Dentre os neuropediatras e psiquiatras que possuem longa experiência com Risperidona E Aripiprazol p

2 respostas
Dentre os neuropediatras e psiquiatras que possuem longa experiência com Risperidona E Aripiprazol para o tratamento de comorbidades em crianças autistas, qual dos dois medicamentos é preferido e por que?
Algumas pesquisas dizem que o perfil metabólico do Aripiprazol é mais seguro, porém vejo uma grande resistência no Brasil no uso do Aripiprazol, portanto gostaria de opiniões de quem já trabalhou com os 2.
Acredito que eu seja o neuropediatra de maior experiência em atendimentos nesta plataforma. Já prescrevi e prescrevo tanto Risperidona quanto Aripiprazol. Prefiro a Risperidona como primeira escolha por ser uma droga mais conhecida e amplamente estudada. Além disso, o custo é bem menor do que o Aripiprazol e está disponível no SUS para crianças com autismo, permitindo que os pacientes adquiram via serviço de farmácia pública estadual.

O Aripiprazol, por outro lado, é uma excelente opção para crianças que apresentam perfil metabólico de risco, como obesidade e comportamento alimentar inadequado. Em crianças com perfil metabólico inocente e biotipo longilíneo a normolíneo, acredito que tanto no Brasil quanto no exterior, a primeira opção ainda é a Risperidona.

Embora algumas pesquisas indiquem que o perfil metabólico do Aripiprazol é mais seguro, ainda há resistência em seu uso no Brasil e na comunidade neuropediátrica, no geral, em outros países. Isso pode estar relacionado ao custo (o Aripiprazol ainda é um molécula cara na América Latina e Europa - principalmente em países com sistemas de saúde univesarlizados) e à disponibilidade, além do fato de que os médicos e as famílias estão mais familiarizados com a Risperidona.

Enfim, em termos gerais, pesa a Farmacoeconomia da molécula e Farmacologia Populacional. Mas cada criança é única, e a escolha do medicamento deve ser feita também com base em uma avaliação cuidadosa do perfil metabólico e das necessidades individuais. Falo muito aos pais "Pode não ser o melhor remédio, mas é o remédio que seu filho precisa!". Se tiver mais dúvidas ou quiser discutir a situação específica do seu filho, recomendo agendar uma teleconsulta para uma orientação mais detalhada. Estou à disposição para ajudar no que for preciso. Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900

Olá boa tarde, ambos antipsicóticos são bem utilizados e prescritos para pacientes com Transtorno do Espectro Autista. A Risperidona possui menor volume administrado, menor custo, mais efeitos colaterais entre eles ganho de peso e sonolência. Já o Aripiprazol posologia com maior volume, menos efeito colateral e preço menos acessível. Espero que possa ter ajudado. Forte abraço!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!