Depois a eu ganhei BB fiquei muito com saudade da barriga, e fico com saudades de vivido tudo da gra

16 respostas
Depois a eu ganhei BB fiquei muito com saudade da barriga, e fico com saudades de vivido tudo da gravidez, e agora vendo meu BB com 4 mês, dar uma alegria por ver ele crêscendo saudável e triste por que eu não vou poder sentir ele mexendo dentro de mim. O que será isso?
Olá! Provavelmente você teve uma gravidez tranquila e feliz e isso te causa saudades. Você já teve seu período de gravidez, agora aproveite seu bebê. A mulher fica muito sensível pós parto, muito hormônios. Caso isso esteja te afetando, sugiro que busque ajuda de um Psicólogo para uma avaliação. Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oi! Sempre que uma grande mudança ocorre em nossas vidas, podemos vivenciar o luto pela situação. Isso ocorre mesmo em situações que nos trazem grande alegria como o nascimento de um filho. Podemos ficar felizes e tristes por uma mesma situação. Caso você acredite que isso está lhe afetando muito, procure ajuda profissional de uma psicóloga. Um abraço!
Nem todas as mulheres curtem a gravidez como você a curtiu! Que bom que você foi feliz na gravidez e admirou esse milagre da natureza! Agora você entrou em outra etapa, de curtir seu pequeno. Não fique presa ao passado. Viva o presente e o presente que a natureza lhe deu!
Olá, é perfeitamente comum sentir saudades da barriga da gravidez.. assim como é comum sentir saudades de uma fase anterior do bebê conforme ele se desenvolve (até porque as mudanças são mesmo rápidas). Só que, sendo um bebê que está se desenvolvendo bem, a saudade fica ambígua: ao mesmo tempo que traz tristeza, traz a felicidade de saber que seu filho cresceu e está bem! Não se assuste com isso, a maternidade carrega estas e muitas outras ambiguidades com as quais você pode se deparar. Faça registros e tenha-os a mão para o caso de querer lembrar de outros momentos do seu filho. Caso a angústia fique grande demais e você perceba que saiu do seu controle, acho válido conversar com um psicólogo para compreender melhor seu momento e avaliar se não existem outras coisas te afetando emocionalmente. Abraço.
É importante que você possa falar de sua saudade e buscar trabalhar e elaborar semtimentos que estejam associados à sua gravidez e a esse momento atual.
Para além de dizer para que você não se preocupar com isso, ou que é natural sentir saudade de uma gravidez "bem vivida" ou mesmo para curtir seu novo bebê, acho importante que você possa se perguntar a que se deve essa saudade da gravidez e do corpo com a barriga que você cita. Isso é uma pergunta fundamental. Digo isso porque a gravidez é um momento que instaura como nenhum outro um antes e um depois. A partir da gravidez, todas precisarão refazer, reviver, reorganizar inúmeras questões subjetivas diante dessa nova fase em que uma mãe nasce. Nasce uma criança mas também nasce uma mãe. Portanto, impõe-se à todas uma divisão que angustia, que é justamente entre o lugar da mãe e o lugar da mulher. Como não ser tomada de todo pelo lugar da mãe? Ou então pelo lugar da mulher? Como esses dois lugares podem coabitar? Esse é um impasse difícil e que nesse primeiro momento aparece com muita força. Aparece com muita força também um luto que precisa ser vivido diante da perda da barriga, diante da transformação de um corpo vivido para algumas mulheres como mais completo, um corpo que empodera, que deixa potente, que faz com que muitas se sintam mais bonitas, belas, para um corpo subtraído, diminuído, que perdeu esses aspectos citados anteriormente. Portanto, gestar, tornar-se mãe, aprender a se relacionar com aquele novo ser, viver tantas mudanças a nível do corpo e a nível hormonal, tudo isso são tarefas que exigem muito do ponto de vista subjetivo e que tem o poder de reviver fantasias antigas, lembranças de infância, enfim, pensamentos e expectativas sobre toda uma vida. Desse modo, sugiro que você faça a si mesmo essa pergunta que colocou aqui: "o que será isso?". Quem sabe assim você consiga localizar o que tem te despertado esses sentimentos.
