Depressão por perseguição profissional ou seja assédio moral, gostaria de saber o que fazer?

13 respostas
Depressão por perseguição profissional ou seja assédio moral, gostaria de saber o que fazer?
Bem em primeiro lugar quero destacar uma questão muito recorrente. A tristeza X depressão.
É preciso avaliar a sua situação antes de diagnosticar a depressão, você pode estar passando por um desconforto, uma situação extremamente desconfortável, o que pode estar deixando-a muito triste, ou até mesmo entrando em um processo depressivo. O assédio moral é muito GRAVE, e realmente pode levar não só a depressão, como a outros problemas emocionais.
Minha orientação é que procure ajuda de um bom advogado para ser orientada juridicamente como deve fazer, e, um psicólogo (a) para que possa avaliar esse sofrimento, e suposta depressão, não deixe passar muito tempo, quanto mais rápido buscar ajuda melhor será sua recuperação.
Desejo que tudo de certo.
Att
Sayonara Machado.

Olá, seria interessante a princípio um acompanhamento psicoterápico.
Caso haja algum transtorno (como ansioso ou depressivo) ocasionado pela fator estressor em que haja a necessidade de um suporte medicamentoso, seria então necessário um acompanhamento psiquiátrico associado.
De qualquer maneira,a abordagem psicoterápica neste momento é mandatória.
Espero que as orientações te ajudem.
Att.
Em caso de depressão deve-se consultar um psicólogo para avaliar sua situação e ajudar a encontrar outras formas de superação deste sintoma e caso haja necessidade encaminhar também ao psiquiatra. Entretanto como se trata de assédio moral, também procure o Centro de Referência em Saúde do Trabalhado - CEREST do seu estado e procure ajuda especializada para tomar as medidas adequadas para barrar o assédio que está acontecendo com você. Boa sorte! Fique bem!
O assédio moral é uma maneira continuada de expor o empregado a situações que o humilham. Isto causa doenças psicológicas e também físicas. Pelo visto o seu caso ainda está no plano psicológico mas pode, sim, evoluir para outras doenças e - principalmente - para a Síndrome de Burnout, que é o estresse potencializado ao máximo no ambiente de trabalho. A princípio seria bom tentar uma conversa com o superior assediante. A partir de um não entendimento por parte deste, outras medidas mais efetivas podem ser tomadas; pode-se ir acumulando provas contra ele e num momento posterior talvez até se possa encontrar testemunhas para um eventual processo. O importante é, durante todo este movimento, tentar manter o equilíbrio necessário para se conseguir êxito. Neste momento um acompanhamento psicoterápico pode ajudar a atravessar este período de turbulências não deixando chegar ao ponto de adoecimentos físicos. Enfim, deve-se procurar ajuda psicológica concomitantemente a alguma ajuda legal.
O que me parece é que você está se sentindo muito, muito triste, ao ponto de usar o termo "depressão", por estar sofrendo assédio moral no trabalho. Entendo que esteja buscando uma saída, uma forma de lidar com isso e de conseguir superar este momento difícil.

Buscar uma psicoterapia com um psicólogo bem qualificado e que seja capaz de compreender e te acompanhar nesse processo, para conseguir dar conta deste momento da melhor forma possível e ser capaz de supera-lo.
Ao refletirmos sobre essa questão, notadamente, percebemos um conflito no qual você está inserido e que tem como resultado a dita "depressão". Vale ressaltar, como já fora dito pelos colegas, a distinção da depressão em relação à tristeza, mas, de qualquer modo, esta é uma situação a qual seu psiquismo considerou como uma solução para o conflito. Portanto, vale a pena procurar uma psicoterapia, a fim de assimilar o seu lugar nesta dinâmica, ou seja, ver o quanto de você também é responsável por estar nesta posição. E, a partir disso, ser capaz de tomar uma postura diferente, ou não. Espero ter ajudado.
Complicado. Muitos fatores estão em jogo. Desde o assédio em si até a necessidade de reagir e se atualizar na profissão. Não recomendavel é a passividade e a aceitação da situação como cristalizada é imutável e nem a de acreditar que a solução está na ajuda do outro. Reagir com cautela, criatividade e sabedoria. Sempre se consegue ser melhor.
Procure um(a) bom(boa) advogado (a) e um(a) psicólogo(a) competente. Vai te ajudar bastante a pensar como sairvdesta situação bem embaraçosa no trabalho. Abraço e boa sorte!
Obrigado pela pergunta.
Primeiramente é necessário realizar entrevistas para que se possa ter maior profundidade na orientação, mas farei o possível com o seu relato.

Você pode solicitar uma avaliação psicológica para um profissional da área (psicólogo/psiquiatra) e, se verificado episódio depressivo, solicitar o relatório da avaliação e iniciar o tratamento.

Em paralelo, você pode buscar seus direitos na justiça do trabalho (caso seu adoecimento realmente tenha relação com o trabalho, a relação pode ser direta ou multicausal, também chamada causal ou concausal) com um advogado da área e anexando o seu relatório no processo.
A depressão também pode ser entendida como o limite a que chegamos numa situação insuportável. Na terapia se pode trabalhar com alternativas, usando a criatividade e o significado. A psiquiatria não está descartada, em caso da necessidade de medicação.
A lei reconhece expressamente a possibilidade de que o trabalho ou condições de sua realização impliquem no desenvolvimento de doenças. Estas são chamadas de doenças ocupacionais (profissionais ou do trabalho).

Há previsão legal de que mesmo que o trabalho não seja causa única, estará caracterizado o nexo causal, ou seja, a relação de causa e efeito, se ele tiver ao menos contribuído para o aparecimento ou surgimento da doença . É por isso que o aspecto multifatorial da depressão não impede que ela seja classificada como doença ocupacional. Assim, tanto do ponto de vista médico como jurídico e legal, há amparo para que se estabeleça o nexo de causalidade (relação de causa e efeito), entre o trabalho e a depressão. Sugerindo assim procurar acompanhamento psicológico para trabalhar questões emocionais e um advogado para questões jurídicas .
Olá! Você sobre aspectos clínicos, existem muitas formas de manejo das suas emoções com a finalidade de aliviar seus sintomas. O mais indicado é a busca por profissionais de saúde que possam identificar seu sofrimento e planejar uma intervenção mais coerente com sua necessidade.
Penso que o que você conseguiu nomear como "depressão" é o seu sofrimento psíquico, que já está sendo reconhecido como decorrente de um assédio moral.
É importante que você possa buscar uma ajuda profissional, com um psicólogo, a fim de se perceber nesse ambiente de trabalho e buscar recursos para compreender o que é possível e melhor a ser feito, para você, nessa situação e cuidar da sua saúde mental, pois um ambiente de trabalho com vias de assédio moral é completamente insalubre. Busque ajuda!