Depois de ler alguns artigos na Internet descobri q possivelmente sofro de tdah. Gostaria de saber qual

8 respostas
Depois de ler alguns artigos na Internet descobri q possivelmente sofro de tdah. Gostaria de saber qual especialista devo procurar para uma consulta. Neurologista ou psiquiatra?
Um diagnóstico de TDAH na idade adulta é algo que requer uma investigação clínica cuidadosa, levando em conta a história desde a infância, excluindo diversas outras doenças associadas ou que podem piorar os sintomas. Também há necessidade de exames complementares e às vezes testagem psicológica. Recomendo que procure um médico experiente e que não direcione o mesmo na entrevista uma vez que você se encontrou lendo os textos que refere. Há casos em que os pacientes praticamente decoram os critérios diagnósticos e citam os mesmos na consulta médica, na esperança de serem imediatamente tratados.
Isso pode induzir o profissional ao erro. Vale ressaltar que O uso de ritalina pode melhorar atenção para qualquer ser vivente( inclusive cobaias), logo o famoso teste terapêutico positivo não é um parâmetro específico de que a pessoa tem TDAH.

Procure um psiquiatra, e depois um neuropsicologo.

Grande abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia!
A princípio é fundamental que procure um neuropsicólogo para que este faça a avaliação neuropsicológica. Se de fato for diagnosticado TDAH este fará o encaminhamento ao psiquiatra e psicólogo.

Boa sorte!
Para obter um diagnóstico preciso, desde que esteja causando prejuízos em sua vida diária, consulte com o neurologista que irá solicitar uma avaliação neuropsicológica para confirmar o diagnostico e terá melhor qualidade de vida.
Att.
Mônica/Neuropsicóloga
Olá!
O psiquiatra fará o seu diagnóstico, porém considero extremamente importante que você busque paralelamente por uma avaliação psicológica.
O psicólogo, caso o diagnóstico médico se confirme, irá trabalhar contigo os melhores recursos para que o transtorno não acarrete prejuízos ao seu bem-estar.
O médico lhe medicará, caso se faça necessário.
Espero ter ajudado!
Att.
Considero importante que você passe por uma avaliação psicodiagnóstica que consiste numa bateria de testes ligados a área da atenção, concentração e funções executivas, assim como entrevistas, que vão dar ao Psiquiatra informações importantes para o fechamento do seu diagnóstico. Tudo de bom pra vc!
Primeiramente há de se tomar cuidado com tudo que se lê na internet, pois todos nós passamos por situações as vezes que nos fazem pensar que tem algo errado. Porém, se estes "sintomas" ocorreram esporadicamente, não são frequentes, ocorreram em um momento específico de estresse ou ansiedade, preocupação, pressa etc. As vezes nem tudo que parece é. Você tinha estes sintomas em sua vida pregressa, por volta dos 7 anos? Ou surgiram agora?
Procure um neurologista de confiança ele irá lhe ajudar.
Abraço! Bj em seu coração e boa sorte!
Olá. Então, o diagnóstico do TDAH é clínico, ou seja, só um profissional da saúde mental (psicólogo, neuropsicólogo, psiquiatra ou neurologista) que tenha amplo conhecimento sobre o transtorno, e tenha feito um exame minucioso e uma análise detalhada do seu histórico, poderá confirmar tal informação. Entretanto, mesmo se o diagnóstico não for confirmado, busque o auxílio de um psicólogo, visto que, pelo seu relato, você deve possuir alguns sintomas que trazem prejuízos para sua vida, e uma psicoterapia pode minimizar suas dificuldades e melhorar sua qualidade de vida. Desejo Melhoras
É interessante procurar um profissional médico para avaliar se a sua condição clinica realmente é o TDAH. Um neuropsicólogo, pode colaborar significativamente nesse processo bem como tratamento e reabilitação das funções afetadas. Este especialista, irá realizar um procedimento detalhado para avaliar as funções cognitivas e executivas, tais como: atenção, memória, planejamento, organização, eficiência intelectual, velocidade de processamento, etc. Muitas das vezes, quem sofre de TDAH apresenta prejuízos nessas habilidades. O neuropsicologo irá auxiliar seu paciente na autoregulação emocional e irá propor treinos cognitivos para a reabilitação de seu paciente.

Especialistas

Andressa Lehmann

Andressa Lehmann

Psicólogo

Rio de Janeiro

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 441 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.