Descobri que tenho TOC. O especialista me disse que não tem cura e me receitou Clomipromina. Isso ajuda?

8 respostas
Descobri que tenho TOC. O especialista me disse que não tem cura e me receitou Clomipromina. Isso ajuda? Não tem mesmo cura? Muito obrigado.
Olha, sei que um diagnóstico assim dito "na lata" é bem difícil aceitar. Muitas vezes dizemos que determinado transtorno não tem cura porque PELO CONHECIMENTO ATUAL, AINDA NÃO CONSEGUIMOS ENTENDÊ-LO BEM!! Um dos grandes problemas da psiquiatria é identificar o "agente etiológico" causador dos transtornos na psiquiatria. Por isso que não existe exame ESPECÍFICO para nenhum diagnóstico na psiquiatria. Pois o objeto de estudo da psiquiatria é o comportamento - o que é normal e o que é patológico? Por um grande tempo vc já tinha TOC e não sabia que determinados comportamentos obsessivos eram tidos como não normais.Tanto que só tratamos a partir de certo grau; quando interfere na dinâmica do paciente, no seu dia-a-dia, lhe trazendo prejuízos. Os transtorno em geral tem uma característica hereditária. O TOC está no grupo das ansiedades - se analisar bem, tem outros na sua familia: uns tratam outros não. Mas concordo com o que já foi dito, TEM de ser feito medicação e psicoterapia. Melhoras.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É possível iniciar um tratamento multidisciplinar com Psiquiatra e Psicólogo e amenizar os sintomas e até mesmo reequilibrar sua saúde física, mental e Emocional e assim estabilizar sua saúde Física, Emocional e Mental.
"Desconfie do Destino e Acredite em Você "
Um abraço Carinhoso
O importante é iniciar logo um tratamento multidiciplinar com psiquiatra e psicologo, a terapia cognitiva comportamental tem um efeito benéfico e seguir certinho o tratamento, a compreensão do problema também é importante então pesquise se informe.
Se por curar entende algum tipo de tratamento certeiro, 100% eficaz e sem consequências, realmente não podemos afirmar muito, tanto se há quanto se não há. Mas a ajuda psicoterápica têm se mostrado de imensa ajuda no controle de sintomas e na restituição de qualidade de vida. Nesse sentido, é possível que se trate e que isso possa até não ser mais um problema para você. Um Abraço
A medicação pode, sim, ajudar a mitigar os sintomas e o o sofrimento relacionado a eles. Entretanto dizer que o TOC não tem cura é tão precipitado quanto eu te afirmar aqui categoricamente que ele TEM cura. Conforme disse, a medicação trata os sintomas e não a causa e sendo assim não cura a doença, embora alivie. Pode ser que um tratamento psicoterápico possa te ajudar a alcançar pelo menos parcialmente isso que você chama de cura. É o que eu recomendaria.
O TOC realmente não tem cura, mas felizmente a combinação de psicofármacos com psicoterapia melhoram muito a qualidade de vida do paciente, diminuindo crises e mudando comportamento. O autoconhecimento é uma ferramenta poderosa no manejo da ansiedade e das ideias obsessivas. Não desanime!
O manejo das doenças mentais crônicas, especialmente aquelas relacionadas com a ansiedade, pode ser conseguido através de medicamentos psicotrópicos ou psicoterapia Cognitiva ou uma combinação de ambos. A terapia Cognitiva é o tratamento de eleição para os Transtornos de Ansiedade, pois abrange tanto uma reestruturação dos aspectos do pensamento e emoção quanto um recondicionamento das respostas fisiológicas relacionadas a ansiedade. Estudos longitudinais mostram que mesmo após concluído o tratamento os pacientes continuam melhorando progressivamente devido a aprendizagem ds habilidades necessarias para o enfrentamento da ansiedade.
O TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO ( TOC) é um transtorno comum, crônico e duradouro, caracterizado pel presença de obsessoes ou compulsões.
Ela pode ser incapacitante, quando não permite que o indivíduo realize seus compromissos, o indivíduo perde muito tempo realizando seus afazeres, como por exemplo, certifica-se varias vezes se trancou a porta.
Obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que são vivenciados como instrutivos e indesejados.
O TOC é tratado com medicação e Psicoterapia, devendo-se pensar na combinação dos dois. A maioria dos pacientes respondem bem ao tratamento,
Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari

Especialistas

Júlia Henrique Nascimento

Júlia Henrique Nascimento

Psicólogo

Tubarão

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.