Depressão ou ansiedade pode baixar os níveis de testosterona no homem?

8 respostas
Depressão ou ansiedade pode baixar os níveis de testosterona no homem?
Bom dia. Há estudos realizados que comprovam uma correlação entre os transtornos de humor e a baixa dos hormônios sexuais, ou seja, é muito frequente as duas coisas aparecerem juntas, mas não é determinado que um causa o outro. De qualquer forma você precisa investigar com seu urologista a necessidade de fazer uma reposição hormonal ou não. E não deixe de fazer um acompanhamento psicológico, é a parte mais importante do seu tratamento. Abraços

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Além do que as colegas já responderam, a depressão pode fazer com que as coisas que antes te davam prazer se tornem sem graça, afeta a vontade de fazer sexo. Já a ansiedade pode causar disfunção erétil, a ansiedade é uma reação do corpo pra enfrentar um perigo (real ou potencial), e se o cara está em perigo não precisa de uma ereção neste momento.
Excesso de ansiedade, angustia, estresse pode gerar multiplos desequilibrios na saude de uma pessoa. Para libertarse procure um PSICOLOGO ESPECIALIZADO EM PSICOTERAPIA. Um famoso psiquiatra disse em sua palestra: REMEDIOS NAO CURAM CONFLITOS. Existe cura.
A partir de 30 a 40 anos os níveis de testosterona, tendem a cair cerca de 2% ao ano. Para saber se os níveis deste hormônio estão baixos, alguns sintomas podem se apresentar:
fadiga, depressão, ansiedade, baixa concentração, memória ruim, redução da libido, obesidade, sedentarismo, efeitos colaterais de alguns remédios, podem ser a causa. Procure seu médico ou um urologista para fazer seus exames de rotina e descobrir de fato o que pode estar causando esse problema e buscar tratamento adequado.
Na parte Psicológica, pode ser necessário uma mudança de estilo de vida e de pensamentos para te ajudar nesse processo de recuperação da vitalidade.
Sim, esses transtornos retiram a energia de vida e acaba influenciando a sexualidade. É necessário tratamento psicológico.
Esses dois sintomas podem aparecer juntos, mas não necessariamente a depressão é a causa. Existem alguns antidepressivos e medicamentos psiquiátricos que pode gerar alteração nos níveis hormonais. Se fizer uso dessas medicações converse com seu psiquiatra sobre a questão hormonal. Sugiro também investigar com um urologista sua dosagem hormonal e outras possíveis razões.
O que é certo é que depressão e ansiedade são fatores que podem afetar sua libido, ereção e performance sexual. Nesse caso é legal ir num psicólogo com experiência em questões da sexualidade. Você poderá conversar sobre suas crenças a respeito do sexo, relacionamentos, além das causas de sua depressão e ansiedade. É possível construir novos caminhos e ter uma reabilitação sexual! Importante um profissional com que se sinta a vontade, que lhe proporcione um ambiente acolhedor e sem julgamentos para tratar de questões tão íntimas. Tenho especialização em sexualidade pela USP e fico a disposição.
É muito importante avaliar os níveis de Depressão e Ansiedade, pois uma vez que sejam em altos, é possível que esteja interferindo em questões orgânicas, pois qualquer problema de ordem psicológica não tratado podem refletir muito seriamente no nosso corpo, através de estresse físico e mental. O estresse causa muitas coisas como irritabilidade, desgaste físico e mental, alteração do sono, hipertensão, indisposição, etc. O que afeta memória e tensão. Para ficar mais tranquilo e bem informado, procure um urologista e realize os exames necessários. A partir daí é interessante procurar um psicólogo para orientá-lo.
A testosterona deve ser avaliada clinicamente com um endocrinologista . Se ja faz uso de remedio psiquiatricos procure tambem fazer sua avaliacao completa , pois a maioria dos remedios sao processados pelo figado , podendo mexer em seu metabolismo e com outros fatores em sua vida. Recomendo buscar fazer exercicios fisicos tambem e acompanhamento psicologicos pois muitos outros questoes nestes casos vao se somando e ficam interligados . Fica dificil as vezes a pessoa conseguir distinguir oque causa oque sozinho. Ja trabalhei em casos em parceria com endocrino e a terapia superando rapidamente os sintomas bem direcionado.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Júlia Henrique Nascimento

Júlia Henrique Nascimento

Psicólogo

Tubarão

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Psicólogo

Ribeirão Preto

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1036 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.