Depressão pode causar danos na memória? Mesmo tratando com antidepressivo?

9 respostas
Depressão pode causar danos na memória? Mesmo tratando com antidepressivo?
Olá! O que causa danos a sua memória não é o quadro depressivo e sim os antidepressivos. Busque por um bom Psicóloga Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e bem!

Sim, a depressão ocasiona prejuízos na cognição ( a memória é uma parte do processo cognitivo). Há estudos que indicam que sintomas cognitivos afetam até 94% das pessoas afetadas pela doença.O antidepressivo raramente é suficiente para ter sucesso no tratamento da depressão, uma psicoterapia seria sempre indicada para tal.
De uma maneira geral, na depressão, o funcionamento de diferentes áreas pode ficar debilitado, a memória é uma delas, e essa variação faz parte do quadro depressivo, mesmo tomando antidepressivo.
Não obstante, antidepressivos, como também outros farmacêuticos, podem trazer alterações do humor, entre outras. Essas alterações porém, são reversíveis, bem como as do quadro depressivo, quando o tratamento funciona.
Ola! Por vezes, num quadro depressivo, há sim um alteração na memória e atenção justificada pela depressao. No geral, tendem a melhorar com a resposta a medicação. No entanto, é necessária uma avaliação quando os sintomas de memória persistem, mesmo depois de tratada a depressao. Alguns problemas de memória se apresentam inicialmente como um quadro depressivo. Um abraço.
Olá,

A depressão, o estresse, a ansiedade,podem sim provocar alterações cognitivas, como déficits de memória, da atenção, ou seja a liberação do cortisol, conhecido como hormônio do estresse, quando em excesso, pode causar a diminuição do hipocampo, a região do cérebro onde guardamos nossas lembranças e gravamos nossos conhecimentos.
Tanto a depressão quanto a ansiedade ou estresse crônico levam à atrofia de uma parte do cérebro chamada hipocampo.
Sugiro que busque tratamento, um Psicologo poderá lhe ajudar, tratando as causas e um Psiquiatra com medicação.
Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição,
Abraço
Vera Pelizzari
Na depressão, mesmo sendo uma construção psíquica para a psicanálise, está conectada ao corpo através do sistema límbico no cérebro. Ocorre mudanças nas emoções especialmente em três áreas (tálamo, giro do cíngulo e amigdala). Cada uma delas é responsável por funções que aumentam durante a depressão as lembranças de sentimentos negativos e também das memórias agradáveis do passado. É um pouco como um reforço do que tinha e perdi e do quero ter e não posso. Os antidepressivos tem o objetivo de atuar e interromper este ciclo de pensamentos recursivos, mas isto não basta. Como a formação da depressão como um sintoma é feita "na alma" é muito importante você procurar ajuda com um profissional psi. Especificamente sobre sua pergunta, a memória na depressão é seletiva em prol da própria depressão, isto é, ela acaba por fazer esquecer o que há de bom e reforçar memórias que a sustentem. Não desista de você e procure ajuda porque é reversível como disse o colega acima.
Olá! Não é a depressão que poderá causar algum dano a
memória e sim a medicação. Algumas medicações pode afetar mas dependerá do tempo de uso, dosagem.
O mais importante de tudo é ter confiança no profissional que acompanha você e tirar todas as dúvidas que possa ter sobre seu tratamento e medicações indicadas.

Abraço!
Olá, sim é possível a depressão estar associada a casos de perda de atenção e concentração. Espero ter ajudado.
Olá, é necessário fazer uma avaliação médica para saber se esse dano é causado pela depressão e seus efeitos ou pelos remédios antidepressivos. Ambos podem estar relacionados, pois dependendo da pessoa isso pode acontecer. O que tem que ser visto aí são os possíveis efeitos colaterais dos medicamentos, a dosagem , entre outros pontos. Recomendo que se possível além da avaliação médica, possa procurar também uma avaliação psicológica voltada para investigar o processo de memória, vendo como estão os níveis de memórias em vários quesitos. Cuide-se! Abraço!