Despersonalização é perigoso? Pode mudar personalidade?

4 respostas
Despersonalização é perigoso? Pode mudar personalidade?
Despersonalização pode ser desagradável, porém não é por si só perigoso. Trata-se de uma alteração em que a pessoa perde a sensação normal do "eu", que todos nós possuímos o tempo inteiro e envolve uma sensação de estranheza em relação a si mesmo. Pode ocorrer como fenômeno isolado, em pessoas normais, pode decorrer do efeito de drogas, ser devido a ansiedade e também ser parte de transtornos psiquiátricos. Portanto, a gravidade vai depender do contexto em que aparece. Entretanto, apesar do nome, não tem nada a ver com mudar de personalidade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. A nossa personalidade é construída ao longo dos anos e ela se caracteriza por aquilo que nós somos. Mesmo considerando que estamos em constante processo de crescimento e emadurecimento emocional ao longo da vida, a nossa personalidade tende a adquirir uma certa estabilidade com o passar do tempo. Já a despersonalização é um evento mais pontual, que pode surgir em qualquer pessoa. Na despersonalização existe uma alteração na percepção sobre si mesmo e uma sensação de desconexão com o próprio corpo ou com o ambiente. Vivenciar a despersonalização pode causar grande angústia e a pessoa pode precisar de cuidados profissionais. Um psiquiatra e um psicólogo podem ajudar neste caso.
Despersonalização é um dos sintomas de psicose, mas é preciso avaliar o grau e intensidade para entender melhor no caso.
A despersonalização pode ser normal e só é considerada patológica quando os sintomas são considerados excessivos e obsessivos afetando significativamente na qualidade de vida da pessoa. Na despersonalização a pessoa fica com a sensação, com a percepção alterada sobre si mesmo, que dependendo do grau, pode gerar pânico entre outros sintomas, se tornando perigoso caso a pessoa não tiver uma assistência adequada.

Especialistas

Gisele Munhoz

Gisele Munhoz

Psicólogo

Santo André

Marco Antonio Benini junior

Marco Antonio Benini junior

Psiquiatra

São Paulo

Victor Lessa

Victor Lessa

Psiquiatra

Maceió

Dayane Dutra do Nascimento

Dayane Dutra do Nascimento

Psicólogo, Psicanalista

Ribeirão Preto

Rômulo Brilhante Aires Montenegro

Rômulo Brilhante Aires Montenegro

Psiquiatra

Juazeiro Do Norte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Transtornos Dissociativos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.