Descobri que tenho síndrome do jaleco branco, ao aferir a pressão chegou até 16/10. Como controlar

10 respostas
Descobri que tenho síndrome do jaleco branco, ao aferir a pressão chegou até 16/10. Como controlar essa ansiedade? Vou passar por exames médicos de concurso público onde no edital consta q é questão de incapacidade ter pressão alta acima do que a OMS diz 14/9.
Terapia EMDR poderá te ajudar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A síndrome do jaleco branco é uma reação de ansiedade diante de profissionais de saúde. Apesar de poder afetar a pulsação e a pressão arterial, não é o mesmo que o quadro de hipertensão provavelmente descrito no citado edital. Na situação citada acima fica o questionamento de como se chegou a tal diagnostico, ainda assim recomendo que procure um psicologo, para ter ajuda com a sua ansiedade, e um psiquiatra que poderá atestar que a reação física se deve a suas emoções. Um cardiologista poderá atestar que você não tem problema de hipertensão.
Olá!
A Hipertensão do Jaleco Branco realmente indica que a pressão se eleva em situações de estresse, como por exemplo uma consulta médica.

Mas lembre-se que o estresse pode ocorrer em qualquer local: no trânsito, em casa, no trabalho, num concurso público, etc... ou seja, esta pressão deve ser tratada também!

Recomendo procurar uma boa equipe de saúde mental, com psiquiatras e psicólogos, capacitados para te auxiliar na redução da ansiedade. Também procure um cardiologista.
Olá. O exemplo de situação que te provoca ansiedade citado na pergunta pode estar referido a experiência anterior traumática que seja relembrada ao estar diante de alguém com "jaleco branco".
Será fundamental buscar auxílio psicológico para suporte em relação a identificação dos motivos que geram a ansiedade e tratá-los, o que também te ajudará com mais calma para lidar com a fase de concurso.

É fundamental também buscar cardiologista, investigar se há doenças cardíacas na familia etc, assim como realizar o melhor tratamrnto e prevenção

Para níveis altos de ansiedade, um psiquiatra também ajudará muito e poderá acompanhar a redução e estabilização dos níveis de ansiedade
A síndrome do jaleco branco é só um sinal de que voce nao lida muito bem com situaçoes de estresse, isso pode ocorrer em qualquer situação que voce esteja sob pressao , seja de pressao arterial , pressao para medir seu conhecimento como por exemplo prova, de qualquer forma sua ansiedade nos fala de seus medos e como lida com tudo isso, Um cardiologista pode indicar um remédio , e um psicologo pode ajudar a voce a administrar esse medo seja qual for ele, ,
Boa sorte
A ansiedade pode ser tratada com acompanhamento médico medicamentoso e ou acompanhamento psicológico. No seu caso sugiro que você faça uma avaliação médica para certificar que não há nenhum problema cardiológico significativo, descartando assim problemas fisiológicos . Além disso, busque um psicólogo para te ajudar a lidar com essa síndrome e com os exames do concurso. Se necessário, o psicólogo poderá ter encaminhar ao psiquiatra para fazer uso de medicação.
O seu caso pode ser tratado em Terapia Cognitivo Comportamental com Psicólogo. Sugiro buscar um Psicólogo da área. Grande abraço!
Olá, vejo que sua ansiedade realmente é grande ao ver alguém da área da saúde e isso altera seu fisiológico. Acredito que seja um desconforto enorme, porém é possível reverter com a Terapia adequada. Procure um psicólogo especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, pois este estará apto a trabalhar seus pensamentos, emoções e comportamentos. Este profissional também lhe ajudará com técnicas de relaxamento que ajudará no processo.
Olá! Oriento que procure um psicólogo que poderá ajudar a controlar o medo e ansiedade para a realização da prova. Apenas orientação acredito que não seja suficiente. Exercícios de respiração ajudam muito a manter-se mais calmo também. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição. Boa sorte!
Olá, sou Psicóloga Comportamental e de Bem-estar Emocional. Seria ótimo que você pudesse ter um acompanhamento psicológico. Se você mora em Brasília, conte comigo. Porém, como não sei onde mora, gostaria sugerir algumas ações que podem lhe ajudar, tais como, procure observar os seus pensamentos antes e durante a consulta e contestá-los, focando nos benefícios do procedimento. Por outro lado, procure se aproximar de pessoas que utilizam jaleco, de sua confiança, dessa forma, dessensibilizando sua síndrome e resignificando suas emoções. Bom trabalho!

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1036 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.