Desejaria saber se pacientes com transtorno do tipo Transtorno da Personalidade Borderline (TPB) dev

4 respostas
Desejaria saber se pacientes com transtorno do tipo Transtorno da Personalidade Borderline (TPB) devem fazer Avaliação Neuropsicológica?
Olá! Não é necessário, pois o psiquiatra faz o diagnóstico Borderline a partir do conjunto de sinais, sintomas e histórico do paciente, já o diagnóstico psicanalítico é estrutural, focando na forma como sujeito consegue estar no mundo e nas suas relações, sendo dividido em neurose, psicose, perversão, autismo e pacientes limites(quadro que se enquadra o Borderline). Espero ter ajudado, estou á disposição

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) devem se beneficiar de uma Avaliação Neuropsicológica. A decisão de realizar essa avaliação depende dos objetivos do tratamento e dos desafios específicos que o paciente apresenta. Alguns motivos que podem destacar a importância da avaliação são:
Compreensão das Funções Cognitivas, porque pessoas com TPB podem apresentar dificuldades em áreas como atenção, memória, planejamento e tomada de decisão, então a avaliação neuropsicológica pode identificar essas áreas, oferecendo dados para ajustar o tratamento.
Em outros casos, o TPB pode coexistir com outros transtornos então a avaliação neuropsicológica pode ajudar a identificar outros fatores ou condições que influenciam o quadro, auxiliando em um diagnóstico mais preciso.
No geral, é uma ferramenta valiosa para compreender melhor as características individuais de cada paciente com TPB. oferecendo informações importantes para um acompanhamento mais assertivo e personalizado.
Boa noite, seria interessante caso queira saber se os sintomas são altos ou não. E se realmente tem borderline.
Sim, a Avaliação Neuropsicológica pode ajudar pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). Ela permite entender como o transtorno afeta a concentração, a memória e o controle das emoções, o que ajuda a adaptar a psicoterapia às necessidades da pessoa. Com isso, o tratamento pode ser mais personalizado e o progresso acompanhado de forma mais precisa.

Especialistas

Fernanda Franceschi

Fernanda Franceschi

Generalista

São Paulo

Amara Santos

Amara Santos

Psicólogo

Alto Paraíso de Goiás

Renata Bitar

Renata Bitar

Psicólogo

São Paulo

Pietro Fuga

Pietro Fuga

Generalista

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 251 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.