Desde que comecei a terapia (cerca de 25 dias) com carbolitium 300mg, hedd 10mg e bup XL 150mg, asso

3 respostas
Desde que comecei a terapia (cerca de 25 dias) com carbolitium 300mg, hedd 10mg e bup XL 150mg, associado a metformina 850mg, sinto muita fraqueza muscular, desânimo para tudo, muita sonolência, tremor, alterações na fala as vezes, sinto um certo retardo mental, poliúria, mas o pior de tudo é a fraqueza e moleza, sinto como se estivesse doente. Isso não acontecia quando estava na terapia com quet 25mg + depakote 500mg. Gostaria de saber se esse estado atual é “normal”?
Não tem como saber o porquê de sentir-se assim, atualmente e não se ter sentido desta forma, quando tomava outra medicação. O desânimo e o "retardo mental" podem ser consequência da medicação diferente mas, frequentemente, é sintoma residual do transtorno em tratamento. Porém, fraqueza muscular, tremores e "moleza" podem ser sintomas físicos do transtorno psiquiátrico ou, com alguma frequência, de algum problema clínico - várias causas possíveis, inclusive quadros infecciosos-inflamatórios. Poliúria (se for constatada corretamente) pode ser do lítio mas, mais frequentemente, seria consequência de um problema clínico, por exemplo, diabete mal controlado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Certamente não podemos considerar esse quadro "normal". Primeiramente é muito importante excluir causa clínicas tanto metabólicas quanto infecciosas.
No inicio do tratamento podem haver alguns sintomas de adaptação a medicação (letardiga, sonolência, tremores) tudo isso vai depender da forma e com que velocidade as medicações foram iniciadas. Se for o caso de adaptação, os não pioram, ficam por tempo limitado e tendem a diminuir
Sendo assim é indicado uma avaliação clínica e revisão dos possíveis efeitos colaterais das medicações com seu psiquiatra
O problema de iniciar 3 medicações ao mesmo tempo, é não conseguir avaliar qual medicação teve boa resposta e qual deu colateral. Não é a indicação mais correta. Dessa forma, fica inviável avaliar o seu quadro se estiver relacionado às medicações. O que pode causar poluiria geralmente é o Lítio. Mas quanto aos demais sintomas, é importante fazer uma avaliação mais aprofundada do caso. Não deixe de procurar seu psiquiatra para informar o que tem acontecido e se os sintomas piorarem, procure uma emergência. Abraço.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 314 perguntas sobre Carbolitium
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.