Depois de 7anos de medicação, acompanhamento de psiquiatra , psicoterapeuta e psicologo é possível a

2 respostas
Depois de 7anos de medicação, acompanhamento de psiquiatra , psicoterapeuta e psicologo é possível a pessoa viver sem eles e sem medicamentos? Porque existe a tendência da pessoa sentir sempre a necessidade de voltar a medicação ou terapia com psicológo ou psiquiatra?
A maioria dos transtormos psiquiátricos é crônica, isto é, tende a durar a vida inteira, uma vez que se iniciam. Podem ter períodos espontâneos de melhora e piora, podem se manter constantes ou podem piorar progressivamente, O objetivo do tratamento é impedir estas oscilações e manter a pessoa o melhor possível, durante o maior tempo possível. Assim como no tratamento de outras doenças, como pressão arterial elevada, diabete ou uma artrite reumatoide, não costuma haver cura e o tratamento deve ser mantido permanentemente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Importante ainda levar em conta o perfil de atendimento realizado; por exemplo, um psiquiatra que faz consultas breves e "só repete" medicações não está realizando acompanhamento adequado.

É fundamental que o profissional avalie adequadamente a causa pela qual o paciente procurou ajuda e o auxilie a realizar as mudanças necessárias para resolução do quadro. Como o colega falou muitas condições são crônicas, contudo muitas "se tornam" crônicas por falta de acompanhamento adequado ou ausência de mudanças necessárias (estilo de vida, relacionamentos, trabalho etc.).

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.