Desde maio, após uma internação, minha avó de 95 anos vem apresentando um quadro constante de hipona

2 respostas
Desde maio, após uma internação, minha avó de 95 anos vem apresentando um quadro constante de hiponatremia com sódio muito abaixo do mínimo adequado (o útimo exame dosou o sódio em 127nmol/dL). Ela já tomou isotonico diariamente, nem assim os níveis de sódio se mostraram mais altos nos exames, porém mas isso aumentou muito os níveis de potássio e teve de parar, hoje, o sódio continua baixo, ela está muito sonolenta ao longo do dia, dormindo maior parte do tempo.

Como outros exames tem se mostrado aceitáveis ou bons, a recomendação de todos os médicos pelos quais ela tem passado (geriatra, cardiologista, neurologista e os médicos de família que a acompanham, além dos médicos que a deram alta na emergência) tem sido o aumento das doses de sal na alimentação, porém isso não tem resolvido. A minha pergunta é:

Como dosar adequadamente as doses de sal para resolver a hipontremia sabendo que ela é hipertensa, até mesmo já teve uma isquemia durante a internação? Existe algum especialista que possa avaliar o caso dela com mais propriedade? Existem remédios para este caso que possam ser avaliados e receitados sem risco para a pressão cardiovascular?

Obrigado.
Olá. A hiponatremia é uma alteração frequente no paciente idoso e, portanto, faz parte da rotina do Geriatra. É fundamental uma avaliação médica detalhada, pois a hiponatremia tem várias causas, sendo o uso de medicações (ex: antidepressivos, antipsicóticos, anticonvulsivantes, diuréticos) uma das principais causas no idoso. Além disso, um sódio de 127 geralmente não é baixo o suficiente para causar sintomas, por isso, é importante investigar também outras condições que possam estar contribuindo para essa sonolência excessiva.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite! Infelizmente a hiponatremia é muito comum em idosos, principalmente aqueles que utilizam várias medicações ou que são mais frágeis. As causas são inúmeras e o tratamento vai depender da causa. Uma avaliação completa é importante. O geriatra lida muito com hiponatremia, mas o médico nefrologista pode auxiliar nos casos cuja investigação é mais complexa.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.