Depende do tamanho desse sentimento.. pelo que voce relata, é algo saudavel...é apenas saudade de algo muito bom que vc viveu... algo marcante na sua vida... Mas se vc perceber que isso esta influenciando de forma negativa na sua vida, aí sim voce deve dar importancia e buscar ajuda psicologica... às vezes eh so uma fase .. fase nova.. de agora se ver como mae, mulher... é um processo que voce esta passando e logo as coisas se acalmam...
Me parece que a resposta está na sua pergunta....saudades...
É comum sentir isso, inclusive em diversos caso a segunda gravidez é procurada exatamente por isso. Fico feliz pois parece que teve uma gravidez a qual tem saudades hoje em dia. Daqui a pouco vai ser saudades dessa fase que seu filho está vivendo, e depois da próxima. Tente pensar como uma saudades boa, algo que você só sente pois passou por momentos memoráveis. Você está no processo de se acostumar a não estar grávida...foram 9 meses assim e ainda só se passaram 4 meses, vá com calma, não se cobre tanto para voltar a como era antes. Essa sensação de saudades também vai passar alguma hora.
Ola, você passou pela experiência da gravidez de forma muito positiva. E já identificou que tens saudades, o importante é conversar sobre isso com um profissional para ajudá-la a seguir em frente, ao lado da família e do filho que está crescendo. A saudade pode permanecer, mas que seja de forma saudável.
Pode ser difícil se desvincular de situações que são idealizadas ou mesmo de momentos que não foram vividos da mesma forma que foram esperados. Em outras palavras, a saudade pode ser daquilo que aconteceu ou daquilo que foi idealizado como "perfeito". Se isso lhe causar sofrimento ou sensação de mal estar, procure ajuda profissional. Um abraço.
Seria interessante a psicoterapia, com um profissional trazer algumas questões referentes ao que anda acontecendo e sentindo com relação a isso. Entender quais os contextos, a frequências, formas que lida com isso, seria importante avaliar. Há várias questões que podem ser discutidas, a terapia seria interessante pois além do acompanhamento de um profissional você teria privacidade e segurança de falar essas questões com uma escuta sem julgamentos. Questões como, desde quando isso acontece, se existe algum fator ou acontecimento que iniciou esses comportamentos, quais outras estratégias que usa para lidar com suas emoções ou situações aversivas. E junto com um profissional tatear essas emoções e construir uma forma mais flexível de lidar com as experiências. Espero ter ajudado, estarei a disposição para qualquer dúvida.
Olá, como vai? Sentir saudade do seu período gestacional é comum, sinal que ocorreu tudo bem nesta fase. Agora neste momento é aproveitar ao máximo a nova fase que está vivendo com o seu bebê. Aos poucos essa sensação de querer ter o bebê dentro da barriga vai passando. Espero que faça sentido. Um forte abraço.
Olá! Os hormônios da gravidez e do pós parto influenciam muito o humor da mulher. É legal procurar atendimento para se aprofundar no que você está sentindo nesse período. Sigo a disposição.
Olá! Sugiro buscar uma psicoterapia para compartilhar e entender o motivo desse sentimento de saudade. É comum sentir a saudade e o luto pelo o que não voltará, mas se você considerar que te atrapalha, gerando esse conflito interno entre tristeza e felicidade, em psicoterapia você poderá ter uma clareza maior dessa questão e aproveitar o momento atual sem culpas.
Olá! Compreendo o seu sentimento. É comum e normal sentir saudades da sensação do bebê mexendo na barriga e as vivências da gestação após o nascimento do bebê, isso sinaliza que esses momentos foram significativo para você. Você passou por uma mudança em sua vida e sentir-se triste faz parte do processo, pois quando o novo chega em nossa vida, algo é deixado para trás. Caso você perceba que essa questão está lhe trazendo sofrimento, você pode buscar ajuda psicológica. Um profissional poderá ajudá-la a elaborar essas questões. Espero ter ajudado. Abraços :)
Muitas das nossas sensações e sentimentos são ambíguos mesmo, mas por trás dessa situação, o que houve lá no período em que esteve grávida que hoje não acontece mais, além de perceber o bebê mexendo?

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.