Depressão causa esquecimento? (tenho 16 anos) tive uma crise de pânico um dia antes do meu aniversár

33 respostas
Depressão causa esquecimento? (tenho 16 anos) tive uma crise de pânico um dia antes do meu aniversário e do nada eu mudei fiquei triste e sem energia para fazer nada, eu fico com medo, eu tenho saudades de como eu era antes, meu sono é horrível parece que fico agitada na hora de dormir e não sinto fome, também sinto uma pressão na minha cabeça bem na parte da frente, meus sentimentos também parece que se foram eu me sinto vazia e sem esperanças mas eu não quero desistir mas está sendo tudo tão difícil
OLA. Depressão pode causar esquecimentos, tristeza e muito mais. Acho que voçê terá que procurar um médico, fazer seus exames de rotina para verificar oque já esta prejudicado, depois desta crise de pânico . O médico lhe dará um encaminhamento psicológico, caso necessite e tenha convênio de saúde. Também indico e oriento ao acompanhamento psicólogico para te ajudar e estar amparada nestas crises e ouvida. Na sua idade alguns sintomas são aumentados em função dos hormônios. Alguns remédios não podem ser tomados juntos. Procure não ficar sozinha e busque ajuda . Será atendida e amparada. ATT. PATRICIA MASSUIA

