Deu no meu exame que tenho esclerose das articulações interapofisarias inferiores. É muito grave? Si

2 respostas
Deu no meu exame que tenho esclerose das articulações interapofisarias inferiores. É muito grave? Sinto bastante dor. Terei que operar. Qual tratamento?
É reacional,por sobrecarga,seja mecânica e/ou provocada por alterações degenerativas comuns e de pouco significado círúrgico.Mesmo quando há indicação de tratamento de discopatia degenerativa ,por sintomatologia e ressonancia,é consequencia de alterações degenerativas e,portanto não são submetidas a tratamento.Não é provável que este achado radiológico seja responsável pela dor.Se foi indicada cirurgia,foi por outra anormalidade não descrita aqui.O tratamento inicial é clínico,salvo se há compressão de nervos alterando a motricidade do pé e da bexiga,neste caso urgente.Consiste das medicações usuais e fisioterapia,claro que respeitando-se preferências e tratamentos anteriores,sendo que a maioria responde satisfatóriamente,se bem feito,em curto período de tempo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Esclerose das articulações interapofisárias inferiores:
- provavelmente é a descrição vista no laudo da radiografia da coluna lombossacra
- estas articulações são as "juntas" que temos na parte de trás da coluna
- inferiores se refere geralmente às últimas vértebras: L3L4, L4L5 e L5S1, ou seja, entre as 3a e 4a vértebras e assim por diante - esclerose é um termo incorreto para descrever um possível desgaste destas "juntas"
- em geral não é grave - existem diversos tratamentos; se houver dor, poderíamos tratar com medicamentos, fisioterapia, Acupuntura, infiltração, etc
- antes de se chegar a indicar cirurgia, teríamos antes, um outro procedimento chamado rizotomia por radiofrequência, feito com anestesia local, no centro cirúrgico
- se mesmo assim, a dor continuasse intensa, poderíamos indicar a fusão das vértebras, aí utilizando parafusos para tirar o movimento destas "juntas gastas".

Seria interessante levar o seu exame em consulta com ortopedista especialista em Coluna para orientá-lo quanto ao seu caso, especificamente

Especialistas

Bianca Costa

Bianca Costa

Fisioterapeuta

Londrina

Christina Xavier

Christina Xavier

Fisioterapeuta

Niterói

Paula de Aquino

Paula de Aquino

Fisioterapeuta

Araraquara

Jaquelini Betta Canever

Jaquelini Betta Canever

Fisioterapeuta

Florianópolis

Amanda Reis

Amanda Reis

Fisioterapeuta

São José dos Campos

SÉRGIO DIAS

SÉRGIO DIAS

Médico acupunturista, Médico clínico geral

Salvador

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 87 perguntas sobre Esclerose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.