Depressao e transtorno de ansiedade pode causar deficit de atenção e esquecimentos?

9 respostas
Depressao e transtorno de ansiedade pode causar deficit de atenção e esquecimentos?
Alguns estudos de a avaliação neuropsicológica mostram déficits temporários em pacientes que ainda estão com depressão ou transtorno de ansiedade. Um tratamento eficaz com psicoterapia demostra remissão do sintomas fde déficit de atenção e memória. Sugiro atedimento com terapia cognitivo comportamental e EMDR Brainspotting. Coloco me a disposição para esclarecimentos

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Infelizmente tanto o Transtorno de Ansiedade como a depressão podem causam prejuízo a atenção, porém com o tratamento medicamentoso e Psicológico esses sintomas tentem a diminuir.
Você não precisa sofrer para sempre, busque Tratamento.
Espero que tenha lhe ajudado, estou a a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Olá. Sim, podem causar. A depressão e ansiedade são transtornos do humor que podem prejudir a atenção e consequente o aprendizado. O tratamento ajuda na melhora do quadro e esses sintomas vão melhorando de forma progressiva
Olá!
Em relação ao prejuízo na atenção, podem sim.
Tanto a depressão quanto o transtorno de ansiedade podem ocasionar dificuldade de concentração e prejuízos na atenção e no aprendizado. A melhora desses sintomas está condicionada ao tratamento das patologias de base (depressão e ansiedade).
Sugiro que procure um bom psiquiatria e que faça uma boa psicoterapia (preferencialmente na abordagem Cognitivo Comportamental para esses casos).
Olá. Como mencionado acima pelos colegas, pode haver relação sim, mas é muito importante procurar um profissional para haver um diagnóstico e assim poder efetuar um tratamento eficaz, sugiro que procure um profissional que trabalhe com a linha da terapia cognitivo comportamental. Fico a disposição!
Olá! Sim, depressão e ansiedade podem causar esquecimento e dificuldade de atenção, além de outros sintomas. Porém, com tratamento adequado, que consiste em psicoterapia e em alguns casos, psicofármacos, é possível recuperar estas funções. É importante ter um diagnóstico realizado por profissional da área de saúde mental pois outros transtornos também podem afetar estas funções mentais. Um abraço!
Olá! Além das explicações dos colegas, gostaria de acrescentar que é importante considerar a idade do paciente. Idosos com depressão apresentam mais prejuízos de atenção e de memória que indivíduos mais jovens. É importante diferenciar se os prejuízos estão associados somente ao quadro de humor ou indicam o início de um declínio cognitivo. Em muitos casos a depressão antecede esse declínio. Uma avaliação neuropsicológica pode auxiliar no diagnóstico do médico neurologista ou geriatra.
Bom dia. A depressão e o transtorno de ansiedade podem sim prejudicar a atenção e a memória. O tratamento ideal para esse caso é o multidisciplinar: unindo um psiquiatra e um psicólogo. Espero ter ajudado!
Sim, podem. Inclusive quando há a presença desses transtornos (depressão e ansiedade), é necessário que sejam tratados para que apenas depois, se faça um diagnóstico de déficit cognitivo - atenção, memória, aprendizagem.

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.