Deixei de tomar o antidepressivo 2 ou 3 vezes nos últimos 30 dias (esqueci), me foi receitado tomar

10 respostas
Deixei de tomar o antidepressivo 2 ou 3 vezes nos últimos 30 dias (esqueci), me foi receitado tomar logo pela manha mas as vezes tomo apos o meio dia, tenho sentido alguns sintomas da ansiedade recentemente, a volta desses sintomas pode estar relacionado com o que foi descrito? Ja tomo a medicação a mais de um ano e deu certo pra mim.
Olá!
Os medicamentos receitados pelos psiquiatras tratam dos sintomas que se apresentam em você. Para que você se liberte de seus problemas é preciso eliminar as causas desses sintomas. Para isso, recomendo que procure um psicólogo, que é o profissional habilitado para te ajudar no processo de diminuição dos medicamentos e permita que você tenha uma vida mais feliz.
Estou à disposição!
Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Acredito que pode ter outro gatilho disparando a sua ansiedade ou então seu corpo acostumou com a dose do remédio e essa precisa ser revista. Em todo caso, recomendo que volte ao seu médico e busque ajuda psicológica para entender melhor o que está acontecendo com você.
Os antidepressivos atuam em cima dos sintomas da doença, pois cada pessoa experimenta a depressão de uma forma diferente. Existe a possibilidade de o sintoma de ansiedade ser acionado pelo sentimento de culpa por não ter tomado o remédio na hora, mas a melhor coisa a se fazer é buscar um acompanhamento psicológico para entender o que realmente está acontecendo, assim como conversar com o psiquiatra que receitou a medicacao sobre isso, para ver se é necessário ajustar a dosagem.
Olá Tudo Bem ?

Olha, os medicamentos devem sim,seguir um ritual de dia e hora sempre, manter isso ajuda muito, pois o organismo é uma máquina e começa a atuar de acordo com aquela substância quimíca na quela hora. Não ter usado pode ter te trazido essa mal estar sim, volte tomar corretamente e tudo se ajusta. Porém relate a seu médico quando voltar a consulta.
Olá, é importante manter a medicação sendo administrada de forma correta, horários e quantidade. Qualquer alteração ou mudança de sintomas procurar o profissional até para que paciente e profissional possa trabalhar juntos no tratamento.Uma boa relação é importante para essa afinidade. Junto a psicoterapia ajuda, a entender os gatinhos que estão aparecendo e sendo interpretados como ansiedade.
Boa tarde.
E importante seguir a prescrição do médico Psiquiatra com relacao horários e quantidade da medicação.
Porém acredito que como a ansiedade tem causa emocional além dos sintomas físicos faz se necessário o trabalho em conjunto com profissional Psicoterapeuta adequado.
Abraço.
Não necessariamente, recomendo uma nova avaliação com psiquiatra e psicólogo.
Olá, bom dia. Mesmo que ingerir a medicação em horários diferentes possa ter ajudado no surgimento das crises de ansiedade penso que esse sintoma não está apenas aliado à isso.
As crises de ansiedade costumam surgir quando algo está emocionalmente difícil de lidar/sustentar. Sabendo disso, é bem importante que procure um terapeuta para que possam cuidar juntos desse sintoma que está aparecendo.
Tudo é passível de se analisar. Porém uma vez que houve abandono do uso da medicação é muito importante que volte ao psiquiátra para relatar seus sintomas. Ao mesmo tempo a questão da Ansiedade pode até ser decorrente de sua preocupação com as mudanças que fez por conta própria. Procure um psicólogo, a melhor alternativa é um tratamento com ambos profissionais.
Olá! É importante que você mantenha comunicação com o psiquiatra para avaliar estes efeitos que você vem percebendo. Busque avaliar também qual é o melhor horário do dia para o uso da medicação, levando em consideração os efeitos que ela te apresenta após o uso, pois ele pode variar a depender do organismo. No entanto, num acompanhamento psicoterapêutico buscamos estratégias para lidar com a sua queixa e potencializar tratamento que você já faz. Espero ter ajudado!

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.