Bom dia!! Uma avaliação psiquiátrica e psicológica poderá te ajudar nestes sintomas. O tratamento com Constelação Familiar te fará entender o que te leva a sentir estas coisas. Desde já me coloco à disposição.
Olá, bom dia. Os sintomas de depressão incluem tristeza, perda de prazer pelas atividades que gostava de fazer, dificuldade para se concentrar e alterações no sono e alimentação. Recomendo que busque avaliação de um profissional psicólogo e/ou psiquiatra para avaliar também se existe comorbidade com algum transtorno de ansiedade. Espero ter ajudado.
Bom dia, os sintomas que tu trouxe podem ser compatíveis sim com depressão e com ansiedade. Mas para ter certeza do que tu tens, é necessário uma investigação cuidadosa. É importante que tu busques profissionais para te auxiliar nesse momento, psiquiatra e psicólogo seria o mais indicado. Que bom que tu está tentando lutar para se sentir melhor e está motivada em relação a isso, é muito importante. Parabéns por estar buscando ajuda. Se tiver qualquer dúvida, fico à disposição.
Você destaca que teve uma crise de pânico um dia antes do seu aniversário de 16 anos. A adolescência é uma fase de muitas mudanças, um momento de transição entre a infância e a fase adulta. Sugiro que busque o auxilio de uma terapia para que trilhe esse caminho com um suporte emocional. Há muitas mudanças nesse período, muitos questionamentos, dúvidas, incertezas... Uma terapia irá propiciar um lugar de escuta e acolhimento para esta e outras questões. Procure um Psicanalista e juntos, durante o tratamento vejam a necessidade de um tratamento medicamentoso, buscando o auxilio de um psiquiatra. Cuide-se. Você tem toda uma vida pela frente, repleta de possibilidades. Um abraço!
Oi, sinto muito que você esteja passando por uma situação difícil como essa, e espero que você consiga encontrar ajuda e apoio para recuperar sua saúde mental e sua motivação.
Depressão pode causar sim esquecimento. Dentro dos sintomas da depressão estão os chamado déficits cognitivos, como esquecimento, dificuldades na linguagem como dificuldade de compreensão e fluência verbal, e dificuldade de aprendizagem.
Boa noite! Depressão tem diversos sintomas e o esquecimento pode ser um deles, já que o financiamento do cérebro fica mais lento na depressão. Você é muito jovem e quanto antes buscar tratamento mais rápido sairá desse quadro. Busque ajuda psicólogica.
olá, seria importante você fazer uma avaliação com profissionais da área da saúde mental, um psiquiatra ou psicólogo. Muitos fatores emocionais podem estar afetando sua saúde emocional, lembrando que é importante eliminar qualquer possibilidade de doença neurologica.Na adolescencia o sujeito passa por muitas transformações emocionais, assim como questionamentos intrinsico a questões como : quem sou, pra onde vou e muitos porquês.Espero ter lhe ajudado.Melhoras e tente iniciar um tratamento com especialista.
Essa síndrome do Pânico foi uma hipótese sua ou de um profissional? Importe verificar todos esses sintomas anteriores e o que esta passando atualmente, procurar um psiquiatra e acredito que deveria também buscar um psicólogo. Não tire conclusões na internet, busque profissionais para entender e o que está acontecendo.
Olá !
A depressão e a ansiedade podem apresentar sintomas físicos. É importante que você converse com um profissional a fim de identificar os seus comportamentos.
O psicólogo pode te auxiliar nesse processo, junto ao clínico geral e também o psiquiatra.
Olá!
Recomendo que você procure, o mais rápido possível, ter uma consulta com o psicólogo. Ele é o profissional que saberá identificar as causas desses seus sofrimentos, e contribuir para você voltar a ter uma vida saudável. Estou à disposição!
Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá! Os sintomas que você descreve estão relacionados a um humor deprimido, que pode aparecer em qualquer momento da vida. Fique tranquila! Como você disse que teve essa sensação próximo ao seu aniversário, é provável que esteja relacionada ao fato de estar ficando mais velha. A adolescência, na nossa cultura, é um momento de muitas mudanças, com ênfase para o luto da infância e a construção de uma identidade "adulta". Então, é esperado que você sinta esses sentimentos de desânimo, de vazio, de saudade de quem você era, o que não é nada fácil de se vivenciar. Recomendo que procure uma psicóloga ou psicólogo para que possa atravessar esse momento com menos sofrimento. Um abraço!
Oii!! Imagino o quanto está sendo difícil para você. Converse com seus pais e/ou responsáveis para que inicie uma terapia o quanto antes. E sim, a depressão pode causar esquecimento. Abraços
O fato de você dizer que não quer desistir é o primeiro passo em direção ao enfrentamento de tudo isso. Uma psicoterapia poderia auxiliá-la a compreender o que está havendo com você e quais são as razões para tudo isso. Como disseram alguns colegas, uma avaliação psiquiátrica também pode ser importante para verificar se num primeiro momento uma medicação a auxiliaria, inclusive a se motivar para realizar o próprio processo psicoterapêutico. Que bom que você está disposta a não desistir! Muito boa sorte!
Olá, acredito que não esteja sendo fácil para você. Nosso corpo sente o baque e consequentemente pode afetar de algumas maneiras o funcionamento, igual uma bicicleta, depois que ela bate ou recebe uma pancada forte, ela consegue ser como antes? Pedalar nela é fácil? O que você faz quando a bicicleta está com problemas, seja ela qual for? Não é levar ao mecânico para ajustar e voltar ela ser como era? Nesse momento o mecânico é um psicologo, que te ajudará a voltar a ter qualidade de sono a se conhecer e estar em paz consigo mesmo. Espero ter te ajudado. Abraços.
Olá, boa tarde. Sinto muito pelo que você está vivendo. Imagino quanto deve estar sendo difícil. A depressão é uma doença muito sério que tem, sim, sintomas como o esquecimento e a tristeza. Muitas pessoas confundem tristeza com depressão. A Tristeza é um sentimento básico do ser humano, que vem como uma reação comum diante de algum problema da vida, é passageira, considerada saudável e importante. Já a depressão é quando essa tristeza se torna profunda e não passa, começando a surgir outros sintomas. A pessoa deprimida apresenta apatia, indiferença, desesperança, falta de perspectiva ou prazer pela vida. Além de se mostrar com energia reduzida, distúrbios de sono, alterações de apetite, falta de concentração, ansiedade, baixa autoestima, sentimentos de culpa e dificuldades nas relações pessoais, sociais, familiares ou de trabalho. Esses sintomas aparecem e desaparecem de maneira sutil. O diagnóstico da depressão é caracterizado pelo conjunto de alguns desses sintomas. .Uma vez diagnosticada, é necessário recorrer à ajuda psicológica e psiquiátrica para que a resposta ao tratamento seja positiva. Sendo assim, se você se encontrou nesse quadro de sintomas, procure ajuda já!
Olá! Sim é importante você fazer acompanhamento com terapia e uma avaliação com psiquiatra, caso seja necessário uso de medicação para melhorar a depressão. A depressão se manifesta com muito sintomas, tristeza; perda de memória, dor de cabeça, desânimo persistente; perda de interesse em atividades que antes sentia prazer; mudança de apetite; ganho ou perda de peso; insônia;
dormir em excesso; perda de energia ou fadiga acentuada... entre outros.
Você pode ter vários desses sintomas ou apenas alguns. Por isso é importante a avaliação e acompanhamento com profissional.
Procure ajuda, peça auxílio a seus pais ou cuidadores.
Fico a disposição.
Olá
Sim, depressão influencia no desempenho da memória.
Pela sua descrição, você está apresentando vários sintomas depressivos e realmente é muito doloroso sentir tudo isso.
Depressão é uma doença e tem tratamento. Procure um psiquiatra da sua confiança (talvez com a indicação de um familiar ou amigo) e isso mesmo, não desista.
boa sorte
Sim , pode causar sim . Falha cognitiva eh um dos sintomas da depressão .
Olá! Sim. Apesar da depressão ser um transtorno de humor, ela vai muito além da tristeza. Ela pode causar muitos sintomas, entre eles o esquecimento, a insônia e alteração no apetite. Esses sintomas afetam a maneira como você se sente, pensa e lida com as atividades diárias. Imagino o quanto esteja sendo difícil pra você lidar com tudo isso, especialmente nessa idade. Mas, quero que lembre-se que embora a depressão seja uma doença séria, ela é completamente tratável. Não desista de se cuidar, continue tentando. Com o acompanhamento adequado, você pode reduzir a frequência e intensidade dos sintomas e ter mais qualidade de vida. Não sei se faz uso de alguma medicação, por isso recomendo que procure um Psiquiatra para verificar se existe a necessidade de medica-la. Você também pode buscar um Psicólogo para te apoiar nesse momento. Com o tratamento, aos poucos, você terá a sua rotina de vida restabelecida. Por isso, não sofra em silêncio, procure ajuda especializada. Existem por aí muitos profissionais capacitados que podem te ajudar a passar por essa fase. Fale com os seus responsáveis e peça para eles marcar uma consulta. Só assim será possível fazer uma avaliação mais precisa e montar o plano terapêutico. Quanto antes isso for feito, melhores serão os resultados. Cuide-se bem!
Sim, o lugar do cérebro responsável pela depressão é o mesmo da memória... A perda de memória é um sintoma comum na depressão. Você está deprimida e precisa de ajuda. Converse com seus pais, volte no seu médico e faça terapia. Vai te ajudar muito.
É importante que você converse com um profissional a fim de identificar os seus comportamentos. O psicólogo pode te auxiliar nesse processo e também na questão da depressão e ansiedade.
Olá! Ela pode trazer sintomas cognitivos, em outras palavras, que podem mudar suas habilidades em áreas como pensamento, planejamento ou memória, como no seu caso, que acaba esquecendo. Pelo que você trouxe, parecem características de um quadro de depressão. Se possível, busque um psicólogo e um psiquiatra. Abraço!
Olá! Se possível, converse com seus pais sobre o que está passando e sugira para eles, que te levem a um/a psicólogo/a. Um abraço!
Não desista de você! Converse com seus responsáveis sobre procurar ajuda de psicólogo e psiquiatra.
O quanto antes você puder ir atrás desses profissionais, é melhor.
A depressão tem muitos sintomas e pode ser tratada com acompanhamento de profissionais.
Um abraço,
Olá! Acredito que tudo isso que você esteja passando seja muito difícil mesmo. Concordo com os meus colegas, buscar apoio profissional é uma ótima medida pra ti, converse com as pessoas do seu entorno, atravessar esses momentos sozinha pode tornar as coisas ainda mais difíceis. Um processo psicoterapêutico em conjunto com outras áreas, caso necessário, te ajudará a retomar dias mais tranquilos. Um abraço!
Olá! O Transtorno depressivo pode causar sim esquecimento e inclusive essa apatia (falta de sentimentos, vazio) que você sente. É importante você buscar a ajuda de um psicólogo, pois ele é o profissional mais indicado para lhe ajudar no seu caso. Percebo um quadro depressivo associado à ansiedade também. O psicólogo irá lhe acolher, investigar o seu caso e relato e lhe orientar para que você volte novamente a ser o que era (mais satisfeita). Não desista!
Sim. A depressão causa problemas cognitivos e também vem acompanhado de outros sintomas. É essencial que faça um tratamento psicoterapêutico para descobrir a origem desse pânico e depressão.
Olá! A depressão pode causar esquecimento e outros sintomas relacionados a memória afetiva. A recomendação é você realizar uma consulta médica com psiquiatra e iniciar com psicólogo um processo de autoconhecimento. Os tratamentos em conjunto tem mostrado serem bastante eficazes para a cura da depressão. Um abraço.
Olá, boa tarde!

