Depressão tem cura definitiva?
10
respostas
Depressão tem cura definitiva?

Olá. Após diagnosticada, é necessário saber a intensidade/grau que a Depressão se apresenta, que pode ser leve, moderada ou grave e eleger a melhor forma de tratamento. Ao fim, espera-se que o paciente não apresente mais esta alteração do humor e muitos, realmente, não mais a apresentam.
Em alguns casos, pode ser que estejamos diante de um Transtorno Depressivo Recorrente, que é caracterizado justamente pela repetição de episódios depressivos devem ser, novamente, diagnosticados e tratados.
Pense da seguinte forma: há alteração no humor, você se sente com menos energia e a sua vontade e iniciativa diminuem. Procure seu psiquiatra e seu psicólogo para que haja um diagnóstico e após faça o tratamento indicado e confie nas indicações do profissional.
Abraços
Em alguns casos, pode ser que estejamos diante de um Transtorno Depressivo Recorrente, que é caracterizado justamente pela repetição de episódios depressivos devem ser, novamente, diagnosticados e tratados.
Pense da seguinte forma: há alteração no humor, você se sente com menos energia e a sua vontade e iniciativa diminuem. Procure seu psiquiatra e seu psicólogo para que haja um diagnóstico e após faça o tratamento indicado e confie nas indicações do profissional.
Abraços
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?

Antes de tudo, devemos lembrar que a depressão é uma doença bastante comum, que não poupa classes sociais específicas (atinge ricos e pobres, da área rural e urbana, de todas as etnias) e que pode ser causada por fatores ambientais (citamos como exemplo clássico o estresse), fatores genéticos (sempre devemos analisar os antecendentes de depressão e outros transtornos nos familiares) e também hormonais (os clássicos são alterações hormonais durante a TPM, gestação, pós parto e menopausa nas mulheres e alterações na tireóide em homens e mulheres). Quando fazemos o tratamento de um episódio depressivo, devemos sempre buscar a remissão completa dos sintomas e fazer um período de manutenção do tratamento, que vai depender de caso para caso. Mas devemos ficar atento para o risco de recorrência do quadro no futuro, visando sempre diminuir o risco de uma nova ocorrência, que é o que chamamos de " cura", mas é algo que devemos nos atentar para não nos descuirdarmos e aumentar a chance d recaída

Dependo do histórico de cada paciente. Pode-se minimizar os efeitos através de psicoterapia e medicação adequada. Atuando como preventivo de recaídas. A terapia atua como informativa da doença e crises vividas pelo paciente.A cura só será possível se houver mudanças de atitudes do paciente, trabalhando a compreensão dos sintomas depressivos.

A depressão é um transtorno de humor, e não de personalidade. Apresenta-se em graus, de leve a grave. Há que se investigar histórico familiar, se sua origem refere-se à causas endógenas (internas, própria da estrutura emocional do paciente) ou por causas externas (desemprego, luto, fim de relacionamento...).
Em cada caso, faz-se um estudo das causas, bem como do histórico da doença.
Com a psicoterapia e compensação medicamentosa, se for o caso, é possível que o paciente saia desse rebaixamento de humor, e o próximo passo é a manutenção e prevenção de recaída.
Em cada caso, faz-se um estudo das causas, bem como do histórico da doença.
Com a psicoterapia e compensação medicamentosa, se for o caso, é possível que o paciente saia desse rebaixamento de humor, e o próximo passo é a manutenção e prevenção de recaída.

olá, gostaria de pontuar um fator importante sobre a depressão, quanto mais episódios tiver, maior a probabilidade de ter outros episódios, portanto quanto antes começar o tratamento e se manter controlando o transtorno, com apoio de bons profissionais, estará mais próximo de alcançar a remissão dos sintomas. Att

Depressão tem cura, desde que se faça um tratamento adequado. Psicologa e psiquiatra devem trabalhar juntos.

