Devo levar o laudo do psiquiatra para a primeira sessão com psicólogo?

16 respostas
Devo levar o laudo do psiquiatra para a primeira sessão com psicólogo?
Se você já tiver o laudo pode levar sim, facilita o entendimento do caso. Mas se você não tiver o laudo, não precisa primeiro ir atrás disso para depois iniciar terapia.

Olá, boa tarde, se você tiver esse laudo, ou qualquer outra coisa que ache importante que seu psicóloga veja pode levar sim, mas se não tiver, não é algo que precise ser feito antes da sua sessão. O importante é estar ali de maneira aberta e presenta.
Olá
Não é um dever, mas contribui bastante para melhor compreensão do psicólogo de seu funcionamento mental.
Olá, você pode levar se consultou um Psiquiatra e já tem o laudo. Se não tiver, tudo bem. Não é uma obrigação.
Acredito não ser necessário. É interessante que o profissional psicólogo conheça você a partir da vivência de vocês dois juntos. Sem a influência de laudo/diagnóstico. Possibilitando um aprofundamento maior no que você traz e não em um diagnóstico pre-definido.
Olá!
Se você já estiver com o laudo é importante levar sim, facilita o entendimento do caso. Mas se você não tiver o laudo, não tem problema.
Fico a disposição para mais esclarecimentos!
Abraços!
Olá. Boa pergunta. Muitas vezes os pacientes não sabem o que é importante levar e falar na primeiras sessões. Mas a pergunta básica é: "o que te levou a procurar terapia nesse momento?". Se o laudo psiquiátrico tem a ver com isso, pode levá-lo, mas também pode falar sobre ele, juntamente com os motivos pelos quais você vem buscando ajuda com diferentes profissionais. Ao final das contas, a terapia vai lhe mostrar que você não se reduz a um diagnóstico, mas é bem mais do que isso. Ele serve apenas como um norte no tratamento, mas pode até ficar de lado, dependendo do que for aparecendo nas sessões. O que importa mesmo é a sua história particular, das suas relações com outras pessoas, seu papel social e tantos outros conhecimentos sobre si mesmo que vão ficando mais claros, proporcionando maior autonomia sobre sua vida e suas decisões. Esse é o maior papel de uma terapia. Abraço!
Se já tem ótimo, tudo que possa ajudar na 1a. sessão é válido, não que seja necessário se não tiver.
Olá, sim! Tudo o que vc puder contar o apresentar sobre a sua mente e seus diagnósticos, melhor. Apesar de que nem tudo é tão objetivo assim e muita coisa vai aparecer ao longo do processo terapêutico…
Olá... toda e qualquer informação é muito relevante. Mas o que mais importa nao é a "doença diagnosticada" e sim o doente. Cada pessoa é de uma forma e tb tem sintomas diferentes. Cada ser é unico e deve ser visto assim, pois cada um teve e tem um tipo de experiencia de vida.
Olá! Considerando que o melhor é o paciente se sentir participante do processo psicoterapêutico, pois a meta principal é conquistar maior autonomia e segurança para agir no melhor sentido (ou seja, adquirir maior qualidade de vida), entendo que levar ou não o laudo vai depender do que você objetiva com a psicoterapia, se algo pontual (posto no laudo) ou mais geral (sua personalidade).
Olá! Tudo bem? Não é obrigatório, mas caso tenha se consultado é interessante levar o laudo e se foi indicado algum medicamento é relevante saber quais e qual a dosagem prescrita. Espero que fique bem. Abraço.
Olá, tudo bem? Seria interessante você falar do transtorno que foi diagnosticado, possivelmente remédios foram receitados então é algo que precisa ser comentado a situação que você se encontra com os medicamentos. Levar o documento em si não é o mais importante, mas relatar o quadro sim. Interessante também é ter o contato do psiquiatra para ter um trabalho junto deste, com isso se complementando com o passar das sessões com suas respectivas análises e conhecimentos. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Bom dia. Se você tem um laudo pode levar, embora o profissional fara uma nova avaliação para ter certeza que esta correto e em alinhamento com seus objetivos/necessidades psicoterapêuticas. Lembrando que o tratamento psiquiátrico trata apenas o bioquímico, autoconhecimento, mudança de pensamentos e mindset são frutos da psicoterapia com psicólogo.
Olá! Tudo bem? Que tudo esteja bem!
Compreendo que você possa estar com dúvidas sobre o que levar para a primeira sessão com o psicólogo. Levar o laudo do psiquiatra pode ser muito útil, pois ele oferece uma visão geral do seu diagnóstico, histórico de tratamento e medicação que você está tomando. Isso pode ajudar o psicólogo a ter uma compreensão mais completa do seu quadro e a criar um plano de tratamento mais eficaz.
Além disso, o laudo pode fornecer informações importantes sobre os sintomas e o progresso do tratamento, facilitando uma abordagem integrada entre o psiquiatra e o psicólogo. É uma maneira de garantir que ambos os profissionais estejam alinhados no seu cuidado, o que pode ser benéfico para o seu bem-estar geral.
Nem todos os psicólogos iniciam as sessões com as informações de relatório.
Havendo interesse, podemos agendar uma consulta. Sinta-se à vontade para trazer o laudo e qualquer outra documentação relevante. Estou aqui para ajudar você a entender melhor sua condição e desenvolver estratégias para lidar com seus desafios de maneira mais saudável.
Estou à disposição para lhe apoiar nesse processo de autoconhecimento e cura. Me mande uma mensagem para agendar sua consulta. Sucesso naquilo que busca e até breve! Abraços, Psicóloga e Mestre em Psicologia Adriana de Araújo @psicologaadrianadearaujo
Levar o laudo do psiquiatra para a primeira sessão com o psicólogo pode ser muito útil. Esse documento pode fornecer ao psicólogo um contexto sobre seu diagnóstico, tratamento anterior ou atual, e os sintomas que você está enfrentando. Isso pode ajudar o psicólogo a entender melhor sua situação desde o início e a trabalhar em conjunto com o psiquiatra, se necessário, para oferecer o melhor cuidado.

Se você quiser explorar mais sobre como a terapia pode ajudar em sua jornada, podemos agendar uma sessão de psicoterapia online. Estou aqui para oferecer suporte e ajudar você a navegar por qualquer questão que esteja enfrentando.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!