Depois de passar por problemas no trabalho, Passei a sentir dificuldade pra respirar, letargia, exaustão

8 respostas
Depois de passar por problemas no trabalho, Passei a sentir dificuldade pra respirar, letargia, exaustão emocional, exaustão física, cansaço mental, tristeza, vontade de chorar, vontade de não fazer nada, vontade de não sair de casa.... Gostaria de saber qual especialidade devo procurar? Isso é depressao?
No momento que o que sentimos nos faz mais infeliz, está na hora de buscarmos a ajuda de um profissional que possa nos ajudar. A psicoterapia pode lhe ajudar muito daí a indicação de que procure um Psicólogo o quanto antes. Ao avaliar os sintomas, este pode ver a necessidade de lhe encaminhar a um Psiquiatra ou neurologista. No entanto, a ordem de profissionais a procurar, fica a seu critério.

O quadro descrito é bem sugestivo de depressão sim, procure um médico psiquiatra. Caso não lhe seja possível consultar um psiquiatra, vá pelo menos a um médico clínico geral e esse lhe avaliará e encaminhará se for necessário.
Olá, os sintomas relatados são de um quadro depressivo, porém é importante você não ficar presa a questão da categorização e sim procurar fazer uma psicoterapia para se aprofundar melhor o que causa os conflitos.
Boa sorte.
Os sintomas relatados podem fazer parte de um quadro depressivo sim, mas existem critérios de tempo de duração dos sintomas e de frequência em que esses sintomas se manifestam durante a semana. O diagnóstico de depressão é feito com base nos sintomas relatados, há quanto tempo esses sintomas estão presentes e em que frequência eles ocorrem no dia a dia. Você deve procurar um Psiquiatra para uma melhor avaliação. Lembro que em Idosos o Geriatra também faz o diagnóstico e tratamento dos quadros depressivos.
Procure ajuda assim que possível, pois os tratamentos melhoram muito a qualidade de vida.
Independe de você ter ou não o diagnóstico de depressão, seria interessante realizar Terapia com psicólogo, para entender melhor o que causou o trauma psíquico.
Espero ter ajudado
Pode ser que o nome para o que tem seja depressão ou não, mas, acima de tudo, você não se sente bem física e emocionalmente. Saber esse diagnóstico pode ajudar os profissionais que te acompanharão, mas não te ajuda em nada. Por este exato motivo, você deve buscar ajuda. A psicoterapia é recomendada pela associação que você fez, já que aponta o gatilho da relação ou do episódio no trabalho. Muito importante lembrar que, embora esta conexão seja aparente para você, não deve-se descartar o exame de rotina para avaliação de causas orgânicas que, muitas vezes, se camuflam em sintomas como este.
Os sintomas que você descreve que surgiram depois de alguns problemas no trabalho que pelo que parece trouxeram um certo desgaste a você, podem estar relacionados a ansiedade elevada ou um quadro de depressão. Porém, somente com essas informações, não a como saber o que realmente possa ser. Procurar um psicologo ajudaria você a entender e passar por esse momento. O psicologo irá investigar junto com você o que pode estar causando esses sintomas e criar algumas estratégias para o seu tratamento. Vale lembrar que é muito importante também procurar um médico para averiguar como esta sua parte física, descartando algum descontrole hormonal por exemplo. De todo caso, procure ajuda, e não se prenda a "estar com depressão" ou outro quadro psicológico. Pense em procurar ajuda para melhorar a sua qualidade de vida e um bom profissional que possa ajudar você. Fique bem!
Pelo que me relatou, pode ser desde estresse até ansiedade c/ sintomas depressivos. Vai depender do tempo que você tem sentido esses sintomas e se você realmente associa eles ao seu trabalho, ou a mais alguma coisa. Ou seja, para um diagnóstico completo, é necessário uma anamnese com algum profissional de Saúde Mental.
É importante que você inicie uma psicoterapia, mesmo que os sintomas apareceram depois desse evento, o processo de análise vai ajudar a lidar com o que aconteceu e se aprofundar em questões que possam estar afetando sua vida.