Depois de diagnóstico de depressão e ansiedade e licença médica de 7 meses de tratamento porque é

17 respostas
Depois de diagnóstico de depressão e ansiedade e licença médica de 7 meses de tratamento porque é comum os peritos dizerem que tenho que enfrentar a volta ao trabalho?
A volta ao trabalho pode desencadear processos psicológicos relacionados ao medo e à ansiedade, fatores que podem estar associados à licença que você relata. Importante também lembrar que os transtornos mentais, como depressão, não tem cura, mas sim tratamento.

Sucesso para você.

Abraços

É comum sim, mais do que imagina. É parte do processo pericial, levar os pacientes ao enfrentamento, não por "covardia, maldade...", é uma questão de propor ao paciente o regresso laboral de forma que se perceba capaz a esta situação.
De certo que em alguns casos, só o fato de ouvir as palavras perícia, retorno, enfrentamento... são suficientes para desencadearem vários sintomas que, aparentemente estavam mais fáceis de lidar e o retorno será sim, um sinalizador a avaliação.
É preciso ressaltar que o tratamento não para uma vez retornado ao trabalho; continua: psicólogo, psiquiatra e ademais profissionais que estejam envoltos em cada processo saúde-doença-saúde. Quanto a abordagem, compreendo que o colega acima citou a linha psicológica de sua atuação, e todas abordagens psicológicas são válidas e maravilhosas quando desenvolvidas com profissionalismo! É você quem vai escolher de acordo com a segurança e confiança que tiver com o profissional que buscar.
Abraços
Infelizmente temos vários lados nessa história. O paciente deve retornar ao trabalho quando estiver em condições saudáveis. Alguns peritos não são psiquiatras e muitas vezes não conseguem entender a dinâmica do paciente. Não basta um apoio moral ou dizer ao paciente para ele simplesmente enfrentar e isso vai melhorar as coisas. O paciente com depressão perde, em muitos casos, a vontade de viver. Se não há essa vontade as coisas perdem sentido. O que talvez o perito esteja querendo dizer é que você deve entender que você é parte fundamental no tratamento, que por mais que as vezes não sinta vontade de faze-lo, precisa entender que é necessário. Um abraço.
A necessidade de você após a licença médica "enfrentar" novamente a sua rotina , sera um sinalizador para avaliar se a sua recuperação foi avaliada com sucesso ou não. Lembrando que existe a necessidade de um acompanhamento psicológico , a linha cognitivo comportamental se faz extremamente útil nos casos citados pelo paciente.
Que fique bem claro: você precisa tomar a medicação no mínimo por 2 anos, pois a medicação vai alterar a química do cérebro e você conseguirá retomar as atividades e adotar um novo padrão mental. Os problemas emocionais relacionados necessitam ser "colocados para fora" na terapia e com as emoções sadias você reagirá melhor as situações de relacionamento, no trabalho, em casa. Porque o seu problemas apenas se manifestou no trabalho, mas veio de outro lugar anterior com certeza. Então, tome a medicação, busque terapia e fuja do isolamento o máximo que puder afinal, "quem não é visto não é lembrado" o resto é blablabla
Adoecer e ficar um período afastado da rotina do trabalho já um fator que causa ansiedade e mal estar para volta da rotina depois de um período.
Quando afastado do trabalho por causa da Depressão, já é um fator agravante, até se o motivo de ter iniciado no trabalho, fatores estressantes, ansiedade, podem desencadear a Depressão, e não saber lidar com os problemas que desencadearam os sintomas, fica difícil retornar a rotina normal.
È necessário, fazer uso da medicação corretamente, acompanhamento Psicológico para compreender melhor a doença e ter melhores habilidades para lidar com os sintomas e poder voltar a rotina anterior, as vezes é necessário haver um acolhimento da empresa, se a empresa não tiver bom relacionamento com colaboradores, fica mais difícil o retorno e as vezes é necessário fazer escolhas de novas oportunidades. Sempre que houver perícia é bom ter o laudo do Psicólogo, sendo ele pelo SUS ou particular.
Se já houve uma avaliação dos profissionais que te acompanham no sentido de que há a possibilidade de retorno à rotina de antes, é importante que você tente ir retomando sua vida. Voltar às atividades laborais faz parte do tratamento porque quanto mais você se sentir útil mais auto estima e mais possibilidades de manter-se estabilizada.
