DEPRESSÃO pode se tornar em Mal de Alzheimer ?

10 respostas
DEPRESSÃO pode se tornar em Mal de Alzheimer ?
PODE SE TORNAR? NÃO.
Pode sim favorecer. Mas não é uma determinante.

Tenha cuidado com as informações que por ventura lê ou saem na internet. Não é exatamente assim.

É preciso ter uma avaliação neurológica, uma avaliação Psiquiátrica e Psicológica principalmente

Att
Dra. Sayonara Machado

Embora demencias como Mal de Alzheimer não sejam evoluções naturais de Transtornos de Humor, existe um risco substancialmente maior de desenvolver demencia em pacientes que apresentam Depressão. Isso tem relação a processos inflamatorios cronicos do sistema nervoso dos pacientes depressivos.
A depressão, especialmente a não tratada, é sim fator de risco para doença de Alzheimer. Estudos recentes mostram que esse risco aumenta consideravelmente nos casos de depressão após os 50 anos de idade. A pesquisa mostra que pessoas com mais de 50 anos com depressão têm chances 65% maiores riscos de desenvolver Alzheimer e duas vezes mais risco de ter demências vasculares no futuro. Isso significa que de 31 a cada 50 depressivos nessa faixa de idade podem ter Alzheimer e 36 a cada 50 podem sofrer de demência vascular. Uma das conclusões a que podemos chegar é que a depressão não é uma doença benigna que afeta apenas o humor, mas uma doença que pode ter conseqüências sérias.
O profissional sistémico, psicanalítico ou humanista vê os processos no cérebro como uma expressão das experiências de vida da pessoa. Não como causas, mas como precisando de explicação. Ambos, a depressão como o Alzheimer são formas de inibição. Já que o Alzheimer leva tempo para se desenvolver, é plausível pensar que a pessoa que vira as costas ao mundo por se sentir deprimida (e ansiosa na maior parte dos casos), vai virar as costas de maneira ainda mais irreversível quando envelhece. Infelizmente, eu não vi estudos que indiquem que pessoas com Alzheimer se sentiram depressivas em fases anteriores da vida, mas não pesquisei. Vou pesquisar oportunamente. Seja como fôr, cuidar da depressão vale a pena mesmo se o medo do Alzheimer for sem fundo. A qualidade de vida vale em si, além do que pode significar o futuro. Recomendo trabalhar a depressão com a ajuda de um@ profissional de psicanálise ou psicoterapia emocional (humanista, centrada na pessoa, existencial).
Não é possível dizer que a depressão cause ou se torne Alzheimer. Contudo, hoje sabemos que pessoa que tem depressão tem maior risco de desenvolver mal de Alzheimer, sendo em alguns casos um dos seus primeiros sinais, enquanto em outros é uma predisposição pessoal que se evidência com a evolução da demência.
Prezado Paciente,

Evidências científicas bem documentadas revelam que a Depressão constitui fator de risco para o desenvolvimento do Mal de Alzheimer.

Por outro lado, devemos nos lembrar que há casos de depressão que, justamente por não serem tratados, apresentam sintomas que "confundem-se" com o Mal de Alzheimer: a chamada "pseudo-demência".

Por isso, procure um Psiquiatra de sua confiança para que o seu transtorno - ou de seu parente - não evolua, trazendo impactos negativos em sua qualidade de vida.

Um abraço da Dra. Andrea Della Fávera.
Olá! As coisas não são determinantes... Como não conheço o seu caso. Sugiro buscar apoio de profissionais da área.
Olá! Há estudos que apontam a depressão como um fator de risco para o desenvolvimento do Alzheimer, contudo o estudo não é conclusivo. É muito importante associar a psicoterapia à medicação, pois assim, há mais chances de melhora do quadro. e assim, o indivíduo poderá viver com mais qualidade de vida. Abraço!
Olá, como vários colegas acima disseram é um fator de risco sim, portanto, nunca devemos arrastar uma depressão, melhor cuidarmos bem sempre da saúde mental. Procure ajuda se este for o seu caso. Um abraço!
Olá! A depressão não causa Alzheimer, apesar de haver estudos que indicam que pessoas diagnosticadas com depressão apresentam uma pré disposição maior para terem sintomas de Alzheimer. Esse risco aumenta significativamente em pessoas com mais de 50 anos diagnosticadas com quadro de depressão.