Descobri um nódulo na tireoide através de US pedido por ginecologista. Tem 15mm. Fiz paaf, e a biopsia

4 respostas
Descobri um nódulo na tireoide através de US pedido por ginecologista. Tem 15mm. Fiz paaf, e a biopsia deu Bethesda VI. Meus hormônios sempre foram e estão normais. Não tem suspeita nos linfonodos. CEA, calcitonina ok. Vale a pena refazer a paaf? Nao queria a tireiodectomia total
Ola. A presença de nódulo na tireóide com uma PAAF com Bethesta VI produz uma elevada suspeita de neoplasia maligna da tireoide. Este diagnóstico será confirmado apenas com a retirada da lesão pela remoção cirurgica da tireoide. A realização de uma nova PAAF não anula o achado de uma punção prévia com Bethesda VI. Então, ainda que se realize uma nova punção e mesmo que esta punção não venha sugerindo um tumor de tireoide, habitualmente não se modifica a conduta, pois pode ser que não venha um material adequado. A ausência de linfonodos e os exames de sangue normais não excluem esta possibilidade diagnóstica, mas ajudam em pensar que a cirurgia pode ser muito eficaz para resolver o problema. Sugiro que consulte com um médico endocrinologista e um cirurgiao de cabeça e pescoço para analisar seu quadro e avalie a indicação do tratamento cirúrgico. Melhoras!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A cirurgia é o tratamento correto. O importante é ter um esclarecimento sobre ela.
Embora existem muitas dúvidas as complicaçoes são incomuns.
Cara (o) paciente, a classificação de Bethesda utiliza parâmetros celulares que diferiem lesões benignas de malignas, e infelizmente quanto maior é a classificação (IV, V e VI), maior o risco que o nódulo tem de ser maligno, pois a especificidade e sensibilidade do exame são elevadas (mais de 97%), portanto você precisa pensar na possibilidade do tratamento cirúrgico, principalmente pelas probabilidades de se ver livre de uma doenca muito seria. Espero ter lhe ajudado
Tem indicação formal de tireoidectomia. Os marcadores tumorais que você citou não são usados para rastreamento de tumores da tireóide.

Especialistas

Luiz Carlos Nunes

Luiz Carlos Nunes

Cirurgião geral, Generalista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Rafael Nagato

Rafael Nagato

Cirurgião geral, Cirurgião bariátrico

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Mickael Oliveira Duarte

Mickael Oliveira Duarte

Cirurgião de cabeça e pescoço, Cirurgião geral

Rio Do Sul

Agendar uma visita
João Rodrigues

João Rodrigues

Especialista em diagnóstico por imagem

Caruaru

Agendar uma visita
Marlon Monarim

Marlon Monarim

Radiologista, Especialista em diagnóstico por imagem, Angiologista

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 221 perguntas sobre Biopsia da tireoide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.