Desde criança, sempre tive dificuldades de aprendizado. A ansiedade, fruto de recorrentes casos na f

5 respostas
Desde criança, sempre tive dificuldades de aprendizado. A ansiedade, fruto de recorrentes casos na família paterna, sempre foi um tormento. Acerca de 2 anos, tive crises de pânico, tendo usado o Alenthus XR e apresentei melhora. Ultimamente tenho oscilado entre quadros depressivos e de ansiedade generalizada. Faço uso do Remis 20mg, mas não notei qualquer efeito positivo. Como estudo para concursos, a ansiedade me prejudica imensamente. isso tem me deprimido bastante. Devo mudar a medicação?
Olá. Entendo sua dificuldade, pois a ansiedade e seus diversos sintomas prejudicam a atenção e a concentração. Talvez seu caso seja um quadro clínico misto de Depressão e Ansiedade, o que é muito comum. aconselho a fazer uma reavaliação e verificar a possibilidade de nova medicação com acompanhamento de psicoterapia. Boa sorte.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia. Em geral esperamos cerca de um mês para avaliar se o paciente respondeu à medicação ou não. Se está nessa dose há mais de um mês e ainda apresenta sintomas, convém reconsultar seu médico para possivel troca ou associação de outra medicação.
Concordo com os colegas acima. Sua ansiedade pode estar sendo agravafa por uma depressão. Como vc estudo muito e a ansiedade de lhe atrapalha, vc pode também desenvolver irritabilidade, tristeza e frustração dessa situação. Uma reavaliação considerando-se essas situações podem definir melhor o tratamento quer seja só para ansiedade, quer seja para ansiedade e depressão, ou mesmo uma abordagem com ansiedade e TDAH. Considere também a sugestão de uma abordagem psicoterapeutica. Vai te ajudar muito. Mantenha a confiança de que a melhora depende sempre da persistência e busca. Um forte abraço.
O tratamento medicamentoso tem muita utilidade para a redução dos sintomas físicos (que se relacionam também com os psíquicos), afetando diretamente no funcionamento bioquímico do organismo. Por vezes um determinado medicamento precisa de tempo para seu efeito ou precisa ser reavaliado e trocado, de todo o modo, acontece que sozinho ele não soluciona aquilo que desencadeia os sintomas (lembre-se que os sintomas são relacionados a cargas emocionais, que por sua vez tem relação com aspectos biológicos, psíquicos e sociais). Dessa forma, reforço a orientação do médico psiquiatra Remo sobre uma reavaliação do seu tratamento medicamentoso em conjunto com um tratamento psicoterápico.
Primeira coisa é fazer um diagnóstico correto do seu quadro psicopatológico.
Depois disso, traçar uma estratégia de tratamento que pode envolver medicação.
Em relação a medicação, com um diagnóstico bem feito, se não estiver ajudando deve ser revista pelo psiquiatra.

Especialistas

Dâmaris Lima

Dâmaris Lima

Psicólogo

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Taramis Sartorio

Taramis Sartorio

Psicólogo

Porto Alegre

Rosimeri Dantas

Rosimeri Dantas

Psicólogo

Recife

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 399 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.