Desconfio que eu tenha DAHD e ultimamente está atrapalhando a minha vida, apesar de ter atrapalhado

19 respostas
Desconfio que eu tenha DAHD e ultimamente está atrapalhando a minha vida, apesar de ter atrapalhado várias coisas no passado. Qual profissional devo buscar primeiro para o diagnóstico? Quais os exames normalmente são requisitadas pelos profissionais? O plano de saúde cobre estes exames?
Olá

O TDAH -Transtorno de Déficit de Atenção-hiperatividade pode ser responsável por muitas atrapalhações na vida de uma pessoa e se observa isso desde a infância, especialmente no ambiente escolar. Pode ser verificado na entrevista clínica e através de outros instrumentos, testagens ou escalas específicas utilizados por psicólogos, na verdade um conjuntos de instrumentos que definirão a afirmação. Na fase adulta, podem surgir outras características ou dificuldades que merecem atenção, se justificando assim um olhar profissional para auxiliar na identificação e conduta. A psicoterapia tem importante papel nesse processo. Se for de ajuda a busca de medicação, o psicólogo encaminhará, após definição com a pessoa/paciente, ao médico.

Maria de Lourdes Kussler

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O TDAH possui 3 tipos predominantes: 1) Com sintomas característicos de Desatenção, 2) Com característicos de Hiperatividade e Impulsividade e 3) Com características combinadas. As pessoas que possuem a característica predominante da Desatenção apresenta dificuldades de aprendizagem e baixo rendimento escolar enquanto as que possuem o tipo predominantemente Hiperativo e Impulsivo apresentam prejuízos ocupacionais e sociais estando mais propensas a acidentes e problemas com a lei. O exame é clínico e pode ser realizado por psicólogos, psicanalistas e psiquiatras. Quanto à cobertura de plano de saúde procure algum desses profissionais que atendem por algum plano.
O TDAH caracteriza-se por um funcionamento neurológico diferenciado, especificamente no córtex pré frontal, responsável pelo processamentos dos estímulos ambientais e as respostas relativas.
Pode haver a confirmação do diagnóstico ou de apenas funcionamento próximo ao do TDAH.
Importante você procurar um neurologista para o correto encaminhamento do quadro (diagnóstico e intervenção medicamentosa).
Você não menciona o porquê de considerar a possibilidade deste diagnóstico, mas é importante associar a psicoterapia à compensação medicamentosa.
No último congresso sobre o tema, na Europa, validou-se a combinação de medicação com Terapia Cognitivo Comportamental, para o efetivo controle da sintomatologia do TDAH.
Boa sorte e grande abraço
Para buscar um diagnóstico é importante procurar um neurologista ou psiquiatra, e geralmente estes médicos também solicitam avaliação neuropsicológica para confirmar o diagnóstico.
Quanto ao plano de saúde os médicos são cobertos por qualquer plano a avaliação neuropsicológica, pouquíssimos planos cobrem este serviço.
Coloco-me a dilsposição;
Denise
Você pode iniciar a investigação clínica com um médico psiquiatra ou neurologista que seja conhecedor na temática. Através de uma entrevista de anamnese bem detalhada ele verificará se existe a necessidade de lhe solicitar exames para auxiliar na realização do diagnóstico (essa etapa é utilizada para poder excluir outros possíveis diagnósticos). Você, também, precisará realizar uma avaliação psicológica (neuropsicológica) com profissional que estude o TDAH. Esse profissional lhe aplicará diversos testes que contribuirão na realização do diagnóstico médico. Abraço
Olá, o diagnostico de DTAH não é feito imediatamente, são precisos alguns pre-requisitos, como: idade, quando foi percebido, grau de sofrimento etc...independente do que seja,o fato de você perceber que está lhe causando prejuízo já é fator relevante, O ideal é procurar um psicologo com especialidade na área, apos avaliação do mesmo, ele pode lhe encaminhar para um neuro ou Psiquiatra se necessário.
Debate-se intensamente em Fóruns científicos a realidade ou ficção dos diagnósticos de TDAH! Valorizo a exploração de variáveis antropológicas e sócio dinâmicas, na escuta dos sujeitos. Muitas vezes variáveis externas, ambientais e familiares desorganizam o sujeito.
Para crianças e adolescentes, indico passar por psicopedagogo/a, Se necessário, por um psicólogo que realize psicodignósticos com instrumentos aceitos pelo Conselho Federal de Psicologia.
Um autodiagnóstico não é recomendado, uma vez que existem profissionais e instrumentos adequados para se verificar e diagnosticar com precisão o TDAH. Sugiro que o(a) Sr(a) procure um neurologista e um psicólogo especialista. Os planos de saúde normalmente cobrem a consulta, porém, os exames, por serem de custo elevado o plano de saúde não cobre.
Sua pergunta não aponta quais sintomas vem percebendo em si que levam à suspeita de TDAH. No entanto, se existe um desconforto com relação à sua vida, suas atividades, existe uma demanda de tratamento. Suponho que sua queixa perpasse pela dificuldade em executar determinadas tarefas. Em princípio, um processo psicoterápico com psicólogo seria recomendado. No entanto, recomendaria consulta com médico de sua confiança, para que este avalie antes se existe algum fator fisiológico interferindo nas suas atividades. Caso contrário, este mesmo médico poderá lhe encaminhar ao tratamento psicológico adequado.
Desejo sucesso! Conte sempre!
Procure um psiquiatra para fazer o diagnóstico clinico e faça também um test é neuropsicológico.
Bom dia

