Devido a Pandemia estou tendo muita ansiedade, o que me levou a insônia . Comecei a tomar Zolpidem

2 respostas
Devido a Pandemia estou tendo muita ansiedade, o que me levou a insônia .
Comecei a tomar Zolpidem a 5 dias e consigo dormir rapidamente, mas estou sentindo a boca seca , falta de apetite e a cabeça estranha, meio triste. É efeito colateral do medicamento ?
Não são efeitos colaterais comuns da medicação. Entretanto, não se acostume a usá-la para dormir, porque pode levar a habituação (com perda do efeito) e riscos de quedas durante a noite, além de que, em longo prazo, possivelmente cause dificuldades de memória. Assim, use apenas por prescrição médica e sob supervisão médica. Se foi prescrito por psiquiatra, sugiro que fale com ele e exponha seus sintomas de falta de apetite e tristeza. Quanto a "cabeça estranha", fica difícil saber o que quer dizer com isto, mas certamente seu psiquiatra entenderá melhor, pois conhece pessoalmente seu caso. Boca seca pode, eventualmente, ser devida à medicação, mas também pode advir da própria ansiedade ou mesmo de uma terceira causa. Portanto, falar com seu médico é a forma mais segura de obter o aconselhamento correto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, os sintomas que você descreve, como boca seca, falta de apetite e sensação de “cabeça estranha” ou tristeza, podem ser efeitos colaterais do Zolpidem. Embora ele seja amplamente utilizado para tratar insônia, especialmente de início de sono, ele pode causar alguns efeitos adversos, particularmente nos primeiros dias de uso ou em pessoas mais sensíveis.

Efeitos colaterais comuns do Zolpidem

1. Boca seca: Relativamente comum devido ao efeito sedativo que pode diminuir a produção de saliva.
2. Falta de apetite: Pode ser secundária à sonolência residual ou à alteração do ritmo do sono e apetite.
3. Sensação de “cabeça estranha”: Isso pode incluir sonolência diurna, confusão, tontura ou sensação de despersonalização (estar “fora do normal”).
4. Mudanças de humor: Tristeza ou sensação depressiva podem surgir em algumas pessoas, especialmente se já houver histórico de ansiedade ou depressão.

Por que isso acontece?

• Ação no sistema nervoso central: O Zolpidem age como um sedativo no cérebro, modulando o receptor GABA. Em algumas pessoas, essa ação pode causar efeitos colaterais como sedação excessiva ou alterações emocionais.
• Adaptação inicial: Esses efeitos colaterais podem diminuir após alguns dias ou semanas de uso, conforme o corpo se ajusta ao medicamento.

O que fazer?

1. Monitore os sintomas:
• Observe se os efeitos colaterais melhoram nos próximos dias.
• Anote qualquer mudança significativa no humor ou na qualidade do sono.
2. Ajuste o horário e condições de uso:
• Tome o Zolpidem apenas antes de deitar, com pelo menos 7-8 horas disponíveis para dormir, para evitar sonolência diurna.
• Evite o uso de álcool ou outros medicamentos sedativos, que podem aumentar os efeitos colaterais.
3. Comunique-se com seu médico:
• Se os sintomas persistirem ou piorarem (especialmente a tristeza), informe o médico. Ele pode:
• Ajustar a dose.
• Trocar por outro medicamento.
• Avaliar se a ansiedade subjacente precisa de outro tipo de tratamento.

Outros cuidados

Se a ansiedade for a causa principal da insônia, o tratamento combinado com terapia cognitivo-comportamental (TCC) para insônia ou técnicas de relaxamento (como mindfulness) pode ser mais eficaz a longo prazo do que o uso contínuo de Zolpidem.

A curto prazo, seus sintomas podem melhorar à medida que o corpo se adapta ao medicamento, mas é essencial manter o médico informado sobre como você está se sentindo.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 546 perguntas sobre Zolpidem
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.