Depois de uma crise de estresse há uns 5 dias, o meu cérebro não consegue mais raciocinar na velocidade

10 respostas
Depois de uma crise de estresse há uns 5 dias, o meu cérebro não consegue mais raciocinar na velocidade de antes, sinto que não consegue processar normalmente os estímulos vindos dos 5 sentidos (Ex: visão está 100% do tempo "desfocada", tipo periférica). Sensação de "retardo mental". Qual médico ir?
O stress pode afetar o domínio cognitivo, emocional e comportamental. Quando a pessoa está em fase de quase exaustão, que é parecida com a qual você citou, pode apresentar uma série de reações físicas, psicológicas, psicofisiológicas e com componentes depressivos também. É importante procurar um psiquiatra para tal e associar o tratamento com terapia, se possível cognitivo comportamental.

A especialidade médica que trata especificamente de questões relacionadas com estresse e ansiedade é a psiquiatra. É interessante realmente passar por uma consulta, até para se avaliar se o que tem sentido realmente é relacionado a estresse e não a alguma causa orgânica.
Porém, em muitos casos o tratamento psicoterápico (geralmente realizado por psicólogos) é tão ou mais importante do que o tratamento psiquiátrico! Medicações podem ser necessárias e trazem um alívio importante, mas cuidado para não cair na armadilha de querer resolver todos os problemas somente com remédios!
Importante consultar inicialmente um psiquiatra para que ele possa avaliar o caso clínico e, caso seja necessário prescreva medicamentos específicos para o caso. O psicólogo atua em casos de estresse e a abordagem cognitivo comportamental é muito eficaz na redução de sintomas de estresse e melhora da qualidade de vida
Diante da queixa de estresse, ansiedade e perda das funções cognitivas deve procurar um psiquiatra junto a um psicólogo para tratar das questões emocionais e um neuropsicólogo para mensurar a capacidade cognitiva atual e auxilar no diagnóstico e tratamento dos outros profissionais. A perda cognitiva neste caso, parece ser de cunho emocional devido ao estresse. No entanto, é importante descartar hipóteses.
Olá.
Caso não tenha feito seu check up anual, é interessante fazê-lo para verificar como você está fisicamente.
Hoje em dia crises de estresse estão sendo considerados como coisas normais e aceitas, porém é muito perigoso. Sugiro que vá até um psicoterapeuta e a um psiquiatra para avaliar sem estresse e acompanhá-lo, pois é necessário verificar a frequência e os sintomas. O remédio não cura e sua dependência pode trazer muitos males ou benefícios dependendo do uso e recomendações, então se puder evitar é melhor. Então cuide-se, veja se sente-se seguro com o profissional e talvez busque mais opiniões.
Espero ter ajudado.
Com carinho,
Nathália Colombo
A especialidade médica que você deve procurar é a de psiquiatra, mas acredito que para o tratamento ter mais eficácia, você deve ter um acompanhamento psicológico pois apenas na medicina apenas será tratado os aspectos físicos e não se trabalha os motivos que estão fazendo o estresse/ ansiedade estar acontecendo.Até para uma melhor avaliação.
As reações após grande estresse são bastante variadas e devem ser tratadas com cuidado e atenção. É muito importante uma avaliação médica para que sejam observadas as consequencias orgânicas deste estresse e também se estes sintomas que você observa no momento estão relacionados ao que você viveu (e provavelmente ainda vive).
Além disso você terá uma tarefa de entender e dar significado ao fato que gerou o estresse e as escolhas que provavelmente você terá que fazer a partir de então. A psicoterapia é fortemente indicada pois a medicação propiciará alívio, porem os fatos geradores do estresse provavelmente se manterão. Procure um psicólogo!
Abraço, Cladismari
Diante de uma queixa como esta, é interessante que você busque um psicologo para uma avaliação mais adequada. Como passou por um pico de estresse recente, é necessário averiguar e acompanhar os fatores que levaram a este; até para evitar um segundo.

O estresse pode também estar ligado a ansiedade, e ambos geram uma serie de sintomas físicos que, se não tratados, podem desencadear surtos mais desgastantes e frequentes. Em casos mais sérios, pode vir a ser necessário uma intervenção multidisciplinar, com um psicologo e um psiquiatra trabalhando juntos
Momentos de estresse afetam fisiologicamente e mentalmente, causando desconforto e prejuízos cognitivos. Muitas vezes, o pico de estresse acarreta tais sintomas que você especificou. Para lhe ajudar prontamente, precisa de um acompanhamento psiquiátrico, pois assim terá apoio medicamentoso para regular seu estado e, junto com este tratamento é muito importante a psicoterapia. Nela, você conseguirá entender melhor a fonte do seu estresse, como você lida com ele e como pode melhorar sua qualidade de vida a partir de autoconhecimento e técnicas que lhe darão possibilidade de relaxar e se acalmar quando estiver exposto a uma nova crise. Espero ter contribuído com sua questão. Abraço
Para este caso, recomendo que seja feito um acompanhamento com psiquiatra e caso for necessário com outra especialidade, como o psicólogo por exemplo.