Devo me preocupar em estar com uma demência aos 31 anos de idade, por conta de fatores como estresse

2 respostas
Devo me preocupar em estar com uma demência aos 31 anos de idade, por conta de fatores como estresse, ansiedade e insônia, que ocasionam acúmulos de proteínas?
Você não deve estar com demência. Tanto para fixar a memória quanto para retirar o que na memória há guardado é necessário a atenção. A ansiedade nos deixa desatentos e, por conseguinte, com aparente dificuldade na memória. Da mesma forma acontece se não temos um sono de boa qualidade. Eu lhe recomendo procurar um psicólogo, realizar atividade física, realizar higiene do sono (veja no meu perfil do instagram), procurar fazer medidas de auto-conhecimento e procurar alimentar-se de forma saudável. Acaso não consiga sanar sua dificuldade na atenção/"memória", sugiro procurar um psiquiatra. Esta é a especialidade médica que melhor maneja medicações para ansiedade.

Aos 31 anos, é muito improvável que você esteja desenvolvendo demência. Os sintomas que você descreve, como dificuldade de memória e atenção, são frequentemente associados ao estresse, ansiedade e insônia. Esses fatores podem afetar significativamente a sua capacidade de concentração e memória, mas não indicam necessariamente uma demência.

A ansiedade pode nos deixar desatentos, e isso resulta em uma aparente dificuldade na memória. Da mesma forma, a falta de um sono de boa qualidade pode prejudicar tanto a formação de novas memórias quanto a recuperação de informações armazenadas.

Recomendo que você procure um psicólogo para ajudar a gerenciar o estresse e a ansiedade. A terapia pode oferecer estratégias eficazes para lidar com esses problemas e melhorar sua qualidade de vida. Além disso, é essencial realizar atividades físicas regularmente, praticar higiene do sono e adotar medidas de autoconhecimento. Manter uma alimentação saudável também pode contribuir para o bem-estar geral.

Se, mesmo com essas medidas, você continuar enfrentando dificuldades com atenção e memória, sugiro que consulte um psiquiatra. Essa é a especialidade médica que melhor maneja medicações para ansiedade e pode oferecer um tratamento adequado para suas necessidades.

Não se preocupe excessivamente, pois a probabilidade de demência é baixa. Foque em cuidar de sua saúde mental e física, e procure o suporte necessário para enfrentar esses desafios.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!