Desde maio, após uma internação, minha avó de 95 anos vem apresentando um quadro constante de hipona

2 respostas
Desde maio, após uma internação, minha avó de 95 anos vem apresentando um quadro constante de hiponatremia com sódio muito abaixo do mínimo adequado (o útimo exame dosou o sódio em 127nmol/dL). Ela já tomou isotonico diariamente, nem assim os níveis de sódio se mostraram mais altos nos exames, porém mas isso aumentou muito os níveis de potássio e teve de parar, hoje, o sódio continua baixo, ela está muito sonolenta ao longo do dia, dormindo maior parte do tempo.

Como outros exames tem se mostrado aceitáveis ou bons, a recomendação de todos os médicos pelos quais ela tem passado (geriatra, cardiologista, neurologista e os médicos de família que a acompanham, além dos médicos que a deram alta na emergência) tem sido o aumento das doses de sal na alimentação, porém isso não tem resolvido. A minha pergunta é:

Como dosar adequadamente as doses de sal para resolver a hipontremia sabendo que ela é hipertensa, até mesmo já teve uma isquemia durante a internação? Existe algum especialista que possa avaliar o caso dela com mais propriedade? Existem remédios para este caso que possam ser avaliados e receitados sem risco para a pressão cardiovascular?

Obrigado.
Olá. A hiponatremia é uma alteração frequente no paciente idoso e, portanto, faz parte da rotina do Geriatra. É fundamental uma avaliação médica detalhada, pois a hiponatremia tem várias causas, sendo o uso de medicações (ex: antidepressivos, antipsicóticos, anticonvulsivantes, diuréticos) uma das principais causas no idoso. Além disso, um sódio de 127 geralmente não é baixo o suficiente para causar sintomas, por isso, é importante investigar também outras condições que possam estar contribuindo para essa sonolência excessiva.

Boa noite! Infelizmente a hiponatremia é muito comum em idosos, principalmente aqueles que utilizam várias medicações ou que são mais frágeis. As causas são inúmeras e o tratamento vai depender da causa. Uma avaliação completa é importante. O geriatra lida muito com hiponatremia, mas o médico nefrologista pode auxiliar nos casos cuja investigação é mais complexa.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!