Porque a depressão é um transtorno tratável, que possibilita o retorno às atividades laborativas. O retorno ao trabalho é um dos objetivos do tratamento, isto é, a recuperação funcional do paciente. O INSS concede benefícios temporários para o afastamento e não por tempo indeterminado.
Como dito pelo colega acima, nem sempre os médicos peritos possuem capacitação para compreender a depressão em todos os seus espectros.
Existe, também, a questão da orientação que recebem para, fazer com que a maioria dos trabalhadores voltem à ativa, por questões financeiras mesmo.
Agora, caso a pessoa esteja sendo corretamente medicada e acompanhada por um psicólogo, nada impede que, caso ela se sinta bem com isso, ir retomando os vários segmentos da sua vida, de forma a reinserir-se socialmente.
O afastamento do trabalho não tem como objetivo completar todo o tratamento, mas sim resguardar o paciente em situações em que ele necessita permanecer afastado de suas atividades usuais, inclusive o trabalho (mas também estudos, viagens...).
Ao longo do tratamento espera-se que o paciente apresente uma melhora progressiva e que inclusive como parte do seu tratamento lide com as dificuldades relacionadas ao trabalho, faculdade, ou outros ambientes.
A depressão e a ansiedade tratadas não são tratamentos que impedem a vida normal do paciente e a reinserção em todas as esferas da vida faz parte do tratamento e é um dos objetivos.
Com sete meses é esperado que os sintomas já estejam controlados, caso não estejam é necessária a revisão do tratamento atual.
O retorno ao trabalho muitas vezes faz parte do processo de engajamento do paciente na sua melhora. Subentende-se que o trabalho é algo que nos possibilita prazer, o que é recomendado para o tratamento da depressão. Pode ser o caso do seu trabalho não estar lhe proporcionando isto e então seria o caso de rever essa questão na sua terapia. Sucesso, Alessandra.
Estar apto para o trabalho e ter adquirido condições de saúde para tal.
É fundamental manter o tratamento com o psiquiatra que o atende.
O atendimento Psicoterapêutico é fundamental para o processo de reabilitacao ainda mais no processo de retorno ao trabalho.
Desejo Boa sorte!
Trabalho freqüentemente com laudos e licenças e tua questão é ótima e importante. Porém, muito complexa para responder por aqui. Os enfrentamentos que as pessoas tem que fazer nessas situações são difíceis e merecem ser cuidadas e orientadas. Acredito que nesses casos, vale à pena fazer psicoterapia, pois é um espaço onde a pessoa será acolhida e fortalecida para se colocar da melhor forma nessas situações.
Existe uma fase do tratamento em que é importante estimular a pessoa a retomar a suas atividades normais, pois, se fizermos uma comparação com alguém que quebrou o pé, após o período necessário para o restabelecimento, a pessoa também é estimulada a
voltar a pisar, para que pelo exercício de caminhar, correr, etc, o corpo e a pessoa se reacostumem a praticar o esforço de andar e se fortaleçam novamente. voltando a enfrentar a vida seus desafios e fortaleça sua independência. É muito importante para a saúde mental que sejamos o mais independentes possível - desde a criança até o idoso.
Muitas vezes, a pessoa não se sente totalmente capaz, mas, é muito importante que ocorra este exercício, até mesmo para você se reavaliar nesta nova fase do tratamento. Como já foi citado, também é importante que você continue com os remédios e a psicoterapia, para que, com o apoio necessário, você retorne às suas atividades normais (no seu tempo e na sua "velocidade").
Nao acompanho voce para afirmar se esta apta ao retorno de suas atividades no trabalho, mas,de toda forma é importante que quando estiver em condições e autorizada pelos profissionais que te acompanham, volte de forma gradativa a retomar suas atividades sejam elas no trabalho ou na vida cotidiana como um todo, pois, essa é uma tomada de atitude bastante significativa.
Você acredita na afirmação do profissional de saúde?

Sente que será uma dificuldade este retorno?

Qual o motivo de seu afastamento?

As vezes temos de discernir o que é melhor para nós. Refletir é um passo.

Mais direta ainda. Você está para ter alta e voltar ao trabalho? Para você isto é um transtorno? Se não for relaxa, volte e seja feliz!

Cirlei Moreno - Psicóloga/ Coach
O médico perito não tem habilitação técnica suficiente para julgar um quadro de depressão , exceto se o mesmo for psiquiatra. A maioria dos médicos peritos não são psiquiatras.