Desde que fiquei internada em um hospital público (onde ouvia gritos, choros..), tive uma crise de pânico

9 respostas
Desde que fiquei internada em um hospital público (onde ouvia gritos, choros..), tive uma crise de pânico ainda internada e achei que fosse morrer. Quando saí daquele hospital (faz 1 ano e 2 meses), não fui mais a mesma. Tenho medo de sair sozinha, de enlouquecer, vivo triste. Isso é depressão?
Como descrito, houve um momento de crise de pânico e fico com a sensação de que seria interessante observar como você foi acompanhada após a crise. Importante analisar o tratamento e sua evolução, pois, uma crise de pânico não tratada pode te ocasionar um comprometimento na vivência de suas relações como um todo.

Uma crise de pânico que não tenha sido bem cuidada, pode evoluir para um processo de síndrome do pânico e facilitar um desenvolvimento de uma depressão, sim.

Para pacientes em crise de pânico, geralmente é realizado um primeiro atendimento apenas com uso de medicamentos mas, para um tratamento de qualidade seria relevante associar a medicação ao processo terapêutico, até para evitar complicações como a depressão.

Se não estiver em acompanhamento psicoterapêutico, procure um psicólogo e inicie seu processo!

Busque por qualidade de vida!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, seria interessante você procurar um profissional para melhor avaliação, pode ser que você esteja passando por algum episodio de estresse pós-traumático o TEPT, que é um distúrbio da ansiedade, caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais, ocorre quando a pessoa pode ter sido vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas, como também pode vir a ser um episodio de panico, sendo o sentimento fundamental dessa síndrome o medo ( medo de passar mal, medo de não receber socorro, e demais).
Por isso repito procure um profissional para melhor avaliação do seu quadro, é necessário investigar todos os pontos, até mesmo antes desse episodio do hospital
Olá!
O ideal é procurar um profissional (psicólogo cognitivo comportamental) para fazer um diagnóstico. Um primeiro contato é importante para avaliar os sintomas e posteriormente chegar a um possível diagnóstico.

À disposição
A internação no hospital pode ter desencadeado a crise de pânico e o quadro de angústia. O peso do que você presenciou (gritos e choros) ainda repercutem em silêncio e sob a forma de tristeza, solidão e dificuldades impeditivas (medo de sair sozinha). O que não representa dizer que a experiência no hospital é a causa do sofrimento. É necessária uma avaliação profissional. Experiências traumáticas podem fazer perder a confiança em si. Talvez esse seja o momento apropriado para buscar um acompanhamento psicológico e entender tudo o que isso representa.
Oi, tudo bem com você? Penso que seu relato é muito resumido para responder sua pergunta: se é depressão ou não. Para responder sua pergunta de forma mais precisa, eu acredito que você precisa procurar um profissional especializado (psicólogo ou psiquiatra) para uma avaliação precisa, que considere toda sua história de vida, inclusive o que te levou à internação. Você pode sim ter uma depressão, um transtorno de ansiedade, ambos ou qualquer outra coisa que não podemos concluir por falta de informação mais precisa. A boa notícia é que com um bom acompanhamento, você pode superar estas dificuldades e conquistar uma vida com qualidade superior ao que você deve ter hoje. Um abraço!
Situações de muito stress podem desencadear mais sofrimento emocional, você relata sintomas desagradáveis e limitantes, se percebe que o tempo está passando e isso persiste precisa de ajuda para superação de tais traumas e reorganização psíquica.
Estou de acordo com a hipótese diagnóstica de TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático) devido ao relato do episódio desencadeante. Contudo, saber o diagnóstico, por mais que nossa hipótese possa estar certa nesse breve relato, não vai "curá-la". É necessário a realização de psicoterapia. Minha experiência clínica demonstra que esse tipo de sofrimento não se resolve senão com um bom processo psicoterápico. É comum, com o passar do tempo, evoluir para depressão, pois a pessoa acaba se distanciando de tudo que antes fazia sentido na sua vida. Portanto, procure um profissional de confiança e inicie tratamento. Os ganhos para sua vida serão impagáveis. Espero ter ajudado! Estou à disposição. Abraços!
Você descreve alguns sintomas depressivos sim, bem como alguns sintomas ansiosos após um momento de estresse. difícil te dar um diagnóstico exato sem uma avaliação pessoalmente e apenas com essa descrição. Mas o que consigo te afirmar é que você precisa procurar um psiquiatra para ser corretamente diagnosticada e medicada possivelmente. E assim "voltar a ser você mesma", esse será o foco de seu tratamento. Com um tratamento medicamentoso eficaz e seguro você certamente ficará bem, pode acreditar.
Espero ter ajudado
À disposição
Dra Jacqueline Segre
Quantas respostas! Então concordo com algumas discordo de outras. É impossível diagnosticar só com essa informação, mas você aparentemente está descrevendo sintomas de TEPT, transtorno de estresse pós traumático. É um transtorno relativamente comum após passar por uma situação tão estressora, o diagnóstico inicial e feito preferencialmente por um médico psiquiatra. O importante é que há tratamento, não é um tratamento difícil. E como disse a colega psiquiatra anteriormente, você em alguns meses de tratamento medicamentoso correto e bem indicado terá a sua vida de volta. Atenciosamente

Especialistas

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Tatiana Nicz

Tatiana Nicz

Psicólogo

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 251 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.