Depressão e ansiedade generalizada pó evoluir para transtorno bipolar?

2 respostas
Depressão e ansiedade generalizada pode evoluir para transtorno bipolar?
A pessoa ou tem predisposição para transtorno bipolar ou não tem. Se não tiver, a depressão não evoluirá para transtorno bipolar. Infelizmente, não se sabe ao certo quem tem depressão e poderá evoluir como bipolar. Mesmo em filhos de bipolares (que têm maior tendência a serem eles mesmo bipolares), 70% das depressões não são bipolares. Cabe ao psiquiatra estar sempre atento e usar as medicações com menor tendência a desencadear bipolaridade. A ansiedade generalizada pertence a um outro grupo de transtornos. Assim, se pessoas bipolares podem ter ansiedade generalizada e uma pessoa pode ter ansiedade generalizada, numa fase da vida e vir a desenvolver transtorno bipolar, mas se trata de concomitância e não ocorre porque a ansiedade generalizada fosse sintoma de bipolaridade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não existe essa possibilidade de um transtorno "evoluir" para outro. O que pode ocorrer é uma comorbidade, ou seja, que os dois transtornos ocorram de forma concomitante no mesmo paciente. Como a ansiedade faz parte do conjunto de sintomas que costumam acontecer no Transtorno Bipolar do Humor, é possível que esse sintoma seja proeminente no início da apresentação da doença e o médico faça o diagnóstico de Transtorno de Ansiedade porque os demais sintomas ainda não se apresentaram claramente ou não foram relatados. Por isso sempre é importante uma cuidados anamnese para colher todos os dados sobre a história do paciente, inclusive a história familiar, pois existe uma tendência esses transtornos possuírem um fator hereditário. Existe também a possibilidade de que o uso de antidepressivos desencadeiem uma síndrome maníaca em pacientes que nunca apresentaram esse quadro, sendo que isso é mais provável de acontecer em pacientes portadores de Transtorno Bipolar ainda não diagnosticado, pois muitas vezes o quadro começa a se apresentar pelo polo depressivo. Por esse e outros motivos é preciso que o paciente esteja em acompanhamento médico ao longo de todo o tratamento.

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Imbituba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1144 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.