Descartando fatores fisiológicos, por que um pensamento obsessivo vindo do TOC causa tanto déficit

4 respostas
Descartando fatores fisiológicos, por que um pensamento obsessivo vindo do TOC causa tanto déficit cognitivo em questão de foco e memória? Quanto tempo leva para os medicamentos e a TCC fazer efeito nesse tipo de quadro?
Recomendo associar ao tratamento medicamentoso a psicoterapia para autoconhecimento.
Assim você pode entender quais seus aspectos psico emocionais podem estar causando os sintomas.
Então poderá ter maior concentração e equilíbrio para a vida pessoal e profissional.
Abraços

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
pense comigo, quando você precisa aprender algo cognitivo, você necessita usar dos seus pensamentos para processar as informações. Agora pensemos, quando uma pessoa têm pensamentos obsessivos, os pensamentos ficam vindo no lugar e na hora errada, a pessoa não têm um controle sobre essa questão. Logo, os pensamentos começam a se misturar em momentos em que a pessoa deveria usar de sua atenção para aprender algo, entretanto acaba usando para observar os pensamentos obsessivos. Sendo assim, os pensamentos obsessivos ganham vez, no lugar dos pensamentos cognitivos que deveriam funcionar naquele momento. Os medicamentos têm um próprio tempo para funcionar, alguns têm efeitos de semanas e outros de meses. A psicoterapia depende, todo tratamento psicológico demanda tempo e paciência do cliente/paciente, pois é um vínculo que têm que ser criado, o profissional precisa saber da sua história de vida, entender a sua queixa entre outras questões. Abraços e tenha uma ótima semana!
Bom dia. Para que os processos cognitivos estejam funcionando bem, é necessário que se tenha foco para poder aprender o necessário, e que não esteja ansioso. A ansiedade prejudica o foco, o que prejudica o processo de memorização, o que prejudica a cognição. É como um ciclo vicioso. À medida que você acredita não estar tendo uma boa cognição, você fica mais ansioso e alimenta esse ciclo. Os pensamentos obsessivos tomam proporções maiores do que os pensamentos que você deseja ter, prejudicando o foco e aumentando a ansiedade. Quanto ao tempo de tratamento, isso é muito individual, cada paciente tem seu tempo, cada medicamento tem seu tempo, mas em geral é necessário que combine a medicação com a psicoterapia (nesse caso, o indicado é Terapia Cognitiva Comportamental). Espero ter ajudado; abraço
Boa tarde,
Assim como a maioria das doenças, o TOC também pode se apresentar de forma leve, moderada ou grave. Então os pensamentos obsessivos vão atrapalhar o desempenho nas atividades da vida diária proporcionalmente à gravidade da doença.

Geralmente os medicamentos antidepressivos usados para TOC não fazem efeito antes de 4 semanas. Entretanto, como o tratamento do TOC exige dosagens quase três vezes maiores do que o tratamento para depressão, é comum que o resultado também demore em torno de 3 meses, pois as dosagens precisam ser aumentadas lentamente a fim de evitar efeitos colaterais.

Quanto à Terapia Cognitivo Comportamental, a escala para melhora dos sintomas também é de vários meses, mas se a doença for moderada ou grave, dificilmente trará resultados satisfatórios se não for associada a uso de medicamentos.

Por fim, o tratamento combinado de medicação e TCC é o mais eficiente.

Estimo melhoras.
Atenciosamente.

Especialistas

Paulo Cesar T Ribeiro

Paulo Cesar T Ribeiro

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Marlis Burgos

Marlis Burgos

Psicólogo

Curitiba

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Vinicius Marinacci Cardim

Vinicius Marinacci Cardim

Psicólogo

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 263 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.