Sinto muito pelo momento difícil que está passando. Sim, qualquer condição mental que esteja alterada, seja em depressão, ansiedade, ou outros, pode afetar os processos cognitivos, incluindo a memória. É muito comum que pessoas com esses transtornos apresentem esquecimento.

Porém, todos esses outros sintomas que você relatou, podem indicar a presença de alguma condição preocupante. É extremamente importante procurar auxílio profissional, tanto fazendo exames para descartar qualquer possibilidade de doença física, quanto profissionais da saúde mental (psicólogo e psiquiatra) para elucidação e investigação dos sintomas, e o planejamento terapêutico adequado ao seu caso.

Espero ter esclarecido,

Estou à disposição!

Abraço.
A depressão pode causar esquecimento. Pelo visto você não quer fazer psicoterapia para se desenvolver, então boa sorte.
A depressão afeta o funcionamento do cérebro, podendo ter esquecimento sim, porém esse não é o único fator levado em consideração para poder dizer que é depressão.
Oii! Como vc está hoje? Sinto muito pelo que vc esta ´passando. Ms que bom que tu está aqui buscando ajuda hein? mostra um cuidado com vc mesma. Em relação ao seu sintoma de esquecimento, É preciso observar com qual frequência isto vem acontecendo. Nosso estado de humor não é algo constante. Pode ocorrer algo em nossa vida que nos deixe mais dispostos ou mais indispostos. Por enquanto, acredito que você possa se questionar: Quais são os dias em que você acorda sem vontade e acaba tendo esquecimento? como estava aquele dia? O que, especificamente, te desagrada, ou te desmotiva nestes dias? Estas perguntas podem ser um início de um processo de auto observação. E este, é o primeiro passo quando temos algum incômodo ou preocupação em relação à nossa saúde emocional/mental. Espero ter ajudado, estarei a disposição para qualquer dúvida.