Desde 2015 venho lutando contra uma Pneumonia Eusinofilica. Faço tratamento com medicamento "corticoides",

4 respostas
Desde 2015 venho lutando contra uma Pneumonia Eusinofilica. Faço tratamento com medicamento "corticoides", o qual tenho melhoras imediatas. Porém quando termino o tratamento conforme indicação do médico, a doença volta novamente! Já fui em vários médicos, porém ainda sem solução! Que posso fazer?
Prezado paciente,
A pneumonia eosinofílica é uma doença caracterizada por inflamação pulmonar que pode variar de uma forma aguda até uma forma crônica.
Não é fácil fazer seu diagnóstico corretamente e, mesmo com o tratamento adequado e feito corretamente, ela pode reativar e continuar a trazer problemas respiratórios.
Recomendo que você faça um acompanhamento regular com um especialista - pneumologista - que tenha experiência com essa doença e seja constantemente reavaliado, a fim de conseguir o melhor tratamento.
Att,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O eosinófilo é um leucócito ("glóbulo branco") de defesa. Por algum motivo, identificado ou não, ele pode desencadear processo inflamatório em alguns orgãos como o pulmão onde esta célula libera suas enzimas no orgão o lesionando.
É necessário, geralmente, biópsia para diagnóstico até porque há outras patologias que envolvem os eosinófilos.
O tratamento com corticóide é para que a nossa imunidade seja suprimida e deixamos de nos auto-agredir.
Se a etiologia não foi definida terá apenas o controle.
A doença pode entrar em remissão, deixar de nos "atacar" ou não.
Deve ser controlada por especialista, no caso o pneumologista, com a menor dose de corticóide possível visto seus efeitos colaterais a longo prazo ou mesmo com um medicamento alternativo.
Não há tempo certo de tratamento depende da resposta, remissões e recaídas.
Olá, que bom que houve melhora com os corticóides. Essa doença é de difícil tratamento, pois realmente os sintomas ficam indo e voltando.

Ficar trocando de médico pode ser ruim, já que toda vez que um médico novo lhe atende, tem que elaborar um raciocínio e tratamento do zero baseando-se nos vários tratamentos prévios que você fez. Um dica para melhor controle da doença é manter regularidade com um profissional e seguir com disciplina as orientações e tratamento recebido. Abraço!
O tratamento da Pneumonia Eosinofilica em alguns casos pode ser demorado e até crônico, a retirada do corticóide deve ocorrer de forma lenta em torno de 6 meses e devido a muitas decaídas da doença como no seu caso pode-se pensar em associar com o corticóide outra medicação com ação imunossupressora, como forma de deixar uma dose baixa de corticoide com menos efeitos colaterais.

Especialistas

Fabrício Ziliotto

Fabrício Ziliotto

Generalista

Umuarama

Karina Pierantozzi Vergani

Karina Pierantozzi Vergani

Pediatra

São Paulo

Amanda Almirão Alves

Amanda Almirão Alves

Pneumologista, Internista

Maracaju

Ana Luiza Pagani Fonseca

Ana Luiza Pagani Fonseca

Pneumologista

Florianópolis

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 418 perguntas sobre Pneumonia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.