Despersonalização é perigoso? Pode mudar personalidade?
4
respostas
Despersonalização é perigoso? Pode mudar personalidade?
Despersonalização pode ser desagradável, porém não é por si só perigoso. Trata-se de uma alteração em que a pessoa perde a sensação normal do "eu", que todos nós possuímos o tempo inteiro e envolve uma sensação de estranheza em relação a si mesmo. Pode ocorrer como fenômeno isolado, em pessoas normais, pode decorrer do efeito de drogas, ser devido a ansiedade e também ser parte de transtornos psiquiátricos. Portanto, a gravidade vai depender do contexto em que aparece. Entretanto, apesar do nome, não tem nada a ver com mudar de personalidade.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. A nossa personalidade é construída ao longo dos anos e ela se caracteriza por aquilo que nós somos. Mesmo considerando que estamos em constante processo de crescimento e emadurecimento emocional ao longo da vida, a nossa personalidade tende a adquirir uma certa estabilidade com o passar do tempo. Já a despersonalização é um evento mais pontual, que pode surgir em qualquer pessoa. Na despersonalização existe uma alteração na percepção sobre si mesmo e uma sensação de desconexão com o próprio corpo ou com o ambiente. Vivenciar a despersonalização pode causar grande angústia e a pessoa pode precisar de cuidados profissionais. Um psiquiatra e um psicólogo podem ajudar neste caso.
Despersonalização é um dos sintomas de psicose, mas é preciso avaliar o grau e intensidade para entender melhor no caso.
A despersonalização pode ser normal e só é considerada patológica quando os sintomas são considerados excessivos e obsessivos afetando significativamente na qualidade de vida da pessoa. Na despersonalização a pessoa fica com a sensação, com a percepção alterada sobre si mesmo, que dependendo do grau, pode gerar pânico entre outros sintomas, se tornando perigoso caso a pessoa não tiver uma assistência adequada.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- E possivel curar da dissociação, ou nao ter mais crises ate o final da vida?
- Bom dia! O barulho de chinelo arrastando,uma colher mexendo na xícara,o abrir de uma porta,uma torneira aberta muito forte.E essa noite o barulho do ventilador q eu era acostumada quase me enlouqueceu.Tenho 38 anos já fui diagnosticada com toc, ansiedade, depressão e síndrome do Pânico,mas esses sintomas…
- É possível o TEPT ter sido desencadeado por um episódio de abuso sexual na infância e persistir na vida adulta? Sempre fui diagnosticada com Síndrome do Pânico e hoje um novo médico me diagnosticou com TEPT mas o episódio em questão aconteceu há quase 20 anos atrás.
- Qual é o tratamento para transtornos de identidade?
- Bipolar pode ter transtorno dissociativo de identidade?
- Tenho despersonalização há 8 anos, tudo ocorreu por conta da cocaina. Fiz um tratamento com um psiquiatra, mas não resolveu pela medicação que ele passou. Agora, estou fazendo tratamento com um psicólogo psicanalista. Que está me passando remédios homeopáticos. Me digam alguma possibilidade de eu ser…
- Qual a diferença entre Transtorno De Estresse Pós Traumático e Síndrome do Pânico?
- Sou diagnosticada com TAB e TDI e já faço acompanhamento e tratamento, mas somente com psiquiatra, não encontro psicoterapeuta, teriam alguma indicação de psicoterapeuta em especial para meu TDI pois o TAB já conquistamos muito e não tenho prejuizos.
- Meu namorado trocou de alter ego ja faz algumas horas, como posso ajudar a voltar ao "normal"? (Obs: alter ego violento.)
- É possivel haver uma troca de identidade totalmete distinta em questão de segundos?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Transtornos Dissociativos
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.