Desde 2015 venho lutando contra uma Pneumonia Eusinofilica. Faço tratamento com medicamento "corticoides",

4 respostas
Desde 2015 venho lutando contra uma Pneumonia Eusinofilica. Faço tratamento com medicamento "corticoides", o qual tenho melhoras imediatas. Porém quando termino o tratamento conforme indicação do médico, a doença volta novamente! Já fui em vários médicos, porém ainda sem solução! Que posso fazer?
Prezado paciente,
A pneumonia eosinofílica é uma doença caracterizada por inflamação pulmonar que pode variar de uma forma aguda até uma forma crônica.
Não é fácil fazer seu diagnóstico corretamente e, mesmo com o tratamento adequado e feito corretamente, ela pode reativar e continuar a trazer problemas respiratórios.
Recomendo que você faça um acompanhamento regular com um especialista - pneumologista - que tenha experiência com essa doença e seja constantemente reavaliado, a fim de conseguir o melhor tratamento.
Att,

O eosinófilo é um leucócito ("glóbulo branco") de defesa. Por algum motivo, identificado ou não, ele pode desencadear processo inflamatório em alguns orgãos como o pulmão onde esta célula libera suas enzimas no orgão o lesionando.
É necessário, geralmente, biópsia para diagnóstico até porque há outras patologias que envolvem os eosinófilos.
O tratamento com corticóide é para que a nossa imunidade seja suprimida e deixamos de nos auto-agredir.
Se a etiologia não foi definida terá apenas o controle.
A doença pode entrar em remissão, deixar de nos "atacar" ou não.
Deve ser controlada por especialista, no caso o pneumologista, com a menor dose de corticóide possível visto seus efeitos colaterais a longo prazo ou mesmo com um medicamento alternativo.
Não há tempo certo de tratamento depende da resposta, remissões e recaídas.
Olá, que bom que houve melhora com os corticóides. Essa doença é de difícil tratamento, pois realmente os sintomas ficam indo e voltando.

Ficar trocando de médico pode ser ruim, já que toda vez que um médico novo lhe atende, tem que elaborar um raciocínio e tratamento do zero baseando-se nos vários tratamentos prévios que você fez. Um dica para melhor controle da doença é manter regularidade com um profissional e seguir com disciplina as orientações e tratamento recebido. Abraço!
O tratamento da Pneumonia Eosinofilica em alguns casos pode ser demorado e até crônico, a retirada do corticóide deve ocorrer de forma lenta em torno de 6 meses e devido a muitas decaídas da doença como no seu caso pode-se pensar em associar com o corticóide outra medicação com ação imunossupressora, como forma de deixar uma dose baixa de corticoide com menos efeitos colaterais.