Depois do surto é normal a pessoa ficar mais calada, chorar, e não achar graça em nada?

4 respostas
Depois do surto é normal a pessoa ficar mais calada, chorar, e não achar graça em nada?
Se o "surto" refere-se à um episódio maníaco é compreensível que após o evento a pessoa tenha um rebaixamento no estado geral, fique mais calada e introspectiva. Pode entrar em um quadro depressivo. Deve-se ter cautela com essas nomeações pois um surto pode estar ligado à um quadro de psicose. É importante procurar um psiquiatra para um diagnóstico livre de equívocos e dar início ao tratamento medicamentoso. É fundamental o tratamento psicólogo aliado à medicação para que o paciente possa organizar se subjetivamente. De uma forma geral esses episódios oscilantes trazem muito sofrimento e isso pode ser evitado com tratamento regular.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim.
Após um surto de um episódio de mania do Transtorno Bipolar é comum que o indivíduo fique mais retraído e há um risco maior de episódio depressivo.
O Transtorno Bipolar requer o tratamento com um especialosta, ou seja, um psiquiatra. O tratamento psicoterápuco com um psicólogo também pode auxiliar no tratamento de manutenção e, principalmente, nos episódios depressivos.
Não. A anedonia (perda do interesse e do prazer), o choro, e o isolamento social provavelmente estão associados a uma virada da fase maníaca (imagino que isso seja o "surto" ao qual você se refere), para a fase depressiva. É preciso fazer um ajuste medicamentoso para que essas viradas não aconteçam, e sobretudo para melhoria da sintomatologia depressiva vigente.
Parece vivenciar uma fase depressiva,( maniaca) depois de uma crise. Esclarecendo que o transtorno Bipolar requer acompanhamento com um psiquiatra e posteriormente com um psicólogo para uma melhora do quadro apresentado .

Especialistas

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Rúben Hugo R. de Sousa

Rúben Hugo R. de Sousa

Psicólogo

Fortaleza

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.