Desejaria de saber se o Transtorno da Personalidade Borderline (TPB) é uma doença psiquiátrica que p

3 respostas
Desejaria de saber se o Transtorno da Personalidade Borderline (TPB) é uma doença psiquiátrica que provoca muito sofrimento?
Sim, o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é uma condição psiquiátrica que costuma provocar muito sofrimento, tanto para quem o possui quanto para as pessoas próximas. Pessoas com TPB frequentemente experimentam emoções intensas e instáveis, dificuldades em seus relacionamentos, e uma grande sensibilidade à rejeição ou ao abandono, o que pode levar a um ciclo de conflitos e instabilidade emocional.

Esse transtorno é caracterizado por mudanças súbitas de humor, impulsividade e uma visão de si e dos outros que pode oscilar entre extremos, como "amar muito" ou "odiar". Esses sintomas, que podem incluir comportamentos autodestrutivos e até ideação suicida, impactam fortemente o bem-estar emocional e podem levar a crises frequentes.

O sofrimento é agravado pela intensidade das emoções e pela dificuldade de estabelecer uma autoestima e uma identidade emocional estáveis. Mas, com o acompanhamento de um profissional, há boas perspectivas de melhora: psicoterapias, como a terapia comportamental dialética (DBT), e, em alguns casos, o apoio medicamentoso, ajudam a pessoa a desenvolver habilidades de regulação emocional e relacionamentos mais saudáveis.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Todo transtorno emocional que não tem o devido cuidado tende a ter sofrimento. O TPB é um transtorno psiquiátrico que carrega consigo bastante instabilidade emocional e impulsividade, além do medo de abandono e autodepreciação. Isso traz sofrimento! Com a Psicoterapia, a pessoa pode desenvolver-se para ter uma vida mais leve (isso em todos os transtornos, inclusive o TPB). Lembre-se: uma pessoa não é o seu diagnóstico! Este é uma parte da pessoa, um estado e não uma condição que a define!!!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Sim, pois geralmente são individuos que apresentam muita instabilidade emocional, insegurança, raiva, ansiedade, episódios depressivos, comportamentos desajustados e impulsivos que afetam a vida da pessoa com transtorno Borderline e prejudicam suas relações, por isso, é de grande necessidade o acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Espero ter ajudado, estou á disposição!

Especialistas

Roberta Muniz

Roberta Muniz

Generalista

Belo Horizonte

Alice Leite Ramalho Lacerda

Alice Leite Ramalho Lacerda

Psicólogo

Contagem

João Octávio Celante Da Silva

João Octávio Celante Da Silva

Generalista

Pelotas

Grasiely Sales

Grasiely Sales

Psicólogo

Formiga

Bruno Hercos Fontes

Bruno Hercos Fontes

Generalista

Uberaba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 250 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.