Tdah? Acredito que vários profissionais tenham dispositivos de diagnóstico e tratamento. Eu me utilizo da abordagem psicanalítica que não trabalha exatamente com esse tioo de diagnóstico, mas sim o de deslocamento da atenção e hiperestimulação. Assim a proposta desta abordagem é de analisar o sujeito com esse fenômeno e possibilitar um espaço de escuta para que o sujeito ativo diante des sintomas. No mais, recomendo que procure um profissional para que possa dar um tratamento.

abc

Danilo Alves da Cruz
Olá, na realidade a recomendação é sempre o principio básico, faça uma avaliação médica com o clinico geral e neurologista e paralelo faça uma avaliação psicodiagnóstica com o psicologo(a) para compreender como esta o seu desenvolvimento emocional e cognitivo assim poderá fazer a junção de todas as condutas e trilhar um caminho adequado para compreensão das suas dificuldades.
Procure um Neurologista e também um Neuropsicólogo para a avaliação e diagnóstico. Geralmente recebo pacientes encaminhados pelos próprios neurologistas que solicitam a Avaliação Neuropsicológica. Quanto a cobertura pelos planos de saúde, essa Avaliação não encontra-se no rol de procedimentos obrigatórios ofertados pois como ela é mais abrangente avaliando toda a parte cognitiva, emocional e aspectos ambientais, é um procedimento que demanda várias sessões e faz-se uso de no mínimo 13 testes, além de outros de acordo com a hipótese diagnóstica investigada.
O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade pode ser diagnosticado por um Neurologista ou Psiquiatra, suas principais características são desatenção, hiperatividade e impulsividade. O diagnóstico é clinico utilizando uma relação de critérios médicos, isto é, é realizando uma anamnese especifica e detalhada, incluindo histórico familiar, não é necessário nenhum tipo de exame. Seu tratamento é a combinação de intervenção com medicamentos e psicoterapia na linha cognitiva comportamental. No caso de criança é aconselhável procurar uma psicopedagoga. Se estiver atrapalhando a fala, leitura e comunicação escrita procure um fonoaudiólogo também. Os planos de saúde costumam cobrir consultas com todos os profissionais aqui mencionados.
É difícil fazer um diagnóstico somente por poucas descrições de sintomas. É necessário que se realize um psicodiagnóstico. No entanto, o TDAH se manifesta desde os primeiros anos de vida e produz sintomas que prejudica a vida do portador do transtorno. É necessário o tratamento para não "queimar" etapas da vida sendo que o não tratamento pode ocasionar problemas relacionados a socialização. Desde já, um abraço e boa sorte.
O diagnóstico do TDAH é feito por uma equipe multidisciplinar ( psiquiatra, psicólogo, psicopedagogo , análise escolar e família),
Geralmente os convênios cobrem esses procedimentos.
Muitos sintomas se confundem com o TDAH, mas só uma equipe poderá analisar.

Abraço,
Olá. Primeiramente te oriento a procurar um psicólogo para avaliação psicológica e um médico neuro. O diagnóstico e feito de maneira combinada e o tratamento também! Fico a disposição. Boa sorte
Bom dia,

Se você desconfia que possa ter o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade porque de certa forma está tendo prejuízos na sua vida diária, recomendo que você realmente procure um profissional para confirmar isso ou então descartar essa possibilidade, uma vez que o autodiagnóstico não é um bom caminho.
Você pode procurar um psicólogo, psiquiatra e até um neurologista.
Não são necessários exames porque o diagnóstico é inteiramente clínico. Por isso, deve ser um profissional de sua confiança.

Abraço!
Recomendo que vá a uma consulta com o psiquiatra para avaliação diagnóstica médica. Os exames que serão pedidos servem para descartar causas orgânicas para os sintomas e prevenir efeitos colaterais de possíveis medicações a serem instituídas.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 441 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.