A Depressão pode ser controlada. Existe tratamento especifico e a pessoa pode ter a vida funcional com controle total dos sintomas. Procure terapia Cognitivo Comportamental e se tiver a oportunidade de fazer hipnoterapia pode resolver o quadro mais rápidamente.

Uma pessoa diagnosticada com depressão poderá levar uma vida muito satisfatória, sem a presença dos sintomas, se fizer o tratamento adequado. Mas, não há cura para a depressão. A pessoa deverá fazer acompanhamento médico e psicológico ao longo da vida para evitar novas crises. Bem como, adquirir autoconhecimento para conseguir identificar os estágios iniciais de uma crise e buscar ajuda antes que sua vida seja prejudicada pelos sintomas da depressão.

Olá,
se ela for bem tratada com acompanhamento psicológico, e em alguns casos psiquiátrico, é possível sim ter uma qualidade vida de vida normal.
Normalmente os pacientes que sofrem de depressão, mesmo depois de terem tido alta, não se permitem fortes emoções, e muito menos ficarem tristes.
Por isso o tratamento psicológico é importante, para que você entenda como lidar com seu corpo e suas emoção e não ter a necessidade de se esquivar delas.
Estou a disposição
Att,
se ela for bem tratada com acompanhamento psicológico, e em alguns casos psiquiátrico, é possível sim ter uma qualidade vida de vida normal.
Normalmente os pacientes que sofrem de depressão, mesmo depois de terem tido alta, não se permitem fortes emoções, e muito menos ficarem tristes.
Por isso o tratamento psicológico é importante, para que você entenda como lidar com seu corpo e suas emoção e não ter a necessidade de se esquivar delas.
Estou a disposição
Att,

Há algo próximo a um consenso de que no caso da depressão ou dos estados depressivos existe mai um controle do que própria,ente uma cura. Entretanto o mais importante é iniciar o tratamento quanto antes,para que a fala do sujeito em estado depressivo tenha espaço em sua singularidade e que as possibilidades da inserção do sujeito novamente no circuito desejaste possa de fato ocorrer. Procure um psicanalista em sua região para iniciar um processo de análise.
Especialistas






Perguntas relacionadas
- sou usuaria de sertralina 25 mg, mas com o tempo venho tendo pensamentos intrusivos com tudo todas as horas, ate com quem amo,isso me deixa ansiosa e com medo de um surto, faço terapia e o medico aumentou minha dose de sertralina
- Eu não estou sentindo nada! Não consigo mais me preocupar com o que antes me preocupava, e não estou tendo paciência pra interagir com outras pessoas. (Me dá uma preguiça,as vezes irritação ou pior as vezes eu não consigo entender o que ela quis dizer) to parecendo que estou em transe,como se não estivesse…
- Olá , tenho uma filha de dois anos , mas sinto que nunca me curei da depressão pós parto , estou a cada dia mais triste e sem motivações , me sinto muito irritada o tempo todo e não sinto prazer em absolutamente nada , não tenho mais paciência com minha filha e sinto que estou começando a rejeita-la…
- Um vazio existe dentro de mim, consigo preencher me distraindo com as coisas normais da vida, trabalho, familia, mas essa sensação de vazio sempre volta acompanhada de uma vontade de desistir de tudo, vivo uma vida feliz aos olhos de todos, tenho amigos, um marido, as vezes sinto que aprendi a conviver…
- Como o terapeuta floral avalia seu paciente para fazer a prescrição dos florais para tratamento ?
- Tava tomando sertralina de 75 a minha mãe ficou me pedindo pra tomar de 50 aí baixei. Só que esses dias tive um abalo emocional e voltei tomar de 75 por conta própria. E agora abaixei pra 50 de novo. Isso é perigoso?
- Quais doenças os florais de Bach podem ajudar a tratar ou prevenir?
- Quem pode ser um terapeuta floral? .
- Como parar de sentir culpada por algo que não fez?mas você levou a culpa.
- É normal que a depressão só melhore quando ficamos longe de alguma situação estressante?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1176 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.