De um tempo para cá ando muito ansioso,medo de ficar louco essas coisas,quando estou dormindo ando

5 respostas
De um tempo para cá ando muito ansioso,medo de ficar louco essas coisas,quando estou dormindo ando ouvindo vozes,não sei se é sonho por conta do medo ou alucinações hipnagicas,lembrando só quando estou dormindo,o medo pode esta causando isso ? Pode ser apenas sonhos ? Ou pode ser esquizofrênia ?
Você diz que ouve vozes "quando" está dormindo. Se for um erro de expressão e elas ocorrem quando está prestes a adormecer ou acabou de acordar, realmente se trata de alucinações hipnagógicas (antes de adormecer) ou hipnopômpicas (ao despertar). Se você tem alucinações durante, são sonhos e não alucinações.

Este tipo de alucinação não constitui evidência de esquizofrenia. "Medo de ficar louco" é sintoma de ansiedade, que pode ocorrer isolada ou no contexto de outros quadros, sobretudo depressão.

Deve consultar um psiquiatra para diagnosticar se você tem algum transtorno psiquiátrico e, com base nisto, tratar-se medicamentosamente e/ou com psicoterapia. É importante que faça esta consulta, porque nem sempre sintomas de ansiedade constituem um transtorno completo e podem, às vezes, ser consequência normal de algumas circunstâncias. Entretanto, também pode haver presença de um transtorno que requeira tratamento médico (psiquiátrico).

Prezado(a),
Pelo que entendi você está tendo dificuldade para distinguir se está sonhando ou se está acordado em determeninado momento durante a noite. É muito comum que no estado misto de sono e vigília este tipo de confusão aconteça. Fique tranquilo, isso é fisiológico.
E mesmo durante o dia, estados similares podem acontecer quando há redução do nível de vigília, seja por dissociação ou por outra maneira.
O fato de dizer que está tendo alucinações já o afasta do diagnóstico de esquizofrenia, uma vez que uma pessoa com esquizofrenia não reconhece que está alucinando. De qualquer maneira, as alucinações, quando de valência negativa, por si só já são extremamente desgastantes.
Seja como for, isso passa. Tenha paciência.
Desejo que tudo se resolva logo.
Fique bem!
Olha, quanto aos seus sintomas, não me parece alucinações.
Más se você tem esta preocupação acho interessante procurar um profissional da área, porque ele vai lhe avaliar para ver se você tem fator de risco, ou pródromos da doença podendo lhe orientar melhor.
Também você me parece bem preocupado com isso, pode ser sintoma de ansiedade que é facilmente tratada.
Sei que o profissional da área de saúde mental é estigmatizado como pessoas que só lidam com ''loucos'' mas isto é uma lenda.
Passe por uma avaliação com um bom profissional que você só tem à ganhar.
Olá! Acredito que pode ser decorrente de uma fase de estresse e ansiedade. Alucinações no período entre o dormir e o acordar (hipnagógicas e hipnopômpicas) não correspondem a esquizofrenia não! É importante tratar do estresse / ansiedade para melhorar deste quadro. Att, Dr Edgar Oliveira
O medo é nosso pior inimigo, pelo que entendi seu medo está gerando e sendo gerado pela ansiedade, essa alucinações são normais, quando o estresse tem sido grande, de qualquer forma procure um especialista para um diagnóstico mais preciso, na verdade essa sua preocupaçãor hora não corresponde com o quadro que você teme e tem valorizado.
Sugiro que busque um Psiquiatra e / ou um Psicólogo.
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Psicóloga Clinica