Depois que tive uma crise de ansiedade passei a ter medo de ter um transtorno, não paro de pensar nisso

9 respostas
Depois que tive uma crise de ansiedade passei a ter medo de ter um transtorno, não paro de pensar nisso e fico angustiado, vou ser assim pra sempre?
Eu não gosto de termos como transtorno e sempre. Esses rótulos engessam as pessoas, dificultando mudanças no ser e no agir. Seria interessante você procurar ajuda especializada com profissionais da área psi para entender as causas da crise de ansiedade e iniciar um tratamento para diminuir suas angústias.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!

Sua dúvida é bastante comum e para respondê-la alguns pontos são importantes de serem destacados.

A ansiedade é um movimento que de alguma forma - não necessariamente em uma "crise" faz você viver no futuro. Ou seja, você acaba vivendo o hoje pensando em como será lá na frente, ou preocupado (pre-ocupado, se ocupando previamente com algo que ainda não aconteceu, percebe?!)

Ser ansioso é um traço que algumas pessoas possuem na personalidade seja por herança genética ou cultural/familiar. Não necessariamente por ser ansiosa a pessoa terá uma crise de ansiedade. Isso vai depender de muitos outros fatores. Então, o mais importante é entender sobre a sua ansiedade e como ela se manifesta e tentar encontrar a partir daí mecanismos para conviver bem com ela. A ansiedade não precisa ser uma vilã que te levará a ter crises!

Um psicólogo poderá te acompanhe nesse entendimento e relação com a sua ansiedade, inclusive trabalhando esse medo e preocupação que você relatou. Cuide-se! Abraço
Quando apresentamos uma crise, geralmente temos medo de ter outra e esse medo que nao conseguimos enfrentar sozinho geralmente começa a tomar forma e aumentar. Seria bom que você procurasse um psicólogo para poder a te ajudar com o medo e ate mesmo aceitar a ansiedade. A ansiedade é um mecanismo de defesa. Todos nós temos ansiedade em algum grau, mas quando esse mecanismo "dá defeito", vamos dizer assim, precisamos procurar ajuda. Com a terapia vc consegue controlar e conhecer o porque da sua ansiedade.
É rotineiro em muitos pacientes o medo de desenvolver um transtorno psicológico após manifestarem uma crise de ansiedade. Muitas vezes, em um momento difícil na vida, é comum também acreditar que será assim "para sempre". Porém, com um tratamento adequado, sendo acompanhado por um psicólogo clínico, você terá a oportunidade de se conhecer melhor e de entender o porquê dessas crises, como também aprenderá a controlar a ansiedade.
A questão é ficar preso nesses pensamentos negativos. A ansiedade pode trazer outros temores. É necessario um tratamento adequado para que voce possa elaborar seus pensamentos e entender o que o faz desencadear essas crises. Por vezes a pessoa se torna refem dessas angustias e vira um ciclo vicioso de pensamentos negativos. É preciso achar a causa dessas crises.
Primeiramente cuidado com essas palavras sempre, nunca, etc. O fato de ter tido uma crise de ansiedade não quer dizer que poderá desenvolver qualquer doença. É necessário descobrir a causa dessa crise e falar a respeito da mesma.
Tome cuidado com o que se ouve ou falam sem conhecimentos a respeito dos seus sintomas. Já pensou em consultar um psicólogo para falar a respeito? São os profissionais que estão preparados para lidar com essas questões e tratar cada paciente em sua singularidade.
Olá,
Será interessante você procurar atendimento psicológico e caso seja necessário também psiquiátrico.
O tratamento é imprescindível, visto que vários fatores podem causar um descontrole da ansiedade .
A Psicoterapia vai possibilitar um restabelecimento emocional e uma compreensão desde processo para que você consiga lidar com a ansiedade com menos sofrimento.
Olá. O que vc menciona é um evento relacionado a crise de ansiedade. É importante dizer que não necessariamente este evento venha a se repetir. O que pode acontecer, muitas vezes, é a pessoa estar envolvida em eventos estressantes, e sua ansiedade estar potencializada. Dessa forma, os ataques também podem ocorrer. Porém, as crises de ansiedade não se tem o controle de quando ou como vai acontecer. São momentos em que o gatilho é disparado, e a pessoa fica num estado de paralisia. O que valeria a pena, em seu caso, é buscar um acompanhamento psicológico para entender o que tem acontecido em sua vida, que pode estar fomentando em momentos de ansiedade como esse. Quais são as mudanças, ou vivências que podem estar contribuindo para que esse quadro se instaure. Espero ter ajudado. Abraço.
As crises de ansiedade são são extremamente desconfortáveis e é compreensível que a pessoa fique temerosa de passar por ela novamente. Talvez o seu medo de ser diagnosticado com um transtorno venha do desconhecimento do que de fato é esse quadro. Um transtorno, é algo que atrapalha mas não necessariamente incapacita, por exemplo: se você todo dia vai trabalhar usando o mesmo caminho, e um dia encontra uma placa com o seguinte aviso: “desculpe o transtorno, estamos trabalhando para melhor atende-lo”, e uma seta indicando um desvio. Esse transtorno não vai impedi-lo de chegar ao seu trabalho, porém você vai ter que fazer outro caminho pra chegar ao seu destino. A psicoterapia faz esse trabalho de mostrar outros caminhos possíveis para que você, ciente do transtorno, aprenda a identificá-lo e ressignifica-lo a seu favor. Se você vai ser assim pra sempre é uma pergunta que não é possível responder diante de tão poucas informações, e acredito que o “pra sempre” seja força de expressão. Espero ter ajudado.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1037 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.