devido ao litio ser uma medicação continua corra o risco de com o tempo ter problemas na tireoide e

6 respostas
devido ao litio ser uma medicação continua corra o risco de com o tempo ter problemas na tireoide e nos rins? Ou essa medicação é segura fazendo o controle no sangue?
Toda medicação tem riscos e efeitos colaterais, ser "segura" , é dizer que ela é eficaz para o seu problema, que deve ser maior que os efeitos que ela poderá causar, infelizmente pode trazer alguma disfunção a nível tireoideano, mas pode ser controlado através de exames que medirá dosagem dessa substância no organismo.

Att
Sayonara Machado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O sal carbonato de litio tem um efeito antagônico ao hormônio tireoideano, podendo induzir estado de hipotireoidismo. Por este motivo os pacientes q utilizam litio precisam ter boa ingesta de água, praticar exercícios fisicos com regularidade e fazer periodicamente a dosagem sanguínea de TSH para detectar alterações função tireoideana.
Concordo com o colega; só acrescentando à sua pergunta, que o lítio é um medicamento antigo utilizado largamente nos transtornos de humor - principalmente bipolaridade. Infelizmente tem o preconceito de muitos médicos psiquiatras - por ser antigo e do trabalho que é achar a dose ideal de cada paciente que o utiliza. Para isso fazemos um exame de sangue chamado "litemia"; mais frequente no inicio do tratamento, depois semestrais ou anuais, estando o quadro emocional estabilizado. O lítio ainda também é usado para potencializar a ação de certos antidepressivos quando o paciente é meio que resistente ao tratamento. Avaliando também funções renais e tireoideanas, como já referido. Mas é um excelente medicamento sabendo usá-lo.
Bom dia!

Para seu tratamento recomendo também a Psicoterapia.

Buscar o auto conhecimento e a origem da sua doença são fatores importantes para a manutenção da sua saúde e equilíbrio na vida profissiona, pessoal e familiar.

Abraços
É uma medicação segura desde que se faça acompanhamento médico regular, inclusive com pedido de exames regularmente.
O risco de alterações tireoideanas e renais existe, mas atualmente tem sido reavaliados para menos do que antes imaginado; mesmo não sendo insignificantes, deve-se levar em conta os benefícios do lítio, que não são poucos, e acordar com seu médico se cabe a troca para outras medicações, que tem seus riscos próprios, ou manter o lítio é realizar o seguimento adequado para evitar seus potenciais efeitos nocivos

Especialistas

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Rúben Hugo R. de Sousa

Rúben Hugo R. de Sousa

Psicólogo

Fortaleza

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 943 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.