De tanto ignorar o problema, fingir que não existe. Quando me perguntam não sei o que falar, não sei

19 respostas
De tanto ignorar o problema, fingir que não existe. Quando me perguntam não sei o que falar, não sei a causa ou o motivo. Por que tenho problemas pra falar o que sinto? Por que tenho inseguranças? É algum trauma? Uma forma do meu subconsciente me proteger? Minha vida é ótima! Será que sou apenas sensível?
Olá. Conseguir expressar os sentimentos satisfatoriamente pode melhorar a qualidade das interações sociais e gerar uma maior auto confiança. A respeito das perguntas que está fazendo, elas não possuem resposta sem antes conhecer sua história. A psicoterapia é uma boa ferramenta para obter um maior auto conhecimento e sentir maior segurança com si próprio. Busque um profissional para auxiliar nisso e também para, se for o caso, um diagnóstico mais preciso e obter a intervenção mais adequada. Espero ter ajudado. Até mais.

Olá! Concordo com a opinião do colega. Não temos informações suficiente para responder seus questionamentos. Se está causando incomodo ficar sem respostas ou prejuízo em sua vida, a psicoterapia poderá ajudar. Obterá o autoconhecimento e desenvolvimento da comunicação e habilidades sociais. Procure um psicólogo.
Olá ! Lendo as suas questões, acredito que a melhor forma para você descobrir as respostas seria através de um processo de autoconhecimento. Te recomendo uma psicoterapia. Além de desenvolver o autoconhecimento, a autoconfiança, na terapia você também poderá trabalhar as formas de expressar suas emoções. Abraços,
Bom dia, seu relato é muito vago, não tenho informações suficiente para te ajudar, no entanto sei que é difícil demonstrar os próprios sentimentos, também não sei como foi sua criação e se veio de uma família que não demonstra muito os sentimentos, tudo isso é muito relevante.
Mas é importante que procure um psicoterapeuta para se conhecer melhor e perceber o que realmente é importante nesse momento e o que realmente quer.
Nada melhor que auto conhecimento. Demora mas e muito libertador. Possibilita que voce use seus recursos assim como desenvolva novos recursos, ferramentas para lidar consigo mesmo, com a relação com os outros, com a vida de todo dia e seus obstáculos.
Entrar em contato com as proprias emoções e muito importante para o desenvolvimento emocional de uma pessoa . Nao dá para viver bem sem sentir afeto , sem se sentir vivo experimentando todas as situações da vida , tanto de seu mundo interno , com seus pensamentos e fantasias, sentimentos diversos como em relação ao mundo e as pessoa que te rodeiam . Poder sentir , viver é muito prazeiroso.
Recomendo a fazer um trabalho de psicanálise.
Se houve trauma e com as marcas deste que deveremos trabalhar . O que já foi, já foi .
Eu te diria que cada caso é um caso e só há um jeito de descobrir. Quem sabe tu vens numa primeira sessão e faço uma avaliação e indicação terapêutica? Fico a disposição. Abraço
Olá! Ter contato com suas emoções é importante! Você pode ter problemas relacionados a insegurança, confiança ou sempre te faltou apoio na hora de resolver seus problemas. Para que tenha uma resposta, faça terapia, procure se ajudar. Estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 190
Olá, as respostas para todas essas perguntas irão aparecer ao longo do processo terapêutico. É de extrema importância que você busque autoconhecimento nesse momento e através da terapia você também pode aprender novas habilidades de comunicação e melhorar sua relação com si mesma e com as pessoas ao seu redor! Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só entrar em contato.
Olá! No seu relato parece que o seu comportamento está de incomodando. A dificuldade de comunicação pode estar relacionada a diversas causas como timidez, autoconfiança, algum trauma. Para poder ajudá-la é necessário maiores informações. Por isso aconselho que busque um profissional da psicologia para uma avaliação. É um espaço seu onde será ouvida e poderá compreender a causa destes sintomas, uma vez que você mesma diz que tem uma vida boa. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição. Abraço
Olá! Muito difícil responder uma pergunta tão complexa sem conseguirmos investigar e conversar sobre todas essas questões. Não existem respostas exatas e o porque de todas essas questões é muito subjetivo e individual. Pode ser ou não algum trauma, mas essas sensações são comuns ao longo de nossa vida. Para entender o porquê de tudo isso, seria interessante iniciar uma terapia que possa te ajudar a entender, todas essas questões.
Espero ter te ajudado um pouco!
Você já fez acompanhamento psicológico? Acredito que o processo terapêutico pode te ajudar a responder essas questões, como também pode te ajudar a começar a descrever o que sente.
Na Análise do Comportamento buscamos investigar diante de quais contextos emitimos determinados comportamentos e quais a consequências desses comportamentos. Assim conseguimos entender o "porque" nos comportamos como nos comportamos e também traçar estratégias de mudanças comportamentais.
Você só vai saber se é a sua vida está ótima quando conseguir se conectar com seus reais pensamentos, dores, desejos, sonhos, e não recalca-los. Pois "ótimo", faz você ter resistência em procurar qualquer tipo de ajuda, entendo que não há nada a ser mexido. Foi uma vida jogando para debaixo do tapete aquilo que se sente, e isso sempre vem como um mecanismo de defesa. O ponto de não saber falar como se sente, é uma fuga inconsciente de não lidar com algumas dores.
Seria ótimo o inicio de uma análise, um tempo para você mesma, para se descobrir, não há nenhuma descoberta mais importante do que a de si mesmo! Qualquer dúvida estou à disposição!
Excelentes questionamentos existenciais. Te convido a mergulhar em seu mundo interior e explorar possíveis respostas a suas questões sobre si e sobre o mundo. Sucesso!
Te convidamos para uma consulta: Consulta de psicologia online - R$ 160
Em Psicanálise falamos muito da resistência que todo ser humano possui em falar das suas angústias. Quando se quebra essa resistência o paciente está pronto pra falar de suas angústias, se questionar e entrar num processo psicoterapêutico psicanalítico. Estou disponível para sessões!
O bloqueio com a demonstração de sentimentos, tanto negativos quanto positivos, pode ter se densevolvido na infância com a relação parental. Pais rígidos e pouco sentimentais podem ter feito com que você tenha aprendido a calar o que sente. Essa é uma hipótese que precisa ser investigada. É preciso uma avaliação mais profunda do seu histórico. É perfeitamente possível mudar isso com a terapia cognitivo comportamental.

Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Pode ser essas duas situações que você apontou, mas também pode não ser isso ou somente isso. Nossas inseguranças e medos estão relacionados com nossas experiências do passado, como significamos ela e outros tantos fatores. Indico fazer psicoterapia para se conhecer e expandir seu entendimento sobre o assunto. Abraço
Você tanto pode ter uma anestesia das emoções quanto pode ter uma inibição para falar delas. Todas duas são condições naturais do ser humano que podem ser trabalhadas e melhorar.
A dificuldade em expressar sentimentos pode resultar de ignorar problemas ou fingir que não existem, o que pode levar a um acúmulo de emoções não processadas. Esse comportamento pode ser uma forma como você lida com suas emoções e inseguranças. Mesmo que sua vida pareça ótima agora, experiências passadas podem influenciar como você percebe e responde aos sentimentos atuais. O fato de você ter dificuldade em identificar e falar sobre suas emoções não necessariamente indica que você é excessivamente sensível, mas pode refletir uma dificuldade em processar e comunicar emoções de forma eficaz. Fazer terapia, no seu caso, pode ajudar muito a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento que contribuem para a dificuldade em expressar sentimentos.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 270
Todas as sua indagações são relevantes, eu te compreendo e todas elas tem respostas baseada é claro no seu desenvolvimento e crenças e esquemas emocionais. Dentro do tratamento da terapia você tera esse conhecimento e aprender estrategias e ter novos comportamentos.