Desde há seis meses que manifesto falta de interesse e desanimo perante certasatividades , sinto-me

8 respostas
Desde há seis meses que manifesto falta de interesse e desanimo perante certasatividades , sinto-me sempre cansada e com sono excessivamente, socialmente não lido bem com as pessoas pois irrito-me com facilidade, tenho ataque de ansiedade, sera que tenho algo?
Frequentemente recebo no consultório pacientes que reúnem alguns desconfortos como os seus (chamados por nós profissionais de sintomas), na esperança de dar nome a isso e reduzir o incomodo causado.
Responder se "você tem algo" neste momento, seria realizar um diagnóstico sem todas as informações necessárias e sem dar a devida atenção ao que estes desconfortos estão estão tentando dizer a respeito do "problema" em si.

Tanto um Psicólogo quanto um Psiquiatra estarão aptos a entender melhor esses sintomas e indicar a melhor forma de tratamento que não necessariamente será através de medicamentos.
Entender o que realmente você está sentido e a origem desse desconforto talvez seja o ponto de partida para reestabelecer a qualidade de vida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Você pode estar manifestando um episódio depressivo, procure um psiquiatra que é o profissional capacitado para lhe diagnosticar e prescrever tratamentos, inclusive o psicoterápico. Há necessidade de uma anamnese completa para exclusão de outras doenças clinicas que podem simular um quadro de depressão.
Os sintomas relatados podem estar relacionados a um quadro de depressão. Contudo, se faz necessária investigação para diagnóstico seguro. Existem protocolos dentro da Terapia Cognitivo Comportamental que podem te ajudar a compreender se há realmente alguns transtorno de humor (depressão, ansiedade), e fazer a intervenção para regularização. Também é possível identificar a intensidade do quadro, e portanto, se há necessidade de compensação medicamentosa.
Assim, o melhor a fazer é procurar ajuda especializada de um psicólogo ou psiquiatra, a fim de uma melhor compreensão do que você está sentindo.
Grande abraço
Você pode estar com depressão, além da crise de ansiedade.
A depressão é uma visão muito negativa de si e do mundo, e com isso vai perdendo o interesse de coisas que antes te davam prazer.
A visão negativa de tudo faz com que as crenças negativas sejam fortalecidas ao longo do tempo, prolongando os sintomas e os deixando mais rigorosos
A falta de interesse e desânimo perante algumas atividades, bem como cansaço constante, sono excessivo, isolamento social e irritabilidade são sinais e sintomas sugestivos de episódio depressivo. Entretanto, é necessário investigar a duração dos sintomas, se eles já apareceram em outros momentos e o impacto funcional que eles têm em sua vida pessoal e profissional, além de investigar melhor a ansiedade relatada (quando ela aparece, quais os sintomas físicos e psíquicos você sente, dentre outras inquisições). Por isto, o ideal seria agendar uma consulta com um psicoterapeuta clínico para investigar melhor os aspectos citados. Se for o caso, ele (ela) te encaminhará a um médico psiquiatra para que seja feita avaliação psiquiátrica e aventada a possibilidade de que você seja medicada com antidepressivos e ansiolíticos.
Gostaria apenas de acrescentar ao que já foi colocado pelos meus colegas, sobre importância de você também comparecer a um médico clínico e que deverá o mesmo solicitar exames de sangue, checar hormônios e tireóide.
No mais, o tratamento da depressão (uma vez de fato diagnosticado) deverá ser levada a sério, como toda doença, merece acompanhamento e tratamento efetivos, de preferência em conjunto o Psicoterapeuta e o Psiquiatra.
Pela sua descrição e tempo decorrido, pode-se pensar num quadro depressivo. O diagnóstico de depressão implica numa série de sintomas assim como necessariamente precisa ter uma duração mínima. Porém, precisa-se verificar se este quadro pode ter relação com algum evento importante ocorrido ou mesmo alguma doença física. Seria importante buscar um profissional da área (psicólogo ou psiquiatra) para realizar uma avaliação mais precisa.
Os sintomas que relatou são caraterísticos de um quadro depressivo, porém é muito importante que marque uma consulta com um psiquiatra para que ele faça o diagnóstico e indique um tratamento adequado, que poderá incluir a medicação e a psicoterapia. Mais importante do que saber qual é o seu diagnóstico, é fazer o tratamento para aliviar o seu sofrimento e ter mais qualidade de vida. Isso te ajudará a se sentir mais animada para fazer as atividades do cotidiano e melhorar o seu convívio social. Abraços!

Especialistas

Júlia Henrique Nascimento

Júlia Henrique Nascimento

Psicólogo

Tubarão

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.