Dei o remédio de verme Mínti para minha filha e ela continua se queixando de dor abdominal durante o

2 respostas
Dei o remédio de verme Mínti para minha filha e ela continua se queixando de dor abdominal durante o tratamento. É normal?
Bom dia, obrigado por compartilhar sua dúvida. O Mínti (nitazoxanida) é indicado para diversas infecções intestinais, como os helmintos (vermes), protozoários (amebas e giárdia) e até algumas viroses.
Durante o tratamento pode persistir a dor, mas após o tratamento, se essa dor realmente for relacionada a essas infecções, deve melhorar.
Recomendação: nos dias atuais, a maioria das dores abdominais está relacionada à alimentação da criança, pobre em fibras e alimentos naturais. Muitas vezes a criança evacua todos os dias, mas tem constipação intestinal. Sugiro que um pediatra seja consultado, fora do ambiente de pronto socorro, para que avalie a alimentação e hábito intestinal da criança. Se for o caso, pode solicitar algumas amostras de parasitológico de fezes e verificar se realmente existe infecção.
O pronto-socorro é indicado se a dor estiver apresentando piora e a criança com febre, pois nesse caso, uma doença cirúrgica, como a apendicite, deve ser descartada.

É possível que dor abdominal seja um efeito colateral do remédio para vermes, como o Mínti. É comum que esses medicamentos causem desconforto abdominal temporário. No entanto, se a dor for intensa, persistente ou acompanhada de outros sintomas preocupantes, é importante consultar o pediatra. O médico pode avaliar se o desconforto está relacionado ao medicamento ou se há outra causa para a dor abdominal e ajustar o tratamento conforme necessário. Se precisar de mais ajuda, estou disponível para uma consulta presencial no Rio de Janeiro ou por telemedicina.