Depois de 5 anos sem menstruar com o uso de estreva gel voltei a menstruar. É normal?

7 respostas
Depois de 5 anos sem menstruar com o uso de estreva gel voltei a menstruar. É normal?
Não é normal. O ideal é que não ocorra sangramento na terapia de reposição hormonal combinada continua, na menopausa. Todavia, sangramento durante a terapia hormonal não necessariamente significa algo grave, mas a causa deve ser investigada. Procure seu médico ginecologista para lhe avaliar e indicar a melhor terapia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O que deu para concluir e que Vc faz terapia hormonal há 5 anos com estreva e provavelmente com uma progesterona pq tem útero e não menstruava. Se voltou a sangrar tem q ser avaliado vários aspectos como a dose dos hormônios que vc aplica, como vc aplica o gel no corpo, quantos dias de progesterona vc usa, em qual dia vc está sangrando e, muito importante e ver a ultrassonografia transvaginal para avaliar a espessura do endométrio. Procure um especialista para avaliar estas questões.
Att,.
Não é o esperado. Precisa excluir mau uso do hormônio. Além disso um exame de USG transvaginal é importante para excluir algumas causas como: patologias endocmetriais, pólipo ou mioma .

Att,

Amanda Laudier
Você deve procurar um especialista, endocrinologista ou ginecologista para investigar a causa do sangramento. Pode ser um espessamento do endométrio ( camada mais interna do útero) que pode ser desde uma hiperplasia até um câncer de endométrio. Muito provável que ele irá lhe solicitar um ultrassom transvaginal.
o estreva gel é um hormônio e sua administração pode sim resultar num retorno de sangramento, porrém é necessário averiguar a causa da sua amenorreia por 5 anos com um ginecologista ou endocrinologista
Depende sua idade.
se já estiver na idade da menopausa deve ir a um ginecologista
se não este fato é normal.
Olá, tudo bem?

Pode acontecer, mas não é normal.

Nesses casos é necessário uma avaliação através de exames de imagem do endométrio, sendo o ultrassom transvaginal o mais adequado.

Descartado alterações estruturais ou quaisquer outras doenças do útero, deve ser avaliado um ajuste na dose da medicação junto ao seu médico assistente.

Importante pontuar: nas mulheres em terapia de reposição hormonal com útero o uso de um agente progestágeno é de fundamental importância para proteção endometrial.

Espero ter sanado sua dúvida,
À disposição para maiores esclarecimentos,
Atenciosamente, Dr Matheus Felipe

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 104 perguntas sobre Estreva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.