De que forma o uso de bebidas alcoólicas e a ingestão de alguns alimentos podem interferir no epitélio

3 respostas
De que forma o uso de bebidas alcoólicas e a ingestão de alguns alimentos podem interferir no epitélio da boca, uma vez que já foi constatado sensibilidade no céu da boca e mucosa descamada?
A mucosa oral é feita para faciltar a deglutição e permitir que a lingua entre em contato com os alimentos para que o paladar seja apurado. Qualquer substância muito ácida pode criar úlceras e descamaçôes neste epitélio. Atenção ao ingerir as medicaçōes, pois estas devem sempre ser ingeridas com água e não com qquer outro liquido, como sucos, chás ou refrigerantes. Só a agua tem a real capacidade de dissolução dos comprimidos para que a sua absorção seja eficiente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Além de todo o processo que o colega professor Júlio relatou que interferem no epitélio da boca, pode-se considerar que todo trauma crônico seja por elementos químicos como os citados acima, como próteses mal adaptadas, exposição a radiação e ao sol , podem todos esses mecanismos serem fatores de riscos para alterar seu epitélio da boca exacerbando o risco de tumores.Portanto todo cuidado é necessário e imprescindível.obrigado
A mucosa bucal é uma mucosa especializada, ou seja, projetada para para suportar os traumas diários devido ao processo de mastigação, uso de líquidos, com variação de temperatura frio/quente, grau de acides, bem como a própria fonação. O uso de bebidas alcoólicas bem como alguns medicamentos líquidos ou xaropes tem em sua composição álcool, como também alguns enxaguatórios bucais. O álcool funciona como um agente irritante levando a uma hipersensibilidade com irritação da mucosa (mesmo drágeas, comprimidos ou cápsulas) levando a descamação da mucosa ou mesmo pelo uso (frequência e intensidade) levar a ulcerações levando a sintomas de desconforto, dor e dificuldade de cicatrização por ser uma área de trauma (fonação, mastigação e deglutição), além de processo de hipersensibilidade (alérgico). A conduta é reconhecer e remover/ evitar o agente, caso de medicamento buscar outra forma de administração.

Especialistas

Danielly Porphirio

Danielly Porphirio

Dentista

Mineiros

Rodrigo Xavier Leite

Rodrigo Xavier Leite

Dentista

Eunápolis

Fernanda Marcello Scotti

Fernanda Marcello Scotti

Dentista

Florianópolis

Rodrigo Salum

Rodrigo Salum

Dentista

Belo Horizonte

Sérgio Murilo Coelho

Sérgio Murilo Coelho

Dentista

Florianópolis

Francisco Rufino de Lucena Segundo

Francisco Rufino de Lucena Segundo

Cirurgião buco-maxilo-facial

João Pessoa

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 559 perguntas sobre Doenças da Boca
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.