-se de uma doença crônica por produção insuficiente ou ausência de insulina produzida no pâncreas. Porém, o diabético descompensando pode lesionar órgãos de importância vital que levará a redução da sua funcionalidade como por exemplo, os rins, coração, etc. Podendo gerar neuropatias, cegueira e gangrena de áreas extremas como dedos e membros levando a amputação. A baixa imunidade nestes casos são conseqüências oportunistas da doença e não a causa principal.
No diabetes, o corpo sofre alterações que podem comprometer vários sistemas, incluindo o sistema imunológico. Como toda doença crônica, o fator determinante da baixa imunidade pode estar associado ao descontrole da enfermidade. Por exemplo, a glicemia mal controlada ( elevação da glicose no sangue) pode ocasionar debilidade em vasos menores e mais finos, diminuindo a imunidade no local e propiciando consequentemente a colonização por microorganismos.
no entanto, se bem controlada, a doença pode não ocasionar tal decaída na imunidade. Procure um endocrinologista para tratar seu diabetes e um nutricionista para orientar sua alimentação.
no entanto, se bem controlada, a doença pode não ocasionar tal decaída na imunidade. Procure um endocrinologista para tratar seu diabetes e um nutricionista para orientar sua alimentação.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho 41 anos fiz exame de sangue glicose 81 glicada 6.1 médico passou forxiga e glifage xr500 tenho histórico famíliar de diabetes estou preocupada com minha glicada ela pode se reverter com uso desses medicamentos e alimentação saudável?
- O diabético pode tomar suco de uva roxa natural todos os dias?
- Tenho 75 anos, fiz um exame de glicemia e deu 128 , e a hemoglobina glicemia deu 5.7. Devo me preocupar e procurar um especialista para melhor avaliação?
- Se errar a contagem dos cliques do ozempic, faz efeito do mesmo jeito? Ex: em vez de 18 cliques, for 17.
- Bom dia! Meu esposo tem diabetes toma 2 comprimidos de Glifage 2 x ao dia e cuida na alimentação, mas está com 236. Ele pode tomar 3 comprimidos de Glifage ou deve procurar o médico para mudanças dos medicamentos?
- O que posso fazer para diminuir o índice glicemico de um bolo integral sem açúcar
- Mandioca (aipim) faz mal para diabetes? Pode tomar caldo dela?
- Se em jejum a glicemia der mais de 100 é diabetes?
- A minha glicose e a minha resistência à insulina estão altas. Mas a minha hemoglobina glicada está dentro da normalidade. Qual exame confiar para diagnosticar pré diabetes?
- Tenho diabetes tipo 2, minha hemoglobina glicada deu 8.8, consigo abaixar esse resultado só com alimentação?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1319 perguntas sobre Diabetes
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.