Desde a época da escola sempre tive muita dificuldade sempre ´passava na média. e hoje em dia na faculdade

11 respostas
Desde a época da escola sempre tive muita dificuldade sempre ´passava na média. e hoje em dia na faculdade as dificuldades continuam, desconfio q tenho algum deficit de atenção TDA , Qual especialidade médica devo procurar para iniciar um tratamento, neurologista ou psiquiatra?
Entendo que o seu tratamento deve iniciar - se com um psicólogo (a) o qual, possivelmente o atenderá satisfatoriamente. Se houver necessidade ele (a) te encaminhará ao outro profissional. Um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! primeiramente busque por um bom Neurologista especializado em TDAH. em paralelo Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e Bem!
Olá, tanto um psiquiatra, quanto um neuro, podem conduzir o tratamento para TDAH
É comum as pessoas se autodiagnosticarem com tantos nomes. Você diz que desconfia. Não seria importante vc confirmar este diagnóstico? Abordagens médicas para um diagnóstico puramente descritivo, podem ter consequências como uma medicalizacao precipitada.
Bom dia, tudo bem? Esse quadro pode ser avaliado por ambos e através de uma avaliação psicológica também! Fico à disposição...
Ambos os profissionais podem realizar o diagnóstico e tratamento medicamentoso para déficit de atenção. Seria interessante complementá-lo com o acompanhamento psicológico para dialogar sobre como essas dificuldades lhe afetam e encontrar estratégias pessoais de lidar com isso.
Olá, o neuro e o psiquiatra junto com acompanhamento terapêutico enriquecem o trabalho. A terapia cognitivo comportamental por exemplo, ajuda na mudança dos comportamentos, na criação de novos hábitos, melhorando assim a capacidade de enfrentamento e de autonomia para a superação do TDAH
Oriento uma avaliação com psicólogo ou neuropsicólogo, para posterior encaminhamento ao psiquiatra, se for o caso. Mesmo se necessitar de intervenção medicamentosa, o acompanhamento psicoterapeutico é de suma importância para um bom resultado do tratamento.
Ambos os profissionais diagnosticam e tratam essa condição.
Vale ressaltar que o TDAH é um diagnóstico psiquiátrico e que, independentemente do profissional, o tratamento deve abranger uma somatória de medicações, psicoterapia e orientações ambientais.
Um abraço.
Concordo com alguns profissionais acima, tanto um neuro quanto um psiquiatra podem fazer o diagnóstico. Assim como um psicólogo especializado ou um neuropsicólogo. Se for necessário um tratamento medicamentoso, só os dois primeiros podem receitar. No entanto, mesmo que não diagnosticado, você relata perdas e incomodo em relação ao que te acontece. Considero que seria bom um acompanhamento psicológico, para que você possa entender quais os impactos nos diversos aspectos de seu dia a dia e em seus relacionamentos e trabalhar as consequências, inclusive emocionais, destes. Se diagnosticado, também este acompanhamento é de extrema importância para um tratamento completo.
Procure um neuropsicólogo para testagens.

Especialistas

Larissa Medeiros

Larissa Medeiros

Generalista

Salvador

Bruna da Silva Moreira

Bruna da Silva Moreira

Generalista

Rio do Campo

João Felipe Scheidt

João Felipe Scheidt

Médico clínico geral

São Paulo

Agendar uma visita
Aline Cerbino F Xavier da Silva

Aline Cerbino F Xavier da Silva

Psicólogo

Atibaia

Roberta Muniz

Roberta Muniz

Generalista

Belo Horizonte

João Octávio Celante Da Silva

João Octávio Celante Da Silva

Generalista

Pelotas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 33 perguntas sobre Transtornos de déficit de atenção e do comportamento disruptivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.